Menu
LaLiga 1ª Jornada

Atlético de Madrid – Las Palmas (Liga BBVA)

O Atléti de Simeone apadrinha, no Vicente Calderón, o regresso do Las Palmas à Liga Espanhola, ao fim de treze anos de ausência. No plantel da Unión Deportiva há um homem que tem história com os dois emblemas. Aos quarenta anos, Juan Carlos Valerón cumpre o sonho de jogar com a equipa da sua terra no primeiro escalão, frente a um clube que também representou.

Na época passada o Atlético de Madrid ficou na terceira posição da Liga Espanhola e chegou aos quartos de final da Taço do Rei e da Liga dos Campeões. Não está nada mal mas ficou aquém da temporada memorável de 2013-14, em que se sagrou campeão de Espanha e discutiu com o Real o troféu da Liga Milionária. Diego Simeone tem feito um trabalho a todos os títulos notável à frente dos Colchoneros, tornado a equipa uma das referências de topo no futebol europeu. O simples facto de se tentar sempre intrometer na alternância Real-Barça já diz tudo.

Os dois gigantes espanhóis têm recursos incomparavelmente superiores, começando pelo facto de poderem bater qualquer oferta de qualquer outro clube a nível mundial. El Cholo contruiu uma equipa de guerreiros, de lutadores “a la muerte”, como gosta de referir. No Atléti só há um pecado, não dar tudo em cada partida. Aí o treinador é implacável. Uma das razões para a temporada anterior ter ficado um pouco aquém foi o menor poder de finalização. A substituição de Diego Costa por Mario Mandzukic não funcionou e foi o francês Griezmann a assumir destaque na ofensiva colchonera. O clube madrileno espera ter resolvido esse erro de casting com a contratação de Jackson Martínez ao FC Porto, de onde regressou também o emprestado Óliver Torres, bem amadurecido.

Liga BBVASimeone já anunciou o onze a utilizar na estreia do campeonato, portanto não se adivinham surpresas nesse particular. Thomas Partney, o ganês de vinte e três anos, é o único que não tem participado nos trabalhos de grupo, ainda a recuperar de um problema no joelho. Continua em aberto a saída da Guilherme Siqueira para o FC Porto, que viu Alex Sandro sair para a Juventus.

Onze provável: Oblak – Juanfran, Guiménez, Godín, Filipe Luís – Óliver, Gabi, Tiago, Koke – Griezmann, Jackson Martínez.

Depois de duas temporadas consecutivas a ficar no sexto lugar da segunda liga o Las Palmas conseguiu dar o salto. O clube das Canárias regressa ao primeiro escalão ao fim de mais de uma década e a prioridade é evitar o efeito boomerang imediato. A meta da manutenção não será fácil de alcançar e ficar acima da linha de água em maio será um enorme sucesso.

Paco Herrera quer-se manter ao modelo e filosofia de jogo que conduziu à promoção portanto é de esperar que continue com o 4-3-3. O que é muito louvável mas algo temerário, sobretudo frente a equipas de topo, como o Atlético de Madrid.

O Las Palmas bateu o Zaragoza no play-off, com um golo nos últimos cinco minutos de Sergio Araujo, e Juan Carlos Valerón cumpriu um sonho antigo. Ver a equipa da sua terra natal subir à Liga Espanhola e estar envolvido nisso. O médio de quarenta anos, que chegou a ser equiparado a Zidane, adiou a reforma para poder ajudar com a sua experiência e continua no ativo.

Onze provável: Javi Varas – Simón, Alcaraz, Aythami, Bigas – Roque, Javi Castellano, Culio – Jonathan Viera, William José, Araujo.

Las Palmas 0-1 Atlético Madrid Taça do Rei 05/06
Atlético Madrid 1-0 Las Palmas Taça do Rei 1999/00
Las Palmas 2-2 Atlético Madrid Taça do Rei 1999/00
Atlético Madrid 2-0 Las Palmas Taça do Rei 1994/95
Las Palmas 0-0 Atlético Madrid Taça do Rei 1994/95

Nas últimas duas décadas Atléti e Las Palmas defrontaram-se por cinco vezes, em jogos da Taça. Os madrilenos venceram três vezes e empataram duas. Seria um grande escândalo se os Colchoneros não vencessem nesta estreia mas já aconteceram coisas mas a primeira jornada do campeonato pode ser dada a coisas raras.

Prognóstico Odd Casa Erro
Mais de 2.5 golos 1.83 Dhoze
atle de madrid
Atlético de Madrid
  • País: Espanha
  • Estádio: Vicente Calderón
  • Cidade: Madrid
  • Fundação: 1903

Ver ficha completa

las palmas
Las Palmas
  • País: Espanha
  • Estádio: Gran Canaria
  • Cidade: Las Palmas
  • Fundação: 1949

Ver ficha completa

Justa Barbosa
Justa Barbosa
  • Próg. realizados 1908
  • Média Odds usadas 2.21
  • Próg. certos 803
  • Próg. errados 1079
comments powered by Disqus

Últimos jogos