Menu

Atlético de Madrid – Barcelona (Liga dos Campeões)

O Atlético Madrid e o Barcelona medem forças esta quarta-feira no Vicente Caldéron, Madrid, num embate a contar para a 2ª mãos dos quartos de final da Liga dos Campeões. Na 1ª mão ficou provado que o conjunto da casa pode ultrapassar os catalães, chegando a estar na frente do marcador em Camp Nou e só após a expulsão de Fernando Torres é que a turma de Messi e companhia conseguiram dar a volta ao resultado. Já o Barcelona somou a 2ª derrota consecutiva no campeonato espanhol e parece estar a entrar numa crise de má forma, juntando-se a ineficácia do tridente ofensivo que tem demonstrado dificuldade em conseguir marcar golos.

Atlético de Madrid conseguiu dominar o poderoso Barcelona em Camp Nou, na 1ª mão, ficando provado que se podem superiorizar aos catalães e seguir até à próxima eliminatória. No entanto, o seu domínio no jogo demorou pouco tempo, uma vez que Fernando Torres, autor do golo ao minuto 25, acabou por ser expulso ao minuto 35, talvez de forma um pouco forçada, o que acabou por condicionar o jogo aos homens de Diego Simeone e permitiram ao Barcelona dar a volta ao resultado. Importa referir que mesmo a jogar com 10 homens desde os 35 minutos de jogo, só ao minuto 63 é que os catalães conseguiram igualar o marcador. Já no campeonato espanhol, os Colchoneros ocupam o 2º lugar na tabela de classificação geral com 73 pontos, fruto de 23 vitórias, 4 empates e 5 derrotas, com parciais de 54 golos marcados e 16 golos sofridos, ficando agora apenas a 3 pontos do líder Barcelona e com apenas 1 ponto de vantagem sobre o 3º classificado Real Madrid.

Os Indios demonstraram então que têm qualidade suficiente para encarar o Barcelona olhos nos olhos, passando a primeira meia hora de jogo em controlo do jogo, não fosse a expulsão de Fernando Torres logo aos 35 minutos e a história poderia ter sido diferente. Acontece que os pupilos de Diego Simeone chegam agora aqui em desvantagem nesta eliminatória, o que os fará correr atrás do prejuízo, sendo obrigados a arriscar mais no ataque de forma a encontrar o golo, o que resultará em chances para o Barcelona sair em contra-ataque. Com a defesa menos batida do campeonato espanhol, os Indios são um conjunto muito versátil, começando por dominar o jogo no meio campo adversário através de passes curtos e conseguem criar perigo de várias formas, mostrando-se eficazes na marcação de livres directos, atacar pelas alas, principalmente pelo lado esquerdo, e ainda através de contra-ataques. Defensivamente, não existem pontos fracos. Importa ainda referir que dos 22 jogos que disputou em casa, em todas as competições, os pupilos de Diego Simeone apenas falharam em marcar 3 vezes, sofrendo apenas um total de 12 golos.

Nos seus últimos 5 jogos oficiais, o Atlético de Madrid apresenta um histórico de 2 vitórias, 1 empate e 2 derrotas. Esta sequência de resultados iniciou-se com um empate por 0-0 na recepção ao PSV, em jogo a contar para a Liga dos Campeões. Seguiu-se uma derrota por 2-1 em terreno do Sporting Gijón, uma vitória por 5-1 na recepção ao Real Betis, uma derrota por 2-1 em terreno do Barcelona, em jogo a contar para a Liga dos Campeões, e na última jornada, uma vitória por 1-3 em terreno do Espanyol. Tiago, lesionado, e Fernando Torres, castigado, são baixas confirmadas, enquanto que Giménez e Stefan Savic permanecem em dúvida, ambos condicionados.

Onze Provável: Oblak – Juanfran, Hernández, Godín e Luis Felipe – Ñiguez, Gabi e Koke – Griezmann, Correa e Carrasco.

Liga dos CampeõesBarcelona, por sua vez, após tirar o Arsenal do seu caminho na eliminatória anterior parece ter vindo a sofrer um despique de forma e nos seus resultados, nas recentes semanas. Foi preciso suar muito na 1ª mão desta etapa da prova para conseguirem dar a volta ao resultado, algo que apenas conseguiram após Fernando Torres ter sido expulso ao minuto 35, sendo Luis Suárez o autor dos dois golos, aos minutos 63 e 74. Tendo já vencido o Mundial de Clubes, e garantido presença na final da Taça do Rei contra o Sevilla, os Culés encontram-se ainda na liderança do campeonato espanhol, ocupando o 1º lugar com 76 pontos, fruto de 24 vitórias, 4 empates e 4 derrotas, com parciais de 87 golos marcados e 27 golos sofridos. Esta turma aos comandos de Luis Enrique voltou a escorregar no campeonato espanhol, somando a 2ª derrota consecutiva, algo que não acontecia desde 2014. Este desaire às mãos da Real Sociedad permitiu que o Atlético de Madrid se aproximasse ainda mais do 1º lugar, ficando agora com apenas 3 pontos de desvantagem.

Os Blaugranas chegam então a esta 2ª mão em vantagem na eliminatória, o que obrigará o seu oponente em jogo a actuar mais ofensivamente à procura de anular a respectiva desvantagem, o que proporcionará algumas chances aos catalães de sair em contra-ataque. No entanto, este conjunto da Catalunha tem sofrido um despique de forma, atravessando uma estranha serie de apenas 1 vitória nos últimos 4 embates e uma escassez de golos no seu tão temido tridente ofensivo. Tal como o seu oponente em jogo, o Barça opta por dominar o jogo no meio campo adversário, privilegiando a posse de bola e os passes curtos, sendo muito fortes em ataques pelos corredores laterais, contra-ataques, bolas paradas e mostram grande facilidade em criarem perigo através de jogadas de cariz individual, isto, devido à elevada qualidade vinda dos intervenientes mais avançados. Defensivamente, os Culés têm demonstrado alguma impermeabilidade, apresentando dificuldades em defender contra-ataques, em duelos aéreos e até mesmo em proteger a liderança no marcador. Os Blaugranas apenas conseguiram deixar a sua baliza impenetrável em 3 dos últimos 14 jogos oficiais, contra o Eibar, Getafe e Arsenal.

Nos seus últimos 5 jogos oficiais, o Barcelona apresenta um histórico de 2 vitórias, 1 empate e 2 derrotas. Esta sequência de resultados iniciou-se com uma vitória por 3-1 na recepção ao Arsenal, em jogo a contar para a Liga dos Campeões. Seguiu-se um empate por 2-2 em terreno do Villarreal, uma derrota por 1-2 na recepção ao Real Madrid, uma vitória por 2-1 na recepção ao Atlético de Madrid, em jogo a contar para a Liga dos Campeões, e na última jornada, uma derrota por 1-0 em terreno da Real Sociedad. Rafinha, Mathieu e Sandro Ramírez.

Onze Provável: Stegen – Alves, Mascherano, Piqué e Alba – Rakitic, Busquets e Iniesta – Messi, Suárez e Neymar.

Nos seus últimos 8 confrontos directos, o Barcelona venceu em 7 ocasiões, tendo a restante partida terminado empatada.

Barcelona
2-1
Atlético Madrid
LC 15/16
Barcelona 2-1 Atlético Madrid
Liga BBVA 15/16
Atlético Madrid 1-2 Barcelona
Liga BBVA 15/16
Atlético Madrid 0-1 Barcelona
Liga BBVA 14/15
Atlético Madrid 2-3 Barcelona
Copa Rey 14/15
Barcelona 1-0 Atlético Madrid
Copa Rey 14/15
Barcelona 3-1 Atlético Madrid
Liga BBVA 14/15
Barcelona 1-1 Atlético Madrid
Liga BBVA 13/14

Este é um jogo de prever bastante renhido, onde ambas equipas deixarão tudo em campo para conseguirem seguir até às meias finais. O Atlético de Madrid joga em casa e para além de já ter provado várias vezes que é muito forte dentro de portas, demonstrou a todos, na 1ª mão, que consegue domar as feras do Barcelona. Já o Barça apresenta uma equipa superior em qualidade, mas já não atravessa uma má fase como esta desde 2014, sendo a escassez de golos do tridente ofensivo algo muito estranho. Os Blaugranas têm o histórico de confrontos directos do seu lado, no entanto, a última vez que se encontraram nos quartos de final da Liga dos Campeões, em 2013/14, foi o conjunto de Madrid quem levou a melhor. É de acreditar num jogo onde, tendo em conta o forte poder ofensivo das duas equipas, ambos consigam alcançar o golo. O Barcelona está longe de ter a qualificação às meias finais garantida.

Prognóstico Odd Casa Erro
Ambas as Equipas Marcam 1.83 Betrally
atle de madrid
Atlético de Madrid
  • País: Espanha
  • Estádio: Vicente Calderón
  • Cidade: Madrid
  • Fundação: 1903

Ver ficha completa

barcelona
Barcelona
  • País: Espanha
  • Estádio: Camp Nou
  • Cidade: Barcelona
  • Fundação: 1899

Ver ficha completa

Fabio Mota
Fabio Mota
  • Próg. realizados 1985
  • Média Odds usadas 1.82
  • Próg. certos 1029
  • Próg. errados 850
comments powered by Disqus

Últimos jogos