Menu
LaLiga 12ª Jornada

Athletic Bilbao – Villarreal (La Liga)

O Athletic Bilbao e o Villarreal colocam-se frente a frente este domingo no San Mamés, em Bilbao, num embate a contar para a 12ª jornada da La Liga. Invicto nos últimos dois jogos consecutivos do campeonato, o Athletic Bilbao tentará incutir ao Villarreal a sua 2ª derrota da temporada na prova, tirando máximo de proveito do factor casa, já que é um estádio tradicionalmente difícil para qualquer adversário. Já o Villarreal viu a sua incrível forma chegar ao fim recentemente, somando dois desaires nos últimos três jogos consecutivos, com uma das derrotas a ser somada na Liga Europa.

O Athletic Bilbao ocupa o 7º lugar com 17 pontos, juntamente com o 8º Celta de Vigo, fruto de 5 vitórias, 2 empates e 4 derrotas, com parciais de 15 golos marcados e 13 golos sofridos. Apesar de serem uma equipa que luta sempre pelos lugares de acesso às competições europeias, os bascos chegam aqui num momento menos bom na temporada, já que venceram apenas 1 dos últimos 5 jogos consecutivos para o campeonato espanhol. Sob os comandos de Ernesto Valverde, este conjunto também participa na Liga Europa, onde tem conseguido uma boa campanha, ocupando o 2º lugar do Grupo F com os mesmos 6 pontos que o líder Genk, mas contando com o Rapid Viena e o Sassuolo em 3º e 4º lugar, ambos com 5 pontos. Apenas a 2 pontos do 6º lugar de acesso à Liga Europa, ocupado pela Real Sociedad, Los Leones irão tentar tirar proveito do factor casa, uma vez que este é um reduto tradicionalmente bem conhecido por proporcionar grandes dificuldades aos adversários em de aqui saírem com pontos. O conjunto basco tem por hábito rematar bastante à baliza, sendo adeptos dos passes longos e ataques pelos corredores, fazendo vários cruzamentos por jogo.

Nos seus últimos 5 jogos oficiais, o Athletic Bilbao apresenta um histórico de 1 vitória, 2 empates e 2 derrotas. Esta sequência de resultados iniciou-se com uma derrota por 2-0 em terreno do Genk, em jogo a contar para a Liga Europa. Seguiu-se uma derrota por 2-1 em terreno do Real Madrid, um empate por 1-1 na recepção ao Osasuna, uma vitória por 5-3 na recepção ao Genk, em jogo a contar para a Liga Europa, e na última jornada, um empate por 0-0 em terreno do Espanyol. Aketxe, lesionado, é baixa confirmada.

Onze Provável: Arrizabalaga – Bóveda, Yeray, Laporte e Balenziaga – Beñat e José – Williams, García e Muniain – Aduriz.

la liga santanderVillarreal, por sua vez, ocupa o 3º lugar na tabela com 22 pontos, fruto de 6 vitórias, 4 empates e 1 derrota, com parciais de 19 golos marcados e 7 golos sofridos. O Submarino Amarelo é uma das equipas que melhor futebol tem praticado no campeonato espanhol, merecendo o 3º lugar que ocupa na tabela, encontrando-se ainda a 5 pontos do líder Real Madrid, embora o seu principal objectivo passe por conseguir um dos lugares de acesso à Liga dos Campeões na próxima temporada. Sob os comandos de Fran Escribá, este conjunto viu a sua fantástica sequência de 10 jogos consecutivos sem provar o sabor da derrota, em todas as competições, chegar ao fim na penúltima jornada do campeonato espanhol, caindo em casa do Eibar, por 2-1, seguindo-se de uma decepcionante derrota na recepção ao Osmanlispor.

Esta derrota contra os turcos complicou o acesso aos dezasseis-avos de final e obriga os espanhóis a darem tudo nos restantes dois jogos do Grupo L, visto que ocupam o 2º lugar com os mesmos 5 pontos que o 3º FC Zurich, com o Osmanlispor em 1º com 7 pontos, e o Steaua Bucaresti em último com 3 pontos. Apesar de ter sofrido apenas uma derrota no campeonato espanhol, o Submarino Amarelo venceu apenas uma vez a actuar fora de portas, empatando 3 e perdendo o restante, o que deixa de prever que atravessem sérias dificuldades em somar pontos em San Mamés. Ainda assim, os homens de Fran Escribá apresentam a defesa menos batida da prova, sem nenhuma lacuna significante, demonstrando bons argumentos ofensivos na construção de situações de golo, principalmente com bolas nas costas da defesa adversária como por remates de longe, apresentando ainda um bom poder de finalização.

Nos seus últimos 5 jogos oficiais, o Villarreal apresenta um histórico de 2 vitórias, 1 empate e 2 derrotas. Esta sequência de resultados iniciou-se com um empate por 2-2 em terreno do Osmanlispor, em jogo a contar para a Liga Europa. Seguiu-se uma vitória por 2-1 na recepção ao Las Palmas, uma derrota por 2-1 em terreno do Eibar, uma derrota por 1-2 na recepção ao Osmanlispor, em jogo a contar para a Liga Europa, e na última jornada, uma vitória por 2-0 na recepção ao Real Betis. Roberto Soldado e Bojan Jokic estão de fora, ambos lesionados.

Onze Provável: Asenjo – Mario, Ruiz, Musacchio e Costa – Soriano, Trigueros, Bruno e Castillejo – Bakambu e Sansone.

O Athletic Bilbao venceu 4 dos últimos 8 confrontos directos, com o Villarreal a vencer 2 e a empatar os restantes 2.

Athletic 0-0 Villarreal
Liga BBVA 15/16
Villarreal 0-1 Athletic
Copa Rey 15/16
Athletic 3-2 Villarreal
Copa Rey 15/16
Villarreal 3-1 Athletic
Liga BBVA 15/16
Athletic 4-0 Villarreal
Liga BBVA 14/15
Villarreal 2-0 Athletic
Liga BBVA 14/15
Villarreal 1-1 Athletic
Liga BBVA 13/14
Athletic 2-0 Villarreal
Liga BBVA 13/14

É certo que o Villarreal se encontra em melhor forma e pratica um melhor futebol que o Villarreal. Contudo, as suas dificuldades em somar pontos fora de portas são claras, ainda para mais num reduto como o San Mamés. Apesar de poder ser complicado somar os 3 pontos, o Athletic Bilbao não deverá ser derrotado dentro de portas.

Prognóstico Odd Casa Sucesso
Empate Anula: Athletic Bilbao 1.51 Betrally
athleticbilbao
Athletic Bilbao
  • País: Espanha
  • Estádio: San Mamés
  • Cidade: Bilbao
  • Fundação: 1898

Ver ficha completa

villarreal
Villarreal
  • País: Espanha
  • Estádio: El Madrigal
  • Cidade: Villarreal
  • Fundação: 1923

Ver ficha completa

Fabio Mota
Fabio Mota
  • Próg. realizados 1993
  • Média Odds usadas 1.82
  • Próg. certos 1037
  • Próg. errados 853
comments powered by Disqus

Últimos jogos