Menu

Athletic Bilbao – Valencia (Liga Europa)

O Athletic Bilbao recebe esta quarta-feira em San Mamés a instável formação do Valencia, num embate a contar para a 1ª mão dos oitavos de final da Liga Europa. Ao vencer na última jornada em terreno hostil, na competição caseira, o conjunto da casa alcançou uma serie de 4 jogos sem provar o sabor da derrota, preparando-se para defender o seu território nesta prova contra os seus compatriotas. Já o Valencia tem-se apresentado bastante instável esta temporada, chegando aqui na ressaca de uma derrota caseira com o Atlético de Madrid e preparando-se para o 3º encontro da temporada contra os Bascos, sem terem conseguido vencer nenhum deles.

Athletic Bilbao, para chegar às eliminatórias da Liga Europa, começou por se qualificar como líder do Grupo L, constituído pelo Augsburg, Partizan e AZ Alkmaar, chegando aos dezasseis-avos de final onde tirou o Marselha do seu caminho, garantindo assim presença nesta eliminatória. Quanto ao seu desempenho na competição caseira, o facto de terem vencido o Sporting Gijón em terreno hostil, na última jornada, lançou os Leões de San Mamés para o 6º lugar da tabela de classificação geral, o qual ocupa com 44 pontos, fruto de 13 vitórias, 5 empates e 10 derrotas, com parciais de 44 golos marcados e 36 golos sofridos. Já fora da Taça do Rei, ao ser eliminado pelo Barcelona, e sem hipótese de conseguir a liderança do campeonato espanhol, o técnico Ernesto Valverde vê aqui um título ainda ao seu alcance.

Este será o 3º encontro da temporada contra os seus compatriotas, tendo os Bascos saído vencedores em ambos embates, marcando um total de 6 golos e concedendo apenas 1. A desempenhar um campeonato caseiro melhor que o seu adversário, importa também destacar que os Leões de San Mamés são uma das equipas que mais vence em casa e nunca foram derrotados na condição de anfitrião na Liga Europa, esta temporada, apresentando um registo de 11 golos marcados e 5 golos sofridos nos 4 embates disputados em Bilbao, dando assim provas de que ambos os sectores funcionam bem, tanto o ofensivo como o defensivo. Importa destacar o maior trunfo do clube Basco, sendo este o veterano de 35 anos Aritz Aduriz, o melhor marcador da Liga Europa com 7 tentos assinalados.

Nos seus últimos 5 jogos oficiais, o Athletic Bilbao apresenta um histórico de 3 vitórias, 1 empate e 1 derrota. Esta sequência de resultados iniciou-se com uma derrota por 0-1 na recepção à Real Sociedad. Seguiu-se um empate por 1-1 na recepção ao Marselha, em jogo a contar para a Liga Europa, uma vitória por 0-3 em terreno do Valencia, uma vitória por 4-1 na recepção ao Deportivo, e na última jornada, uma vitória por 0-2 em terreno do Sporting Gijón. Iñaki Williams e Ibai Gómez são baixas confirmadas, ambos lesionados, ficando apenas em dúvida o ponta-de-lança Aduriz.

Onze Provável: Iraizoz – Marcos, Etxeita, Laporte e Balenziaga – José e Beñat – Susaeta, García e Muniain – Aduriz.

Liga EuropaValencia, por sua vez, para alcançar esta etapa da prova teve um percurso diferente do seu oponente, uma vez que Los Ché começaram por ingressar no Grupo H da Liga dos Campeões, constituído pelo Zenit, Gent e Lyon, tendo assim conseguido um modesto 3º lugar no agrupamento que lhes valeu a transição para os dezasseis-avos de final desta Liga Europa, onde conseguiram destruir por completo o Rapid Viena em ambas eliminatórias com um total de 10 golos marcados sem concederem nenhum. Esta está a ser uma temporada para esquecer para o conjunto orientado por Gary Neville, uma vez que a equipa se encontra em 11º lugar, na metade inferior da tabela de classificação geral, longe dos primeiros lugares de acesso a competições europeias, e também fora da Taça do Rei ao ser humilhado às mãos do Barcelona. Os Valencianistas ocupam mais precisamente o 11º lugar com os mesmos 34 pontos que o Real Betis, 10º classificado, fruto de 8 vitórias, 10 empates e 10 derrotas, com parciais de 33 golos marcados e 33 golos sofridos.

Tendo em conta o actual momento de Los Ché, é fácil prever que este conjunto vê nesta competição europeia o único título ao seu alcance, e apesar de se ter vindo a mostrar muito inconstante já desde o início da temporada, os Valencianistas apresentam-se em Bilbao com um registo de 5 vitórias nos últimos 7 embates competitivos, em todas as competições. Este conjunto orientado por Gary Neville irá entrar aqui à procura de vingança pelas duas derrotas sofridas esta temporada às mãos do Athletic Bilbao, tendo a mais recente sido no seu próprio reduto, no Estadio de Mestalla.

Nos seus últimos 5 jogos oficiais, o Valencia apresenta um histórico de 3 vitórias e 2 derrotas. Esta sequência de resultados iniciou-se com uma vitória por 1-2 em terreno do Granada. Seguiu-se uma vitória por 0-4 em terreno do Rapid Viena, em jogo a contar para a Liga Europa, uma derrota por 0-3 na recepção ao Athletic Bilbao, uma vitória por 1-2 em terreno do Málaga, e na última jornada, uma derrota por 1-3 na recepção ao Atlético de Madrid. Denis Cheryshev está lesionado e irá falhar este encontro, ficando ainda duvida a presença de Enzo Pérez.

Onze Provável: Alves – Cancelo, Mustafi, Santos e Gayá – Parejo, Danilo e Gomes – Mina, Alcácer e Piatti.

Nos seus últimos 8 confrontos directos, o Athletic Bilbao venceu 3 embates, tendo o Valencia vencido apenas 1. Os restantes 4 jogos terminaram empatados.

Valencia 0-3 Athletic
Liga BBVA 15/16
Athletic 3-1 Valencia
Liga BBVA 15/16
Athletic 1-1 Valencia
Liga BBVA 14/15
Valencia 0-0 Athletic
Liga BBVA 14/15
Valencia 1-1 Athletic
Liga BBVA 13/14
Athletic 1-1 Valencia
Liga BBVA 13/14
Athletic 1-0 Valencia
Liga BBVA 12/13
Valencia 3-2 Athletic
Liga BBVA 12/13

Para este jogo podemos esperar um Valencia à procura de se vingar pelos 2 desaires sofridos às mãos do Athletic Bilbao esta temporada, no entanto, Los Ché são inconstantes e jogam contra o clube Basco que dá provas de quem defende muito bem o seu território. Com 4 derrotas nos 23 jogos disputados em casa esta temporada, os Leões de San Mamés são uma equipa fortíssima a jogar dentro de portas, sendo de esperar que voltem a vencer o Valencia e partam para a 2ª mão em vantagem na eliminatória.

Prognóstico Odd Casa Sucesso
Vitória do Athletic Bilbao 1.71 Betrally
athleticbilbao
Athletic Bilbao
  • País: Espanha
  • Estádio: San Mamés
  • Cidade: Bilbao
  • Fundação: 1898

Ver ficha completa

valencia
Valência
  • País: Espanha
  • Estádio: Mestalla
  • Cidade: Valência
  • Fundação: 1919

Ver ficha completa

Fabio Mota
Fabio Mota
  • Próg. realizados 2000
  • Média Odds usadas 1.82
  • Próg. certos 1038
  • Próg. errados 858
comments powered by Disqus

Últimos jogos