Menu
LaLiga 9ª Jornada

Athletic Bilbao – Sporting Gijón (Liga BBVA)

A nona jornada do campeonato espanhol termina no moderno San Mamés, em Bilbao, com a receção do Athletic ao Sporting de Gijón. O modesto 16º lugar que os locais ocupam reflete a personalidade de um “leão” que sabe rugir, mas fá-lo meramente de forma pontual. A irregularidade tem marcado o percurso do Athletic, emblema que conquistou a Supertaça espanhola no início da atual temporada. Sem perder há três jogos, pretende manter a série na receção a uma equipa teoricamente inferior.

Na pretérita quinta-feira, o Athletic Bilbao foi capaz de triunfar no sempre quente ambiente sérvio. Na deslocação a Belgrado para medir forças com o Partizan, os “leones” venceram por 0-2 com golos de Etxebarria e Raúl Garcia. Há 157 dias que o Athletic não vencia qualquer jogo na condição de visitante.  O técnico Ernesto Valverde não optou por promover alterações de maior, provando que a Liga Europa é uma competição valorizada pelo clube basco. Com uma boa margem para descanso dado que o Athletic só volta à ação nesta segunda-feira, espera-se que o desgaste causado por essa partida esteja inteiramente ultrapassado.

O Athletic não está a ter um início de temporada fácil. O primeiro jogo da equipa na presente época aconteceu ainda em Julho, relativo à terceira pré-eliminatória da Liga Europa. A competição continental também tem dado trabalho aos bascos, que almejam debater-se em duas frentes de igual modo e, provavelmente, têm sofrido um pouco em função disso mesmo. Participaram igualmente na supertaça, troféu que conquistaram de forma brilhante diante do Barcelona. O calendário também não foi propriamente simpático para o Athletic, visto que ditou compromissos diante de Real Madrid e Barcelona muito próximos.

Onze Provável: Iraizoz – de Marcos, Etxeita, Laporte, Balenziaga – San José, Etxebarria, García, Susaeta, Iñaki, Aduriz

Liga BBVANa conferência de imprensa que serviu de antevisão à partida, Valverde, treinador do Athletic, teceu elogios ao adversário Sporting de Gijón. O técnico considera que Athletic e Gijón são equipas com várias semelhanças, no sentido em que ambas recorrem bastante ao trabalho de base – o Athletic, como se sabe, por razões históricas – e simultaneamente porque têm “identidades muito próprias” na forma de jogar.

A julgar pelos resultados que o Sporting de Gijón tem rubricado, Valverde tem razão nos elogios que tece. Tendo em conta que falamos de uma formação que aposta bastante no trabalho da respetiva “cantera” e regressou este ano ao principal escalão, o trabalho desenvolvido até então tem que ser considerado positivo. Na 14ª posição com nove pontos, (mais um que o Athletic) o Sporting Gijón está numa posição frágil. Ainda assim, se continuar neste caminho, é certo que escapará à descida.

O Gijón não perde há dois jogos. Venceu o Espanyol na deslocação a Barcelona e, na última ronda, empatou a três com o penúltimo Granada. Curiosamente, as duas vitórias que detém neste campeonato foram ambas conquistadas fora de portas. O aviso está feito, Athletic.

Onze Provável: García – Lora, Hernández, Espinosa, Canella – Cases, Álvarez, Halilovic – Menéndez, Jony, Castro

Em teoria, o Athletic é mais forte que esta formação do Sporting Gijón. Os bascos, que tal como Real Madrid e Barcelona nunca desceram aos escalões inferiores, lutam por metas mais ambiciosas que o recém-promovido adversário desta jornada. Como tal, e uma vez que joga perante os seus adeptos, o Athletic tem obrigação de assumir o jogo e procurar vencer. Para os forasteiros, a conquista de um ponto já seria muito positivo.

Prognóstico Odd Casa Sucesso
Vitória do Athletic Bilbao 1.54 Betrally
athleticbilbao
Athletic Bilbao
  • País: Espanha
  • Estádio: San Mamés
  • Cidade: Bilbao
  • Fundação: 1898

Ver ficha completa

sporting gijon
Sporting Gijón
  • País: Espanha
  • Estádio: El Molinón
  • Cidade: Gijón
  • Fundação: 1905

Ver ficha completa

Afonso Canavilhas
  • Próg. realizados 1450
  • Média Odds usadas 1.8
  • Próg. certos 749
  • Próg. errados 623
comments powered by Disqus

Últimos jogos