Menu

Athletic Bilbao – Sevilla (Liga Europa)

O Athletic Bilbao e o Sevilla enfrentam-se no Estadio San Mamés, em Bilbao, desta vez, num encontro a contar para a 1ª mão dos quartos de final da Liga Europa. Após um belo registo de 5 vitórias consecutivas, o conjunto da casa parece ter caído numa má fase e encontra-se sem conseguir triunfar à 3 jogos consecutivos, o que veio a calhar mesmo na altura errada com este encontro para as competições europeias. Já o Sevilla encontra-se numa fase semelhante ao seu adversário, onde após ser goleado pelo Real Madrid, mostrou-se incapaz de voltar às vitórias ao sair derrotado no seu próprio território pela Real Sociedad, na última jornada.

Athletic Bilbao, para alcançar esta etapa da prova, teve que tirar do seu caminho o Inter Baku e o MSK Zilina, na 3ª Pré-Eliminatória e no Paly-Off, conseguindo assim acesso ao Grupo L, constituído pelo Augsburg, Partizan e AZ Alkmaar, tendo-se qualificado como líder do agrupamento e vencido o Marselha e os compatriotas do Valencia nas eliminatórias anteriores, encontrando aqui, novamente, um conjunto da mesma nacionalidade. Sem nunca ter vencido um único título nas competições europeias, os Leões de San Mamés chegam aqui à procura de fazer história, sendo que desde o início do Milénio apenas se destaca o seu desempenho na temporada de 2011/12, onde alcançou a final da prova e acabou eliminado pelo Atlético de Madrid. Fora da Taça do Rei, este conjunto aos comandos de Ernesto Valverde tem ainda que se preocupar com o campeonato espanhol, onde ocupa o 7º lugar com os mesmos 48 pontos que o 6º classificado Sevilla, fruto de 14 vitórias, 6 empates e 11 derrotas, com parciais de 49 golos marcados e 40 golos sofridos.

Ao falhar novamente em vencer na última jornada, com a recepção ao Granada, os Leões de San Mamés perderam uma oportunidade de subirem até aos lugares de acesso às competições europeias, ficando agora empatados pontualmente com este seu oponente em jogo. Quanto a este encontro, é de esperar que os pupilos de Ernesto Valverde irão tentar aproveitar ao máximo o factor casa e a devoção dos adeptos bascos que não param de apoiar a sua equipa durante todos os 90 minutos, devendo continuar a atacar muito pelas alas e a cruzar bastante para o centro da grande área, uma vez que os bascos são muito forte nos duelos aéreos. Importa destacar a grande forma do avançado de 35 anos Aritz Aduriz, 7º melhor marcador do campeonato espanhol com 17 tentos assinalados, e melhor marcador da Liga Europa com 8 golos marcados.

Nos seus últimos 5 jogos oficiais, o Athletic Bilbao apresenta um histórico de 2 vitórias, 1 empate e 2 derrotas. Esta sequência de resultados iniciou-se com uma vitória por 1-0 na recepção ao Valencia, em jogo a contar para a Liga Europa, uma vitória por 3-1 na recepção ao Real Betis, uma derrota por 2-1 em terreno do Valencia, em jogo a contar para a Liga Europa, uma derrota pro 2-1 em terreno do Espanyol, e na última jornada, um empate por 1-1 na recepção ao Granada. Aymeric Laporte, lesionado, é a única baixa confirmada.

Onze Provável: Herrerín – Marcos, Etxeita, Gurpegi e Balenziaga – José e Beñat – Williams, García e Muniain – Aduriz.

Liga EuropaSevilla, por sua vez, chegou a esta prova de maneira um diferente do seu oponente em jogo, uma vez que começou por fazer parte da fase de Grupos da Liga dos Campeões, onde ingressou no Grupo D, constituído pela Manchester City, Juventus e Borussia M’Gladbach, e não tendo conseguido melhor que o 3º lugar, acabou por transitar para os dezasseis-avos de final desta Liga Europa, onde tirou o Molde do seu caminho, seguindo-se do FC Basel na eliminatória anterior. Este bicampeão em prova continua a mostrar a sua força na competição, mostrando todas as intenções de somar o 3º título consecutivo, no entanto, a sua boa forma nesta prova não se reflete no campeonato espanhol, onde ocupa o 6º lugar com os mesmos 48 pontos que este seu oponente em jogo, fruto de 13 vitórias, 9 empates e 9 derrotas, com parciais de 44 golos marcados e 37 golos sofridos, encontrando-se apenas a 1 ponto do 5º classificado Celta de Vigo. Os Sevillistas têm ainda mais uma prova em mãos, uma vez que conseguiram marcar presença na final da Taça do Rei, onde terão o Barcelona pela frente, a enfrentar no dia 22 de Maio, mas até lá, o seu objectivo principal passa por ir o mais longe possível nesta prova e consolidar o lugar de acesso às competições europeias que ocupa na tabela de classificação geral.

Este conjunto aos comandos de Unai Emery chega aqui desmotivado com 2 derrotas consecutivas, uma às mãos do poderoso Real Madrid, e a seguinte no seu próprio território às mãos da Real Sociedad, na última jornada, pondo fim a uma impressionante serie de 17 vitórias consecutivas dentro de portas. Dos 25 jogos disputados em casa, em todas as competições, o Sevilla levou a melhor em 21 embates, tendo perdido os 4 restantes. No entanto, o mesmo não se pode dizer dos seus desempenhos a actuarem fora de portas, visto que dos 24 jogos disputados, conseguiu apenas vencer 3, empatando 11 e perdendo 10. Os pupilos de Unai Emery não deixam de ser grandes favoritos a alcançarem a final, visto que têm o título de bicampeão em prova por alguma razão, no entanto, estes deverão tentar levar a eliminatória em aberto para o seu território, onde demonstram mais confiança.

Nos seus últimos 5 jogos oficiais, o Sevilla apresenta um histórico de 2 vitórias, 1 empate e 2 derrotas. Esta sequência de resultados iniciou-se com um empate por 0-0 em terreno do FC Basel, em jogo a contar para a Liga Europa. Seguiu-se uma vitória por 4-2 na recepção ao Villarreal, uma vitória por 3-0 na recepção ao FC Basel, em jogo a contar para a Liga Europa, uma derrota por 4-0 em terreno do Real Madrid, e na última jornada, uma derrota por 1-2 na recepção à Real Sociedad. Marco Andreolli, lesionado, é a única baixa confirmada.

Onze Provável: Soria – Mariano, Rami, Kolodziejczak e Trémoulinas – N’Zonzi e Cristóforo – Konoplyanka, Banega e Krohn-Dehli – Gameiro.

Nos seus últimos 8 confrontos directos, o Athletic Bilbao venceu 4 embates, tendo o Sevilla vencido 3. A restante partida terminou empatada.

Sevilla 2-0 Athletic
Liga BBVA 15/16
Sevilla 2-0 Athletic
Liga BBVA 14/15
Athletic 1-0 Sevilla
Liga BBVA 14/15
Athletic 3-1 Sevilla
Liga BBVA 13/14
Sevilla 1-1 Athletic
Liga BBVA 13/14
Sevilla 2-1 Athletic
Liga BBVA 12/13
Athletic 2-1 Sevilla
Liga BBVA 12/13
Athletic 1-0 Sevilla
Liga BBVA 11/12

Este é um jogo onde o mais certo é o Sevilla não vencer. Os Sevillistas, para além do paupérrimo registo fora de portas que apresentam, e de não terem marcado nas últimas 2 partidas fora nesta competição, não vencem neste reduto desde 2009. Já o Athletic Bilbao, conta com o factor casa, que é um factor bem pesado neste encontro, onde apoio vindo das bancadas não irá faltar, contando ainda com a grande forma do ponta de lança Aduriz que tem ajudado bastante a equipa. Antevê-se um jogo muito equilibrado e bem disputado, com o Sevilla a defender bastante, de forma a tentar levar a eliminatória em aberto para o seu território.

Prognóstico Odd Casa Erro
Empate Anula: Athletic Bilbao 1.51 Betrally
athleticbilbao
Athletic Bilbao
  • País: Espanha
  • Estádio: San Mamés
  • Cidade: Bilbao
  • Fundação: 1898

Ver ficha completa

sevilla
Sevilla
  • País: Espanha
  • Estádio: Ramón Sánchez Pizjuán
  • Cidade: Sevilha
  • Fundação: 1905

Ver ficha completa

Fabio Mota
Fabio Mota
  • Próg. realizados 1842
  • Média Odds usadas 1.83
  • Próg. certos 963
  • Próg. errados 782
comments powered by Disqus

Últimos jogos