Menu

Athletic Bilbao – Rapid de Viena (Liga Europa)

No San Mamés o Athletic Bilbao vai tentar encarreirar a campanha europeia, depois da derrota inicial em de Sassuolo. Desde esse resultado inesperado a equipa de Ernesto Valverde soma três vitórias consecutivas, a última das quais sobre o Sevilla. O Rapid de Vienna venceu a primeira partida da fase de grupos, num encontro com o Genk em que se marcaram cinco golos.

Ninguém esperava que o Athletic Bilbao fosse a Itália sofrer um desaire tão significativo na estreia da fase de grupos da Liga Europa. A meio da segunda parte os bascos quebraram, é tão simples quanto isto. E o Sassuolo soube aproveitar e continuar a insistir para conseguir três golos sem resposta, no espaço de vinte minutos.

O início de temporada da equipa treinada por Ernesto Valverde foi irregular, cheia de altos e baixos, mas a derrota na competição europeia talvez tenha servido como sinal de alerta. Desde essa quinta-feira o Bilbao somou três vitórias consecutivas, sobre Valência (2-1) e Sevilla (3-1) em casa e sobre o Granada (1-2) fora. Foram muito importantes estes resultados porque pelo menos valencianos e sevilhanos são habituais concorrentes pelos lugares de acesso às competições europeias. E porque substituem um trecho de resultados incertos por outros bastante consistentes. Mikel San José inaugurou o marcador aos vinte e seis minutos e Aritz Aduriz fechou em contagem aos noventa, na marcação de uma grande penalidade. Pelo meio houve ainda tempo para Mikel Balenziaga se estear a marcar pelos Leões de San Mamés, no dia em que fazia a sua estreia a titular no novo clube.

O Bilbao está na quinta posição da Liga Espanhola, com doze pontos, apenas três atrás do líder, o Real Madrid. Boveda e De Marcos são as baixas por lesão no plantel basco.

Onze Provável: Iago Herrerín – Lekue, Etxeita, Laporte, Balenziaga – San José, Beñat – Iñaki Williams, Raul García, Muniain – Aduriz.

Liga EuropaO Rapid de Viena juntou-se ao Sassuolo no topo do Grupo F mas os seus três pontos foram muito mais suados. O jogo na Áustria foi muito intenso, aberto e com sucessivas alternâncias no marcador. Leon Bailey abriu o ativo aos vinte e dois minutos para o lado do Genk, aos vinte e nove minutos e esse golo seguiu incontestado até ao início da segunda parte. Nessa altura o Rapid conseguiu traduzir algum ascendente que vinha a ter na partida em golos. Primeiro Stefan Schwab fez a igualdade, secundado em poucos minutos por Joelinton. Aos sessenta Cooley deu uma ajuda preciosa ao fazer autogolo. Em cima do apito final o mesmo Bailey que tinha dado início às hostilidades assustou ao fazer o 3-2, mas já era demasiado tarde para reverter o resultado.

Desde a segunda mão do play-off que o clube austríaco não sofre uma derrota. Seguiram-se três vitórias e outras tantas igualdades. Está na terceira posição da Bundesliga Austríaca, com dezasseis pontos. No sábado passado foi empatar ao terreno do SNK St. Polten (1-1), interrompendo assim uma série de três triunfos em todas as competições – Liga Europa, taça e campeonato.

Mike Buskens goza de um plantel isento de lesões.

Onze Provável: Strebinger – Pavelic, Schosswendter, Dibon, Scrammel – Grahovac, Scwab – Schaub, Szántó, Murg – Joelinton.

Athletic e Rapid nunca se defrontaram antes mas o clube austríaco tem experiência recente no confronto com adversários espanhóis. Na temporada passada cruzou o caminho do Valência nos dezasseis avos de final da Liga Europa e foi goleado tanto em casa como fora (6-0, 04-). Já antes tinha sido companheiro do Villarreal na fase de grupos: levou a melhor em Viena (2-1) e perdeu no El Madrigal (1-0).

Prognóstico Odd Casa Erro
Ambas Equipas Marcam 1.90 Betrally
athleticbilbao
Athletic Bilbao
  • País: Espanha
  • Estádio: San Mamés
  • Cidade: Bilbao
  • Fundação: 1898

Ver ficha completa

Rapid de Viena logo
Rapid de Viena
  • País: Áustria
  • Estádio: Allianz Stadion
  • Cidade: Viena
  • Fundação: 1899

Ver ficha completa

Justa Barbosa
Justa Barbosa
  • Próg. realizados 1908
  • Média Odds usadas 2.21
  • Próg. certos 803
  • Próg. errados 1079
comments powered by Disqus

Últimos jogos