Menu

Athletic Bilbao – MSK Zilina (Liga Europa)

O Athletic pagou o preço de um início de temporada muito preenchido e desperdiçou uma vantagem de dois golos que tinha ao intervalo. A recuperação dos eslovacos do Zilina, que marcaram três sem resposta na segunda metade, deixou a equipa de Gul’a com a confiança em alta. Espera-os, agora, um San Mamés repleto a puxar pelos bascos, que vão a jogo em gestão de esforço e lesões.

À passagem da meio hora de jogo já o Athletic de Bilbao se via a vencer por dois a zero em Zilina. Primeiro foi Sabin Merino a encontrar o caminho, a passe de Ibai Gómez. Depois, foi Kike Sola, a aproveitar um erro clamoroso – um atraso ao guarda-redes – do capitão adversário, Viktor Pecovsky, a aumentar a margem. Foi nessa condição que os bascos saíram para intervalo e tudo parecia indicar que, apesar de algumas poupanças no onze, a equipa espanhola ia sair da Eslováquia com a eliminatória praticamente fechada. Não foi o que aconteceu.

Os de Ernesto Valverde até estiverem bem perto de marcar o terceiro, na sucessão de cantos que se sucederam com a alteração tática do treinador adversário de trocar uma defesa lateral por um homem de ataque. Mas a bola não entrou e esse golpe arriscado acabaria por render a reviravolta aos eslovacos. Jakub Paur reduziu aos sessenta e seis minutos e enquanto todas as atenções defensivas do Athletic iam para o avançado Matej Jelic Willian aproveitava para dar os golpes certeiro (3-2).

liga europaO Athletic de Bilbao está a pagar a arranque de temporada particularmente preenchida. Foram seis jogos oficiais, todas altamente exigentes, em pouco mais de três semanas. Cinco dos quais jogos a eliminar e o que sobre foi a receção ao Barcelona, que tinham batido poucos dias antes na Supertaça de Espanha. As lesões vão acumulando e Valverde tem que fazer malabarismos na gestão do pessoal. Iturraspe e San José já foram baixas na semana passada e mantêm-se de fora. Iñaki Williams esteve apenas alguns minutos em campo na jornada de estreia da Liga Espanhola, sentindo uma recaída da lesão muscular. Balenziaga também foi descartado para a segunda mão da Liga Europa e Xabi Etxeita é um grande ponto de interrogação. O técnico deu três dias de descanso à equipa, depois do jogo com os Culé, e a preocupação principal é recuperar fisicamente os jogadores para enfrentar o Zilina. Aritz Aduriz também apresentou queixas no joelho e tem sido dispensado dos treinos de grupo. Mas Valverde precisa dele de início na quinta-feira, rezando para que a eliminatória fica decidida cedo e possa dar-lhe alguns minutos de descanso.

Onze Provável: Herrerín – Boveda, Gurpegi, Laporte, De Marcos – Elustondo, Beñat, Aketxe – Susaeta, Aduriz, Ibai Gómez.

O MSK Zilina tem boas razões para se sentir confiante. Não é qualquer um que consegue rem quarenta e cinco minutos e recuperar de dois golos de desvantagem para terminar com um triunfo por 3-2. O feito fica engrandecido pela valia do adversário. O Athletic é um clube histórico de um dos campeonatos mais competitivos, habituado às andanças europeias. Mas há que realçar a opção tática arriscada de Adrián Gul’a: abdicar de um defesa, Mabouka, para acrescentar outro homem de ataque, Willian. Nos primeiros minutos que se sucederam à alteração este prestes a ser suicida, já que o desequilíbrio da equipa permitiu uma serie de cantos aos espanhóis. Mas como funcionou – o brasileiro marcou os dois últimos golos e colocou o Zilina em vantagem – foi corajosa. E o que isso nos diz é que podemos esperar luta até ao fim no San Mamés.

Onze Provável: Volesak – Mabouka, Vavro, Skriniar, Letic – Pecovsky – Paur, Kacer, Skvarka, Mihálik – Jelic.

MSK Zilina 3-2 Athletic Liga Europa 2015-16

O Bilbao vai tentar decidir o apuramento o quanto antes para depois poder descansar. Mas convém lembrar que os eslovenos têm todo o tempo do mundo e sabem que é bem possível que haja uma quebra de energia do aniversário no segundo tempo. O problema é que o MSK Zilina parece mais uma equipa de ação do que de estratégia de contenção.

Prognóstico Odd Casa Erro
Ambas as Equipas Marcam 2.05 Dhoze
athleticbilbao
Athletic Bilbao
  • País: Espanha
  • Estádio: San Mamés
  • Cidade: Bilbao
  • Fundação: 1898

Ver ficha completa

MŠK Žilina logo
MSK Zilina
  • País: Eslováquia
  • Estádio:
  • Cidade:
  • Fundação:

Ver ficha completa

Justa Barbosa
Justa Barbosa
  • Próg. realizados 1831
  • Média Odds usadas 2.21
  • Próg. certos 769
  • Próg. errados 1037
comments powered by Disqus

Últimos jogos