Menu

Athletic Bilbao – Marselha (Liga Europa)

O Athletic Bilbao e o Marselha medem forças em San Mamés, num embate a valer para a 2ª mão dos dezasseis-avos de final da Liga Europa. Apesar de estar desmotivado com a derrota do fim de semana, onde receberam a Real Sociedad, o conjunto da casa chega aqui com a vantagem de ter vencido a 1ª mão em solo francês, trazendo para Espanha esta eliminatória minimamente controlada. Já o Marselha chega aqui com um empate na recepção ao Saint-Étienne, onde conseguiram igualar o marcador ao minuto 90, vendo-se obrigados a entrar com tudo de forma a anular a desvantagem da 1ª mão.

Para chegar a estes dezasseis-avos de final, o Athletic Bilbao começou por tirar do seu caminho o Inter Baku e o MSK Zilina, na 3ª Pré-Eliminatória e no Play-Off de acesso à fase de Grupos, garantindo assim a sua presença do Grupo L, onde terminou como líder do agrupamento onde faziam ainda parte os emblemas do Augsburg, Partizan e AZ Alkmaar. Importa destacar que desde o início do Milénio que a melhor prestação registada por este conjunto agora comandado por Ernesto Valverde foi na temporada de 2011/12, onde alcançaram a final e acabaram por ser eliminados pelo Atlético de Madrid. Apesar do bom resultado obtido em França, os Leões de San Mamés têm vindo a apresentar um registo de resultados bastante irregular, onde não só acabaram eliminados da Taça do Rei pelo Barcelona, nos quartos de final, como caíram uma posição na tabela de classificação geral na última jornada, ocupando agora o 8º lugar com 35 pontos, fruto de 10 vitórias, 5 empates e 10 derrotas, com parciais de 35 golos marcados e 35 golos sofridos.

Os homens orientados por Ernesto Valverde acabaram então derrotados na última jornada, no seu próprio território às mãos da Real Sociedad, o que os deixa desmotivados para esta recepção ao Marselha, onde é de esperar que os franceses actuem de forma mais ofensiva de forma a procurarem o golo e anularem assim a desvantagem. No entanto, os Leões de San Mamés não se deverão desleixar, devendo tirar o máximo de proveito do factor casa, privilegiando a posse de bola e atacando de forma organizada, sendo ainda de esperar que aproveitem o espaço nas costas da defensiva francesa para aplicarem o contra-ataque. Importa destacar a grande forma do ponta de lança Aritz Aduriz, o veterano de 35 anos é o melhor marcador do conjunto, com 26 golos em todas as competições, sendo 13 deles no campeonato espanhol, o que o deixa como o 8º melhor marcador da Liga BBVA.

Nos seus últimos 5 jogos oficiais, o Athletic Bilbao apresenta um histórico de 2 vitórias, 1 empate e 2 derrotas. Esta sequência de resultados iniciou-se com uma vitória por 0-1 em terreno do Getafe. Seguiu-se um empate por 0-0 na recepção ao Villarreal, uma derrota por 4-2 em terreno do Real Madrid, uma vitória por 0-1 em terreno do Marselha, a contar para a Liga Europa, e na última jornada, uma derrota por 0-1 na recepção à Real Sociedad. Raúl García e Ibai Gómez são baixas confirmadas, ambos lesionados.

Onze Provável: Herrerin – Marcos, Etxeita, Laporte e Balenziaga – José e Beñat – Williams, Eraso e Susaeta – Aduriz.

liga europaMarselha, por sua vez, entrou directamente para o Grupo F, constituído pelo SC Braga, Slovan Liberec e FC Groningen, tendo conseguido o 2º lugar do agrupamento logo atrás do líder SC Braga. Les Olympiens têm vindo a marcar presença nesta competição por várias vezes nos últimos anos, no entanto, nos últimos 10 anos o mais longe que conseguiram chegar fora os quartos de final da temporada de 2008/09, chegando agora a esta 2ª mão dos dezasseis-avos de final em desvantagem após ter sido derrotado em casa por 0-1. Já nas competições caseiras, este conjunto aos comandos de Michel tendo desempenhado uma campanha razoável, em que apesar de estar já fora da Taça da Liga, ao ser eliminado pelo Toulouse nos quartos de final, carimbou recentemente acesso aos quartos de final da Taça de França, onde terá pela frente o US Granville.

Já na Ligue 1, Les Olympiens ocupam o 11º lugar com 36 pontos, fruto de 8 vitórias, 12 empates e 7 derrotas, com parciais de 37 golos marcados e 28 golos sofridos. Apesar de contarem com apenas 1 derrota nos últimos 14 jogos da Ligue 1, os homens orientados por Michel apresentam grandes dificuldades em conseguirem triunfar, sendo que grande parte dos resultados obtidos são empates, o que lhes impede a subida para os lugares de acesso a competições europeias. Para este jogo, é de esperar que Les Olympiens entrem de forma ofensiva com o intuito de recuperarem a desvantagem da 1ª mão, sendo de realçar a referência mais ofensiva do conjunto francês, o belga Michy Batshuayi, o melhor marcador da equipa com 16 golos em todas as competições, sendo 13 deles no campeonato francês, o que o deixa como 2º melhor marcador da Ligue 1.

Nos seus últimos 5 jogos oficiais, o Marselha apresenta um histórico de 1 vitória, 2 empates e 2 derrotas. Esta sequência de resultados iniciou-se com uma derrota por 1-2 em terreno do PSG. Seguiu-se uma vitória por 0-2 em terreno do Trélissac, em jogo a contar para a Taça de França, um empate por 1-1 em terreno do Nice, uma derrota por 0-1 na recepção ao Athletic Bilbao, em jogo a contar para a Liga Europa, e na última jornada, um empate por 1-1 na recepção ao Saint-Étienne. Lucas Ocampos e Djédjé são baixas confirmadas, todos lesionados, ficando Benjamin Mendy em dúvida.

Onze Provável: Mandanda – Isla, N’Koulou, Rolando e Manquillo – Romao e Diarra – Thauvin, Cabella e Nkoudou – Batshuayi.

Em toda a história existiu apenas 1 confronto directo, tendo este sido vencido pelo Athletic Bilbao.

Marseille
0-1
Athletic
Europa League 2015/16

Antevê-se um jogo equilibrado com o Marselha a actuar de forma aberta, adoptando um estilo de jogo ofensivo e a procurar o golo que lhes anule a desvantagem da 1ª mão, enquanto que o Athletic Bilbao deverá optar por jogar de forma mais organizada e não conceder espaços, aproveitando o espaço cedido pelos homens do Marselha para intervirem no ataque. Posto isto, e dada a superioridade em qualidade dos homens da casa, espera-se que estes voltem a vencer, carimbando assim o acesso aos oitavos de final.

Prognóstico Odd Casa Erro
Vitória do Athletic Bilbao 1.74 Betrally
athleticbilbao
Athletic Bilbao
  • País: Espanha
  • Estádio: San Mamés
  • Cidade: Bilbao
  • Fundação: 1898

Ver ficha completa

marselha
Marselha
  • País: França
  • Estádio: Vélodrome
  • Cidade: Marselha
  • Fundação: 1899

Ver ficha completa

Fabio Mota
Fabio Mota
  • Próg. realizados 1773
  • Média Odds usadas 1.83
  • Próg. certos 929
  • Próg. errados 755
comments powered by Disqus

Últimos jogos