Menu
LaLiga 14ª Jornada

Athletic Bilbao – Málaga (Liga BBVA)

O Athletic Bilbao e o Málaga medem forças no San Mamés, em Bilbao, num embate a valer para a 14ª jornada da Liga BBVA. O conjunto da casa tem conseguido bons resultados em todas as competições que se encontra envolvido, e, como habitual, encontra-se mais uma vez a rondar os lugares mais cimeiros da tabela, apenas a 1 ponto dos lugares de acesso a competições europeias. Já o Málaga, apesar de ter subido uma posição na última jornada, encontra-se em maus lençóis, estando já envolvido numa batalha para sair da zona de relegação, não vencendo já há 5 embates.

Athletic Bilbao ocupa o 8º lugar com os mesmos 20 pontos que o Eibar, 7º classificado, fruto de 6 vitórias, 2 empates e 5 derrotas, com parciais de 21 golos marcados e 16 golos sofridos. Apesar de ter tropeçado algumas vezes no início da temporada, os Leões de San Mamés parecem ter encontrado o topo da sua forma, tendo apenas sofrido 1 desaire e 1 empate nos últimos 11 jogos oficiais, em todas as competições. Também ingressado na Taça do Rei, esta turma orientada por Ernesto Valverde disputou o seu primeiro embate da competição, esta temporada, tendo vencido por 0-2 em terreno do Linense, conjunto da Segunda Divisão B, colocando-os já com um pé e meio na próxima etapa da prova. Na temporada transacta, o conjunto Basco garantiu acesso à 3ª Pré-Eliminatória da Liga Europa, tendo conseguido construir o seu caminho até à fase de grupos, eliminado o Inter Baku e o MSK Zilina, na 3ª Pré-Eliminatória e no paly-off. Os Leões de San Mamés lideram então o Grupo L com 12 pontos, 3 a mais que 2º classificado Partizan, deixando o Augsburg em 3º lugar com 6 pontos, e o AZ Alkmaar em último lugar com apenas 3 pontos. Já com 5 jornadas disputadas neste agrupamento, os homens de Ernesto Valverde irão disputar, já no próximo dia 10 deste mês, o último embate do agrupamento, onde irão receber o último classificado, sendo obrigados a conseguir, pelo menos, um empate, de forma a passarem até à próxima etapa da prova como líderes de grupo.

Apesar de contar com algumas baixas importantes para este jogo, o conjunto Basco conta com soluções viáveis que podem colmatar as ausências. Obrigados a vencer, de forma a aproximarem-se o máximo possível dos lugares europeus, os Leões de San Mamés contam com a perícia de Iñaki Williams, que é o jogador mais forte no um-para-um, apresentando uma incrível capacidade de aceleração, e Raúl Garcia, o cérebro da equipa, que controla o meio campo da sua equipa, criando e construindo da melhor forma os lances ofensivos. Já no sector ofensivo, os Bascos contam com Artiz Aduriz, o 3º melhor marcador da Liga BBVA, com 10 golos marcados, possuindo um grande poder de finalização.

Nos seus últimos 5 jogos oficiais, o Athletic Bilbao apresenta um histórico de 4 vitórias e 1 derrota. Esta sequência de resultados iniciou-se com uma vitória por 2-1 na recepção ao Espanyol. Seguiu-se uma derrota por 2-0 em terreno do Granada, uma vitória por 2-3 em terreno do Augsburg, em jogo a contar para a Liga Europa, uma vitória por 0-3 em terreno do Rayo Vallecano, e na última jornada, uma vitória por 0-2 em terreno do Linense, em jogo a contar para a Taça do Rei. Jonás Ramalho, por lesão, e Aymeric Laporte são baixas confirmadas. Já Muniain e Ibai Gómez permanecem em dúvida.

Onze Provável: Iraizoz – Marcos, Etxeita, Gurpegi e Balenziaga – Benãt e José – Williams, García e Susaeta – Aduríz.

Liga BBVAJá o Málaga, por sua vez, ocupa o 18º lugar com os mesmos 10 pontos que o Las Palmas e o Levante, 19º e 20º classificados, fruto de 2 vitórias, 4 empates e 7 derrotas, com parciais de 7 golos marcados e 13 golos sofridos. Os Malaguistas estão a conseguir uma temporada medíocre, apresentando o sector ofensivo mais fraco de toda a Liga BBVA, tendo apenas conseguido somar 1 ponto dos últimos 12 disponíveis, marcando apenas 2 golos no processo, todos no mesmo jogo em que empataram por 2-2 na recepção ao Granada. Sob as ordens de Javi Gracia, este conjunto mostrou-se incapaz de vencer o primeiro encontro da Taça do Rei, desta temporada, onde viajaram até ao território do Mirandés, 10º classificado da Liga Adelante, obrigando assim os Malaguistas a vencerem no seu território, na 2ª mão da competição. O problema dos Boquerones não passa pelo bloco defensivo, sendo que estes apenas sofreram 13 golos, o que não é um número exorbitante de golos sofridos para um 18º classificado, sendo o grave problema deste conjunto o sector ofensivo, apresentando grandes lacunas no que toca à finalização. Os homens do Málaga atacam maioritariamente pelo lado esquerdo, aproveitando a profundidade que o lateral Boka oferece.

Nos seus últimos 5 jogos oficiais, o Málaga apresenta um histórico de 1 empate e 4 derrotas. Esta sequência de resultados iniciou-se com uma derrota por 1-0 em terreno do Sporting Gijón. Seguiu-se uma derrota por 0-1 na recepção ao Real Betis, uma derrota por 2-0 em terreno do Espanyol, um empate por 2-2 na recepção ao Granada, e na última jornada, uma derrota por 2-1 em terreno do Mirandés, em jogo a contar para a Taça do Rei. Flavio Ferreira e Ignacio Camacho estão de fora, ambos lesionados, ficando ainda Fernando Tissone a cumprir castigo.

Onze Provável: Kameni – Rosales, Angeleri, Weligton e Torres – Fornals e Recio – Duda, Amrabat e Carlos – Charles.

Nos últimos 8 encontros entre estes emblemas, o Athletic Bilbao venceu 3 jogos, e o Málaga 2. Os restantes 3 confrontos terminaram em empate.

Athletic 1-0 Málaga
Copa Rey 14/15
Athletic 1-1 Málaga
Liga BBVA 14/15
Málaga 0-0 Athletic
Copa Rey 14/15
Málaga 1-0 Athletic
Liga BBVA 14/15
Athletic 3-0 Málaga
Liga BBVA 13/14
Málaga 1-2 Athletic
Liga BBVA 13/14
Málaga 1-0 Athletic
Liga BBVA 12/13
Athletic 0-0 Málaga
Liga BBVA 12/13

Para além do factor casa, o Athletic Bilbao encontra-se numa óptima forma, tendo sofrido apenas 1 desaire nos seus últimos 11 jogos oficiais, apresentando ainda a maioria do plantel à sua disposição. Por outro lado, o Málaga encontra-se bastante fragilizado e vencer em San Mamés nunca é tarefa fácil, ainda para mais com um sector ofensivo bastante ineficaz. É de esperar que os visitantes consigam dar luta aos anfitriões, no entanto, os Leões deverão conseguir brindar os 3 pontos com os seus adeptos.

Prognóstico Odd Casa Sucesso
Ambas as Equipas Marcam: Não 1.76 Betrally
athleticbilbao
Athletic Bilbao
  • País: Espanha
  • Estádio: San Mamés
  • Cidade: Bilbao
  • Fundação: 1898

Ver ficha completa

malaga
Málaga
  • País: Espanha
  • Estádio: La Rosaleda
  • Cidade: Málaga
  • Fundação: 1948

Ver ficha completa

Fabio Mota
Fabio Mota
  • Próg. realizados 1899
  • Média Odds usadas 1.82
  • Próg. certos 991
  • Próg. errados 813
comments powered by Disqus

Últimos jogos