Menu
LaLiga 1ª Jornada

Athletic Bilbao – Barcelona (Liga BBVA)

O Athletic Bilabao e o Barcelona medem forças no Estádio San Mamés, em Bilbao, num jogo a valer para a 1ª jornada da Liga BBVA. O conjunto da casa entrou nas competições oficiais desta temporada com o pé direito, garantindo acesso ao play-off da Liga Europa, e ao conquistar a sua 2ª Supertaça de Espanha em toda a sua história, ao derrotar o poderoso Barcelona. O conjunto visitante, por sua vez, acabou por conseguir vencer a Supertaça Europeia, ao derrotar o Sevilla, num jogo que se tornou num autêntico festival de golos.

Athletic Bilbao parece ter entrado com a força máxima nesta nova temporada, tendo já conquistado a Supertaça de Espanha pela segunda vez na sua história, tendo a primeira sido levantada na época de 1984. Os Leões de San Mamés conquistaram este título ao baterem o poderoso Barcelona por um incrível resultado de 5-1, no agregado das duas mãos, tendo vencido a 1ª mão, em casa, por 4-0, e empatado a 2ª mão, fora, por 1-1, destacando-se Aritz Aduriz, que marcou 4 dos 5 golos. Sob os comandos de Ernesto Valverde, este conjunto entrou também na corrida pela fase de grupos da Liga Europa, onde começou por passar a 3ª pré-eliminatória ao tirar o Inter Baku do seu caminho, encontrando-se nesta altura no play-off, em que tem pela frente o MSK Zilina. Os Leões de San Mamés terminaram a temporada passada em 7º lugar, no entanto, tudo indica que este conjunto de Bilbao entrará em força máxima nesta nova edição da Liga BBVA, procurando novamente um lugar de acesso às competições europeias, se possível, à Liga dos Campeões.

Nos seus últimos 5 jogos oficiais, o Athletic Bilbao apresenta um histórico de 2 vitórias, 2 empates e 1 derrota. Esta sequência de resultados iniciou-se com uma vitória por 2-0 na recepção ao Inter Baku, para a Liga Europa. Seguiu-se um empate por 0-0 em terreno do Inter Baku, para a Liga Europa, uma vitória por 4-0 na recepção ao Barcelona, para a Supertaça de Espanha, um empate por 1-1 em terreno do Barcelona, para a Supertaça de Espanha, e no último embate, uma derrota por 3-2 em terreno do MSK Zilina, para a Liga Europa. José Ramalho, Inaki Williams e Muniain estão de fora, por lesão, enquanto que Kike Sola ficará a cumprir castigo. Já Balenziaga, Etxeita, San José e Iturraspe são dúvidas para este embate. Apesar de todas estas baixas, os Leões de San Mamés deverão querer entrar com o mesmo XI, e a mesma táctica, que tanto problema causou aos Blaugranas.

Onze provável: Iraizoz – Marcos, Etxeita, Laporte e Balenziaga – Susaeta, José, Benat e Merino – Eraso – Aduriz.

Liga BBVABarcelona, por sua vez, entrou mal nas competições oficiais e acabou por fracassar em conquistar aquela que seria a sua 12ª Supertaça de Espanha. Sob os comandos de Luis Enrique, é inegável o desempenho fenomenal que este conjunto conseguiu na última temporada, em que não só conquistou a Taça do Rei e a Liga BBVA, como venceu a mais prestigiada competição europeia, a Liga dos Campeões. Como se não bastasse, este gigante da Catalunha somou ao seu palmarés a sua 5ª Supertaça Europeia ao derrotar o Sevilla num autêntico festival de golos, por 5-4, naquele que foi um embate verdadeiramente sensacional. No entanto, principalmente para este jogo, os Blaugranas devem tirar a pesada derrota sofrida às mãos do Athletic Bilbao da cabeça e focarem-se na competição caseira, ainda para mais com a Liga dos Campeões a aproximar-se, este conjunto deve começar a trabalhar para recuperar o seu habitual ritmo de jogo e continuar a espalhar magia por todas as competições que vai passar até ao final da temporada.

O Barcelona disputou então 3 jogos oficiais neste início de temporada, apresentando um histórico de 1 vitória, 1 empate e 1 derrota. Esta sequência de resultados iniciou-se com uma vitória por 5-4 contra o Sevilla, para a Supertaça Europeia. Seguiu-se uma derrota por 4-0 em terreno do Athletic Bilbao, e na última partida, um empate por 1-1 na recepção ao Athletic Bilbao, ambos a contar para a Supertaça Europeia. Neymar, Adriano e Douglas estão de fora para este jogo, por lesão, enquanto que Piqué e Mathieu ficarão a cumprir castigo. Já a presença de Jordi Alba é ainda uma dúvida.

Onze provável: Bravo – Alves, Bartra, Mascherano e Alba – Iniesta, Busquests e Rakitic – Messi, Suárez e Rafinha.

Nos últimos 8 encontros entre estes conjuntos, destaca-se o Barcelona, que levou a melhor em 4 jogos, tendo o Athletic Bilbao vencido apenas 2. Os restantes 2, terminaram em empate.

Barcelona 1-1 Athletic
Supercopa 2015
Athletic 4-0 Barcelona
Supercopa 2015
Athletic 1-3 Barcelona
Copa Rey 14/15
Athletic 2-5 Barcelona
Liga BBVA 14/15
Barcelona 2-0 Athletic
Liga BBVA 14/15
Barcelona 2-1 Athletic
Liga BBVA 13/14
Athletic 1-0 Barcelona
Liga BBVA 13/14
Athletic 2-2 Barcelona
Liga BBVA 12/13

Este será, novamente, um embate de grande entrega por parte ambos conjuntos. A última vez que o Barcelona pisou este relvado, acabou goleado, o que os deixa com alguma pressão para este embate, tendo ainda em conta a vasta lista de baixas. Já o Athletic Bilbao deverá voltar a contar com Aduriz para se aproveitar da falta de experiência de Bartra, tal como fez na Supertaça de Espanha.

Prognóstico Odd Casa Erro
Ambas as Equipas Marcam 1.72 Dhoze
athleticbilbao
Athletic Bilbao
  • País: Espanha
  • Estádio: San Mamés
  • Cidade: Bilbao
  • Fundação: 1898

Ver ficha completa

barcelona
Barcelona
  • País: Espanha
  • Estádio: Camp Nou
  • Cidade: Barcelona
  • Fundação: 1899

Ver ficha completa

Fabio Mota
Fabio Mota
  • Próg. realizados 1836
  • Média Odds usadas 1.83
  • Próg. certos 961
  • Próg. errados 781
comments powered by Disqus

Últimos jogos