Menu
Liga Europa 6ª Jornada

Athletic Bilbao – AZ Alkmaar (Liga Europa)

O clube holandês vai ao San Mamés na última ronda da fase de grupos sem hipótese de apuramento. Na posição inversa, a equipa da casa não só já marcou presença nos dezasseis avos de final da Liga Europa como o primeiro lugar do grupo L. Razões mais do que suficientes para relaxar e talvez poupar alguns jogadores. O interesse sob porque no jogo da primeira volta, frente a um conjunto basco de segundas linhas, o AZ Alkmaar conseguiu o único triunfo desta fase de grupos. Será que consegue repetir?

O Athletic Bilbao fez uma fase de grupos praticamente imaculada. À exceção da visita a Alkmaar (2-1) o conjunto basco somou vitória atrás de vitória (4V/ 1D), começando e acabando, até agora, com o Augsburg. Soma doze pontos, a uma jornada do fim, e já ninguém lhe pode roubar o apuramento nem o primeiro lugar do grupo L. Mesmo que perca com o AZ, na pior das hipóteses o Bilbao fica empatado em pontos com o Partizan. O que, tendo em conta as duas vitórias nos confrontos diretos, não é sequer uma questão. A segunda vaga será disputada entre sérvios e germânicos, embora coisa esteja bastante mais favorável para o lado do Partizan, que venceu o primeiro embate entre ambos, na Alemanha, por 1-3. O Augsburg terá que vencer por três a zero.

Depois desse tropeção na Holanda, logo na segunda jornada, o clube basco subiu a fasquia e só voltou a ser derrotado uma vez nos últimos doze partidas (9V/ 2E/ 1D), em Granada (2-0, em todas as provas em que está envolvido). Graças a esse excelente período os Leões do San Mamés andaram durante bastante tempo pelo cimo da tabela. No domingo o Athletic Bilbao dividiu os pontos em Málaga e passou a ocupar o sétimo lugar na Liga Espanhola, um ponto atrás do Deportivo da Corunha. O jogo ficou condicionado pela expulsão de Mikel San José logo aos dezanove minutos, por um empurrão a Charles num lance sem bola. Essa é a desculpa do Bilbao para não conseguir fazer melhor. Felizmente, também o Málaga não soube aproveitar a superioridade numérica.

Onze Provável: Herrerín – De Marcos, Etxeita, Gurpegi, Balenziaga – Iturraspe, Etxebarria – Susaeta, Raúl Garcia, Williams – Aduriz.

liga europaPor oposição, o AZ Alkmaar fez uma fase de grupos bastante apagada. O único momento alto foi mesmo a receção ao Bilbao, logo na segunda jornada. O conjunto de Valverde, carregado de lesões, foi a jogo com vários jogadores menos utilizados e acabou por ser surpreendido pelos da casa. Nem a entrada tardia de Raul Garcia e Aduriz, na segunda parte, conseguiu anular o embalo do AZ, que aos sessenta e cinco minutos confirmou a vantagem e matou o jogo (2-1).

Na Eredivisie o conjunto está na décima posição, com dezoito pontos, já a vinte da liderança, que pertence ao Ajax. O Alkmaar vem de três derrotas consecutivas – com o Partizan (1-2), para a Liga Europa, e com PSV (3-0) e ADO Den Haag (0-1), para o campeonato holandês – e um brilharete em Bilbao seria uma tremenda injeção de energia para o que resta da temporada. A competição europeia já está condenada mas haverá ainda muito para trepar na tabela da liga doméstica.

Onze Provável: Coutinho – Johansson, Gouweleeuv, Luckassen, Brezencic – Van Overeem, Ortiz – Jahanbakhsh, Henrikssen, Dos Santos – Janssen.

AZ Alkmaar 2-1 Athletic Bilbao L. E. 2015/16

O único confronto entre os dois clubes foi o da primeira volta desta fese de grupos, que como já referi, foi ganho, pela equipa holandesa.

Prognóstico Odd Casa Sucesso
Ambas as Equipas Marcam 1.86 Betrally
athleticbilbao
Athletic Bilbao
  • País: Espanha
  • Estádio: San Mamés
  • Cidade: Bilbao
  • Fundação: 1898

Ver ficha completa

AZ-Alkmaar
AZ Alkmaar
  • País: Holanda
  • Estádio: AFAS Stadium
  • Cidade: Alkmaar
  • Fundação: 1967

Ver ficha completa

Justa Barbosa
Justa Barbosa
  • Próg. realizados 1873
  • Média Odds usadas 2.21
  • Próg. certos 787
  • Próg. errados 1059
comments powered by Disqus

Últimos jogos