Menu
Championship 24ª Jornada

Aston Villa – Leeds United (Championship)

Três jogos no espaço de uma semana. O tradicional “Boxing Day” é sinónimo de um ciclo da mais elevada exigência para as equipas inglesas. Aston Villa e Leeds United, emblemas que atravessam bons momentos de forma, defrontam-se esta quinta-feira na 24ª jornada do Championship.

O Aston Villa não está a ter vida fácil neste regresso ao Championship. A equipa de Birmingham luta por terminar a prova entre os seis primeiros para que possa disputar o “play-off” de acesso à Premier League – neste momento, ocupa a 10ª posição com 34 pontos, menos seis que o Sheffield Wednesday. Invicto em jogos caseiros ao cabo de 11 partidas disputadas em Villa Park para o campeonato, a equipa treinada por Steve Bruce venceu os últimos cinco encontros que disputou no seu terreno frente ao Fulham (1-0), ao Blackburn Rovers (2-1), ao Cardiff City (1-0) e ao Burton Albion (2-1), deixando para trás uma série também de cinco encontros em que não foi além de igualdades com Huddersfield Town (1-1), Nottingham Forest (2-2), Brentford (1-1), Newcastle (1-1) e Wolves (1-1). Embora tenha feito golos em todos os jogos que disputou perante os seus adeptos, só alcançou três cleansheets: Rotherham (3-0), Fulham (1-0) e Wigan Athletic (1-0). O Aston Villa nem é das equipas que menos produz ofensivamente neste Championship (25 golos marcados em 23 jogos), registo que está longe de impressionar – o “lanterna vermelha” Rotherham tem 24 golos marcados, por exemplo.

Antes da vitória frente ao Burton Albion no “Boxing Day” (2-1), o Aston Villa foi a Londres vencer o Queens Park Rangers por uma bola a zero. Nos últimos 10 jogos, só perdeu duas vezes, uma frente ao Norwich (1-0) e a outra precisamente frente ao Leeds United (2-0), adversário que encontra pela segunda vez no mesmo mês. Volvidos mais de 12 anos, o Leeds United volta a visitar o Villa Park e quer evitar que os donos da casa consigam chegar a uma marca que não alcançam desde abril de 2010, altura em que vencer três jogos do campeonato (Premier League, na altura) de modo consecutivo. Em relação à última jornada, o inglês Gary Gardner, substituído aos 46 minutos por problemas físicos, é a principal duvida para este encontro. Os “Villans” entram em campo antes da concorrência e querem vencer para se aproximarem dos lugares de acesso ao “play-off”, pressionando os principais rivais nesta luta.

Onze Provável: Mark Bunn, Leandro Bacuna, Alan Hutton, Nathan Baker, James Chester, Jordan Amavi, Jack Grealish, Mile Jedinák, Albert Adomah, Jonathan Kdojia, Ross McCormack

ChampionshipImpulsionado por três vitórias consecutivas diante de Reading (2-0), Brentford (1-0), Preston North End (1-4), o Leeds United está em posição de garantir um lugar no “play-off” de acesso à Premier League. Na 5ª posição da pauta classificativa com 41 pontos, o Leeds tem uma vantagem de apenas dois pontos (39) em relação ao Derby County e uma derrota poderá afastar a equipas dos seis primeiros lugares já nesta 24ª ronda. Nas últimas cinco partidas oficiais, série que começou com uma vitória caseira diante deste Aston Villa por duas bolas a zero, o Leeds United só perdeu na deslocação a casa do atual líder, o Brighton & Hove Albion (2-0). No “Boxing Day”, os “Lilywhites” presentearam os seus adeptos com uma goleada no terreno do Preston North End, naquela que foi a sexta vitória da equipa fora de portas neste Championship em 11 jogos nessa condição – perdeu os restantes cinco. O Leeds United é uma equipa com legítimas aspirações quanto à presença no “play-off” de acesso à Premier League e quer quebrar o ciclo vitorioso do Aston Villa no que diz respeito a jogos em casa.

Onze Provável: Robert Green, Gaetano Berardi, Kyle Bartley, Pontus Jansson, Luke Ayling, Liam Bridcutt, Kemar Roofe, Stuart Dallas, Kalvin Phillips, Hadi Sacko, Souleymane Doukara

O Leeds United regressa ao Villa Park cerca de 14 anos depois de aí ter jogado pela última vez. Adivinha-se um duelo equilibrado entre duas equipas que têm capacidade para chegar ao golo.

Prognóstico Odd Casa Sucesso
Ambas Equipas Marcam 2.05 Betrally
astonvilla
Aston Villa
  • País: Inglaterra
  • Estádio: Villa Park
  • Cidade: Birmingham
  • Fundação: 1874

Ver ficha completa

leedsunited
Leeds United
  • País: Inglaterra
  • Estádio: Elland Road
  • Cidade: Leeds
  • Fundação: 1919

Ver ficha completa

Afonso Canavilhas
  • Próg. realizados 1576
  • Média Odds usadas 1.79
  • Próg. certos 819
  • Próg. errados 680
comments powered by Disqus

Últimos jogos