Menu

AS Roma – FC Porto (Liga dos Campeões)

A AS Roma parte para esta segunda mão do play-off em ligeira vantagem. Foi uma partida estranha com ambas as equipas a darem uma mãozinha ao adversário. Felipe fez o golo dos visitantes, traindo Casillas, e Vermaelen tornou as coisas mais interessantes ao ser expulso com segundo amarelo ainda antes do intervalo. Historicamente, os portistas sempre saíram de Roma com a qualificação garantida mas desta vez terão que fazer o nunca conseguiram: marcar.

A AS Roma há de ter saído do Porto com sentimentos contraditórios. Por um lado o empate é um resultado bastante positivo e se virmos a forma como a partida termina podemos até considerar que teve uma pontinha de sorte. Certo é que os Guiallorrossi se viram no comando a partir dos vinte e um minutos, com um autogolo de Felipe. A cavalo dado não se olha o dente e a partir daí uma equipa italiana está nas suas sete quintas. Contenção e solidez defensiva estão no ADN. Tinha tudo para funcionar e assim os homens de Luciano Spalletti podiam sair do Dragão com a vitória, o que seria uma mão na roda para a segunda mão. Mas então Thomas Vermaelen decidiu tornar as coisas mais interessantes. A poucos minutos do intervalo o belga viu o segundo amarelo e deixou a Roma a jogar com dez durante cinquenta minutos. O treinador guiallorrossi teve que abdicar de um avançado, retirando Perotti, para reequilibrar a equipa. Juan Jesus deslocou-se do lado esquerdo para o centro da defesa, sendo o seu lugar na lateral preenchido por Palmieri. Ao chegar à hora de jogo o Roma viu a vantagem anulada através de uma grande penalidade.

No sábado o Roma estreou-se na Serie A com um triunfo redondo em casa sobre a Udinese (4-0): os dois primeiros golos, de Diego Perotti, foram de grande penalidade e depois Dzeko e Salah fecharam as contas.

Florenzi e Paredes saíram tocados do jogo do Dragão e estão seriamente em dúvida para a segunda partida. Felizmente, Manolas, que saiu queixoso do encontro do fim de semana, está apto. Vermaelen é baixa certa, mas por castigo.

Spalletti diz que não vai ficar na expetativa nesta segunda mão do play-off. A ideia é só uma: vencer o jogo e marcar presença na fase de grupos da Liga Milionária.

Onze Provável: Allisson – Bruno Peres, Fazio, Manolas, Jesus – Nainggolan, De Rossi, Strootman – Salah, Dzeko, Perotti.

Nuno Espírito Santo Liga dos Campeõesdisse, ante do jogo da primeira mão, que o grande trunfo do FC Porto contra a Roma era o Dragão. Como se viu não foi suficiente. O treinador portista surpreendeu com as opções por Alex Telles e Adrián López. O defesa já tinha sido mais utilizado nos jogos de preparação do que Layún, que chegou mais tarde por ter estado ao serviço do México, mas mesmo assim foi algo inesperada a titularidade do brasileiro. Já a escolha de Adrián em vez de Corona caiu completamente do céu aos trambolhões. O espanhol que já esteve com um pé fora da equipa de repente é a primeira opção. E Jesus Corona, que andou a ser testado com flexões para dentro e golos à ponta de lança, é relegado para o banco. O FC Porto não entrou bem e por estranho que possa parecer, o erro de Felipe foi o que deu início a uma reação. A jogar em superioridade numérica o clube azul e branco pressionou mais mas as muitas tentativas deram em nada, pelo menos em jogo jogado. Foi só de penálti que André Silva fez a igualdade.

Para garantir os milhões da Liga dos Campeões o FC Porto vai ter que ir a Roma fazer o que nunca conseguiu: marcar.

Onze Provável: Casillas – Maxi Pereira, Marcano, Felipe, Layún – Herrera, Danilo, André André – Corona, André Silva, Otávio.

FC Porto
1-1
ItáliaRoma
Liga dos Campeões (Q) 2016/17
Roma
0-0
FC Porto
Taça das Taças 1981/82
FC Porto
2-0
Roma
Taça das Taças 1981/82

O FC Porto tem apenas boas memórias das visitas a Roma. Em 81 foi lá empatar a zeros com o AS Roma e como já tinha ganho no Dragão, dias antes, seguiu em prova na Taça das Taças. Em 2003 fez o mesmo resultado com a Lazio, mais do que suficiente depois do 4-1 da primeira mão, um percurso que levaria os portistas à final de Sevilha de tão boa memória.

Prognóstico Odd Casa Erro
Menos de 2.5 golos 1.86 Betrally
asroma
AS Roma
  • País: Itália
  • Estádio: Olímpico de Roma
  • Cidade: Roma
  • Fundação: 1927

Ver ficha completa

FC Porto
FC Porto
  • País: Portugal
  • Estádio: Estádio do Dragão
  • Cidade: Porto
  • Fundação: 1893

Ver ficha completa

Justa Barbosa
Justa Barbosa
  • Próg. realizados 1831
  • Média Odds usadas 2.21
  • Próg. certos 769
  • Próg. errados 1037
comments powered by Disqus

Últimos jogos