Menu
Ligue 1 14ª Jornada

AS Monaco – Marselha (Ligue 1)

Ainda não será este ano que um dos mais renhidos dérbis dos anos 80 e 90 no futebol francês volta a ter o mesmo impacto. Enquanto o AS Monaco segue no segundo lugar, a fazer carreira na Europa e a ambicionar dar mais luta pelo título, o Marselha recomeça um processo que, se tudo correr bem, o fará chegar também a esse nível num futuro próximo. Por enquanto, é uma equipa em busca de uma nova identidade, com Rudi Garcia a ter dificuldades para alinhar um conjunto de jogadores com as suas ideias, a ter que jogar perante a sólida equipa orientada por Leonardo Jardim.

O AS Monaco teve uma semana de grandes conquistas, batendo o Tottenham e confirmando, com esse resultado, não só o apuramento para os oitavos-de-final da Liga dos Campeões, mas também o primeiro lugar do grupo. Com este resultado, num grupo onde se esperava enorme equilíbrio e, por conseguinte, muitas dificuldades, Leonardo Jardim volta a afirmar a sua força e capacidade, com um grupo de jogadores que tem vários elementos a atingir um ponto de maturidade que os poderão fazer sair para outros grandes europeus. Mas, antes que isso aconteça, há ainda contas a saldar na Ligue 1. Sempre vergada pelo investimento milionário do Paris SG, a vontade do Monaco brilhar na competição nacional tem sofrido de inconsistências ao longo dos anos. Este parece ser aquele em que o Monaco chega com mais forças e capacidades para quebrar o domínio parisiense. A confirmar-se isso, seria, sem dúvida, um momento único para elevar ainda mais a cotação do técnico português. Benjamin Mendy e Falcao estão em dúvida para este encontro.

Onze Provável: Subasic – Raggi, Glik, Jemerson, Sidibe – Bernardo Silva, Fabinho, Bakayoko, João Moutinho – Germain, Mbappe-Lottin.

Ligue 1A chegada de Rudi Garcia a Marselha teve impacto imediato no balneário e no acerto que o conjunto vai demonstrando em termos competitivos. Mas, apesar de melhor liderança e melhor capacidade para enfrentar as dificuldades, o plantel do Marselha ainda vive marcado pelos problemas do início da temporada, revelando inconsistências e assumindo as suas fragilidades jogo após jogo. Será necessário esperar por janeiro para perceber se o plantel encontrará reforços e uma redefinição que lhe permita competir por uma posição europeia este ano. Mas, até lá, trabalhando com os jogadores que tem ao seu dispor, Rudi Garcia visitará o Principado com um objetivo claro, pontuar, sendo que já mostrou que poderá optar por um alinhamento bastante defensivo para o conseguir. Nos últimos dois encontros, uma derrota em Montpellier e uma vitória caseira perante o Caen vai permitindo uma aproximação lenta à primeira metade da tabela.
Abou Diaby e Henri Bedimo, ambos lesionados, são ausências certas nesta partida.

Onze Provável: Pelé – Sakai, Fanni, Rolando, Rekik – Maxime Lopez, Diarra, Vainqueur – Thauvin, Gomis, Alessandrini.

O Marselha não consegue vencer no Monaco desde 2010, o que demonstra bem das dificuldades que a equipa vai sentindo nestes últimos anos.

Partida em que o Monaco entra como favorito, mas onde deverá voltar a ser evidente como é difícil ultrapassar o Marselha quando se apresenta com a sua parede de betão defensivo.

Prognóstico Odd Casa Sucesso
Vitória do AS Monaco 1.64 Betrally
as monaco
AS Monaco
  • País: França
  • Estádio: Louis II
  • Cidade: Mónaco
  • Fundação: 1924

Ver ficha completa

marselha
Marselha
  • País: França
  • Estádio: Vélodrome
  • Cidade: Marselha
  • Fundação: 1899

Ver ficha completa

Luís Cristóvão
Luís Cristóvão
  • Próg. realizados 2832
  • Média Odds usadas 2.16
  • Próg. certos 1330
  • Próg. errados 1465
comments powered by Disqus

Últimos jogos