Menu
Ligue 1 18ª Jornada

AS Monaco – Lyon (Ligue 1)

O AS Monaco e o Lyon colocam-se frente a frente este domingo no Stade Louis II, Monaco, num embate a contar para a 18ª jornada da Ligue 1. O AS Monaco de Leonardo Jardim continua a morder os calcanhares do Nice na corrida pelo primeiro lugar e tem vindo a demonstrar uma força destruidora nos seus últimos quatro jogos em casa, para o campeonato, ao conseguir apontar 21 golos nesse espaço. Já o Lyon chega aqui com poucas razões para estar feliz, tendo visto um dos seus objectivos da temporada ser deitado abaixo durante a semana, ao ser eliminado dos oitavos de final da Taça da Liga pelo Guingamp.

AS Monaco ocupa o 2º lugar na tabela com 39 pontos, fruto de 12 vitórias, 3 empates e 2 derrotas, com parciais de 53 golos marcados e 16 golos sofridos. Os Príncipes do Monaco apresentam-se aqui numa forma fabulosa esta temporada, contabilizando apenas 1 desaire nos últimos 13 jogos consecutivos, de todas as competições, e estando a corresponder de forma positiva aos seus objectivos em todas as competições. Nesta passada quarta-feira, o Mónaco goleou sem perdão o Rennes por 7-0 num embate a contar para os oitavos de final da Taça da Liga, tendo ainda já se qualificado como líder do Grupo E aos oitavos de final da Liga dos Campeões, onde terá agora pela frente o Manchester City. No que toca ao seu percurso no campeonato francês, esta turma orientada por Leonardo Jardim está no bom caminho para conseguir fazer um assalto ao título, tendo vindo a mostrar-se em grande forma, principalmente em casa onde apontou 21 golos nos últimos 4 jogos da prova.

Ainda assim, e apesar de saber que não se pode dar ao luxo de perder pontos, já que vê o Nice apenas 1 ponto à sua frente, o técnico português enfrenta aqui uma equipa que nunca conseguiu vencer aos comandos do Monaco. Ainda assim, o factor casa parece estar mesmo a ter um papel de grande valor para a equipa, já que nos 14 jogos de todas as competições que aqui disputou, saiu vencedora em 12 e empatou os restantes 2, marcando 48 golos e concedendo apenas 9 no processo. Importa ainda destacar que os Vermelhos e Brancos contam com o ataque mais fulminante do campeonato, com destaque para Radamel Falcao, o 3º melhor marcador da prova com 10 tentos assinalados.

Nos seus últimos 5 jogos oficiais, o AS Monaco apresenta um histórico de 3 vitórias, 1 empate e 1 derrota. Esta sequência de resultados iniciou-se com um empate por 1-1 em terreno do Dijon. Seguiu-se uma vitória por 5-0 na recepção ao Bastia, uma derrota por 3-0 em terreno do Bayer Leverkusen, em jogo a contar para a Liga dos Campeões, uma vitória por 0-4 em terreno do Bordéus, e na última jornada, uma vitória por 7-0 na recepção ao Rennes, em jogo a contar para a Taça da Liga. Leonardo Jardim pode contar com 100% da sua equipa disponível para este encontro.

Onze Provável: Subasic – Sidibe, Glik, Jemerson e Mendy – Silva, Fabinho, Bakayoko e Lemar – Falcao e Germain.

Ligue 1Lyon, por sua vez, ocupa o 4º lugar com 28 pontos, fruto de 9 vitórias, 1 empate e 6 derrotas, com parciais de 29 golos marcados e 18 golos sofridos. Depois de não conseguir melhor que um 3º lugar no Grupo H da Liga dos Campeões, onde faziam parte equipas como a Juventus, Sevilla e Dinamo Zagreb, a turma de Bruno Genésio foi então transitada para os dezasseis-avos de final da Liga Europa onde terá o AZ Alkmaar pela frente. Depois disto, Les Gones viram-se ainda ser postos fora dos oitavos de final da Taça da Liga nesta quarta-feira pelo Guingamp, acabando eliminados em grandes penalidades. Posto isto, e já 11 pontos atrás deste AS Monaco, o Lyon é obrigado a vencer este embate de modo a abater a enorme diferença pontual existente entre o 2º e 4º lugar, de modo a ainda ter alguma hipótese de lutar por um lugar de acesso à Liga dos Campeões.

Contudo, a turma de Bruno Genésio não apresenta um registo propriamente fantástico fora de portas para bater uma equipa como o Monaco, já que dos 8 encontros que discutiram como visitantes no campeonato francês venceram 4, empatando 1 e perdendo 3, marcando 14 golos e concedendo 8 no processo. Ofensivamente, Les Gones contam com o 4º ataque mais eficaz do campeonato, com grande destaque para o ponta de lança Alexandre Lacazette, o 2º melhor marcador da prova com 11 tentos assinalados.

Nos seus últimos 5 jogos oficiais, o Lyon apresenta um histórico de 2 vitórias, 2 empates e 1 derrota. Esta sequência de resultados iniciou-se com uma derrota por 1-2 na recepção ao PSG. Seguiu-se uma vitória por 0-6 em terreno do Nantes, um empate por 0-0 na recepção ao Sevilla, em jogo a contar para a Liga dos Campeões, uma vitória por 1-0 na recepção ao Rennes, e na última jornada, um empate por 2-2 na recepção ao Guingamp, em jogo a contar para a Taça da Liga. Sem baixas confirmadas, Tolisso é a única dúvida para a partida.

Onze Provável: Lopes – Rafael, Yanga-Mbiwa, Diakhaby e Morel – Ferri, Gonalons e Darder – Ghezzal, Lacazette e Valbuena.

O Monaco venceu apenas 2 dos últimos 8 confrontos directos, com o Lyon a vencer 3 embates e a empatar os 3 restantes.

Lyon 6-1 Monaco
Ligue 1 15/16
Monaco 1-1 Lyon
Ligue 1 15/16
Monaco 0-0 Lyon
Ligue 1 14/15
Lyon 1-1(4-5 g.p.) Monaco
Coupe Ligue 14/15
Lyon 2-1 Monaco
Ligue 1 14/15
Lyon 2-3 Monaco
Ligue 1 13/14
Monaco 2-1 Lyon
Ligue 1 13/14
Monaco 0-2 Lyon
Ligue 1 10/11

O Monaco chega aqui em grande forma caseira, apontando 21 golos nos últimos 4 jogos em casa para a Ligue 1, demonstrando uma grande organização defensiva e um poder de finalização letal. Espera-se uma vitória da equipa da casa, que também irá procurar vingança pela derrota de 6-1 na última vez que defrontou o Lyon.

Prognóstico Odd Casa Erro
Vitória do AS Monaco 1.83 Betrally
as monaco
AS Monaco
  • País: França
  • Estádio: Louis II
  • Cidade: Mónaco
  • Fundação: 1924

Ver ficha completa

lyon
Lyon
  • País: França
  • Estádio: Parc Olympique Lyonnais
  • Cidade: Lyon
  • Fundação: 1950

Ver ficha completa

Fabio Mota
Fabio Mota
  • Próg. realizados 2000
  • Média Odds usadas 1.82
  • Próg. certos 1038
  • Próg. errados 858
comments powered by Disqus

Últimos jogos