Menu
Ligue 1 36ª Jornada

AS Monaco – Guingamp (Ligue 1)

O AS Monaco e o Guingamp enfrentam-se este sábado no Stade Louis II, num embate a contar para a 36ª jornada da Ligue 1. O empate da última jornada em terreno do Rennes deixou a equipa da casa uma situação frágil, caindo para o 3º lugar de acesso ao play-off da Liga dos Campeões graças a uma diferença de golos com o 2º classificado Lyon, com quem jogará na próxima semana. Já o Guingamp chega aqui na ressaca de um empate na recepção ao Caen, tendo que disputar os jogos nesta recta final do campeonato apenas para cumprir calendário, não tendo já qualquer objectivo a ser cumprido.

AS Monaco ocupa o 3º lugar com os mesmos 59 pontos que o 3º classificado Lyon, fruto de 15 vitórias, 14 empates e 6 derrotas, com parciais de 51 golos marcados e 42 golos sofridos. Ao não conseguirem melhor que um empate na última jornada, em terreno do Rennes, os Príncipes do Monaco ficaram com os mesmos pontos que os rivais do Lyon, no entanto, perderam o 2º lugar devido a uma diferença de golos, o que os obriga agora a vencer todos estes 3 restantes embates do campeonato francês, sendo a deslocação da próxima jornada bastante complicada, ao território do Lyon. Com apenas 2 pontos de superioridade do 4º e 5º classificados, Nice e Saint-Étienne, e ainda com o Lille na 6ª posição com 6 pontos de diferença, é fácil de ver que os lugares de acesso à Europa estão bastante concorridos, o que faz dos 9 pontos ainda disponíveis até ao fim do campeonato completamente imprescindíveis.

Tendo deixado muito a desejar com a sua prestação pelas competições europeias esta temporada, e mostrando-se incapaz de somar qualquer um dos títulos da competição caseira, os pupilos de Leonardo Jardim têm que pelo menos conseguir um dos lugares de acesso à Liga dos Campeões. Habitualmente, os Vermelhos e Brancos optam por controlar o jogo no meio campo adversário, com os extremos sempre bem encostados nas linhas e atacando maioritariamente através do flanco esquerdo, cruzando sempre que possível as bolas para dentro da grande área. No entanto, como actuam com um bloco subido, costumam sofrer muitos golos com as bolas nas costas da sua defesa. A actuar em, nos 17 jogos aqui disputados no campeonato francês, os pupilos de Leonardo Jardim venceram em 8 ocasiões, empatando 6 vezes e perdido os restantes 3 encontros, marcando um total de 25 golos e sofrendo 17 no processo.

Nos seus últimos 5 jogos oficiais, o AS Monaco apresenta um histórico de 2 vitórias, 1 empate e 2 derrotas. Esta sequência de resultados iniciou-se com uma vitória por 0-2 em terreno do PSG. Seguiu-se uma derrota por 1-2 na recepção ao Bordéus, uma derrota por 4-1 em terreno do Lille, uma vitória por 2-1 na recepção ao Marselha, e na última jornada, um empate por 1-1 em terreno do Rennes. Fábio Coentrão, Mario Pasalic e Almamy Touré são baixas confirmadas, todos lesionados, ficando ainda Andrea Raggi em dúvida, condicionado.

Onze Provável: Subasic – Fabinho, Wallace, Carvalho e Raggi – Toulalan e Bakayoko – Dirar, Bernardo Silva e Costa – Carrillo.

Ligue 1Guingamp, por sua vez, ocupa o 12º lugar com os mesmos 43 pontos que o Montpellier, Lorient, Bastia e Bordéus, 11º, 13º, 14º e 15º classificados, fruto de 11 vitórias, 10 empates e 14 derrotas, com parciais de 43 golos marcados e 50 golos sofridos. O EAG empatou na última jornada na recepção ao Caen, somando um ponto que o ajudou a aproximar-se da metade mais cimeira da tabela de classificação geral. Esta tem sido uma temporada muito irregular para os pupilos de Jocelyn Gourvennec que agora chegam aqui com apenas uma derrota nos últimos 6 jogos consecutivos, às mãos do poderoso PSG, no entanto, fora da Taça da Liga e da Taça de França, onde ainda chegou aos quartos de final, e com 7 pontos acima da zona de relegação, estes não têm nada a temer até ao final da temporada.

O EAG é um conjunto com alguma dificuldade na manutenção da posse de bola, por isso opta por circular o esférico dentro de seu meio campo, no entanto, o sector defensivo comete alguns erros individuais que acaba algumas vezes por ajudar a equipa adversária. Quando partem no processo ofensivo, optam por fazê-lo pelo meio do terreno, embora também sejam eficazes a partir em contra-ataques e em criarem jogadas de perigo pelos corredores laterais, tendo por habito bombear bolas para dentro da grande área, uma vez que se mostram fortes nos duelos aéreos. A actuar fora de portas, os pupilos de Jocelyn Gourvennec venceram 5 dos 17 embates disputados no campeonato francês, empatando 3 e perdendo 9, marcando apenas 14 golos e concedido 25. Com uma vasta lista de baixas, onde contam vários jogadores importantes, este não será um embate fácil.

Nos seus últimos 5 jogos oficiais, o Guingamp apresenta um histórico de 2 vitórias, 2 empates e 1 derrota. Esta sequência de resultados iniciou-se com uma vitória por 0-1 em terreno do Reims. Seguiu-se um empate por 2-2 na recepção ao Montpellier, uma derrota por 0-2 na recepção ao PSG, uma vitória por 0-3 em terreno do Rennes, e na última jornada, um empate por 1-1 na recepção ao Caen. Nicolas Benezet, lesionado, Thibault Giresse, Christophe Kerbrat e Moustapha Diallo, castigados, são todos baixas confirmadas, ficando em dúvida a presença de Dorian Lévêque, Lars Jacobsen, Lionel Mathis e Yannis Salibur, todos condicionados.

Onze Provável: Lossl – Pereira, Angoua, Sorbon e Jacobsen – Blas, Cardy, Sankhare e Coco – Privat e Briand.

Nos seus últimos 8 confrontos directos, o Monaco venceu 3 partidas, tendo o Guingamp vencido apenas 2. As restantes 3 partidas terminaram empatadas.

Guingamp 3-3 Monaco
Ligue 1 15/16
Guingamp 1-0 Monaco
Ligue 1 14/15
Monaco 2-0 Guingamp
Coupe Ligue 14/15
Monaco 1-0 Guingamp
Ligue 1 14/15
Monaco 1-1 Guingamp
Ligue 1 13/14
Guingamp 3-1(a.p.) Monaco
C. France 13/14
Guingamp 0-2 Monaco
Ligue 1 13/14
Monaco 2-2 Guingamp
Ligue 2 12/13

Este é um jogo onde o mais certo é o AS Monaco não perder. Com um registo bom registo caseiro e com um plantel de melhor qualidade, os Monegascos têm todas as armas ao seu dispor para triunfarem aqui. O Guingamp encontra-se em boa forma e tem conseguido bons resultados, no entanto, enfrenta uma vasta lista de baixas importantes para este jogo, o que lhes dificulta a tarefa de sair com um resultado positivo do Stade Louis II. Sem poder perder pontos ou arrisca-se a ficar sem o lugar de acesso à Liga dos Campeões, o AS Monaco deverá triunfar.

Prognóstico Odd Casa Sucesso
AS Monaco: + 1.5 Golos 1.60 Betrally
as monaco
AS Monaco
  • País: França
  • Estádio: Louis II
  • Cidade: Mónaco
  • Fundação: 1924

Ver ficha completa

GUINGAMP
Guingamp
  • País: França
  • Estádio: Roudourou
  • Cidade: Guingamp
  • Fundação: 1912

Ver ficha completa

Fabio Mota
Fabio Mota
  • Próg. realizados 2066
  • Média Odds usadas 1.82
  • Próg. certos 1062
  • Próg. errados 896
comments powered by Disqus

Últimos jogos