Menu
Ligue 1 16ª Jornada

AS Mónaco – Caen (Ligue 1)

A Ligue 1 não pára. A 16ª ronda do principal escalão francês decorrerá ao longo desta semana, entre terça e quinta-feira. Depois de ter empatado a três na deslocação ao Velodróme, o Mónaco procura regressar aos triunfos na receção ao Caen, que na última jornada venceu e aproveitou o deslize do Lyon para assumir a vice-liderança da prova. No sétimo posto, os comandados de Leonardo Jardim já consentiram duas derrotas em casa na atual campanha, nomeadamente frente a Lorient e PSG.

Na luta por um lugar que dê acesso às provas europeias da próxima temporada, o Mónaco é, à entrada para esta 15ª jornada, sétimo classificado da Ligue 1 com 24 pontos, resultado de seis vitórias e outros tantos empates. O atual momento de forma não é o melhor, dado que o conjunto do Principado só venceu uma das últimas quatro partidas que disputou. O emblema que conta com um forte contingente luso levou a melhor sobre o Nantes (1-0), perdeu com Bordéus (3-1) e Anderlecht (0-2) e dividiu pontos, como já foi dito, na deslocação a Marselha (3-3).

Esta temporada, o Mónaco está diferente, nomeadamente no capítulo defensivo. Ligeiramente mais frágil, por sinal. A tal facto não são alheias as constantes mudanças no setor recuado. O técnico Leonardo Jardim tem vindo a debater-se com algumas lesões, motivo que justifica as constantes alterações na defesa. Em termos numéricos, considerando o mesmo período da última época, a diferença não se faz sentir de forma significativa: Sofreu apenas mais três golos. Em casa, para o campeonato, os monegascos não consentiram qualquer golo em três ocasiões ao cabo de sete jogos. Além do empate a zero diante do Lille logo na segunda ronda, nos últimos dois compromissos, a baliza habitualmente defendida por Subasic permaneceu inviolável. As vitórias sobre Angers (1-0) e Nantes (1-0) foram as duas primeiras na condição de visitado para a Ligue 1.

Do ponto de vista ofensivo, a resposta também não tem sido a melhor. No encontro eletrizante que teve lugar no Velódrome, dois dos três golos do Mónaco pertenceram ao defesa Almamy Touré. O terceiro foi da autoria de Fábio Coentrão. Para o campeonato, o Mónaco ainda não conseguiu vencer qualquer jogo por uma margem superior a um golo.

Onze Provável: Subasic, Touré, Wallace, Raggi, Elderson, Fabinho, Bakayoko, Moutinho, Hélder Costa, Coentrão, Carrillo

Ligue 1O Caen tem sido uma agradável surpresa nesta edição da Ligue 1. Com 15 jornadas já disputadas, surge na vice-liderança, posto que alcançou na última jornada ao vencer em Bordéus e beneficiar do desaire caseiro do Lyon aos pés do Montpellier.

Na deslocação ao Stade Jacques-Chaban-Delmas o Caen foi competente, soube aproveitar as ocasiões das quais dispôs e contou, simultaneamente, com uma má prestação defensiva dos “Girondins”. A eficácia na hora de alvejar a baliza contrária foi suficiente para conquistar os três pontos, sem que rubricasse uma grande exibição para alcançar resultado registado. O assalto à vice-liderança teve sucesso e o Caen somou a segunda vitória em três jogos. Na condição de visitante, já disputou sete encontros e só conheceu, até ver, dois tipos de resultado: Vitória e derrota. Registarem-se quatro triunfos e três desaires, sendo que a uma vitória fora de portas costuma seguir-se uma derrota. Nesta deslocação, o objetivo passa por acabar com essa tendência. A nível defensivo, o Caen apresenta melhores números que o Mónaco, uma vez que consentiu apenas 15 tentos contra 21 averbados pelos monegascos.

O defesa central Yahia é a única baixa no conjunto que se prepara para a deslocação ao Mónaco.

Onze Provável: Vercoutre, Appiah, Da Silva, Ben Youssef, Alhadhur, Seube, Féret, Delaplace, Rodellin, Bessat, Delort

Perspetiva-se um jogo equilibrado entre Mónaco e Caen. Na última edição da Ligue 1, o confronto entre estas duas equipas que teve lugar no Stade Louis II terminou com uma igualdade a duas bolas. Já na Normandia, os monegascos venceram por 0-3.

Prognóstico Odd Casa Sucesso
Handicap Asiático: Caen +1 1.90 Betrally
as monaco
AS Monaco
  • País: França
  • Estádio: Louis II
  • Cidade: Mónaco
  • Fundação: 1924

Ver ficha completa

SM Caen logo
Stade Malherbe Caen
  • País: França
  • Estádio: Michel d'Ornano
  • Cidade: Caen
  • Fundação: 1913

Ver ficha completa

Afonso Canavilhas
  • Próg. realizados 1595
  • Média Odds usadas 1.79
  • Próg. certos 827
  • Próg. errados 689
comments powered by Disqus

Últimos jogos