Menu
Ligue 1 24ª Jornada

AS Monaco – Bastia (Ligue 1)

O AS Monaco e o Bastia medem forças no Stade Louis II, num embate a valer para a 24ª jornada da Ligue 1. Na última jornada deste campeonato francês o conjunto da casa perdeu com o Angers, colocando assim o seu 2º lugar na tabela de classificação geral em risco, ficando agora já com uma enorme distância do primeiro classificado PSG, que soma já 24 pontos de vantagem. Já o Bastia conseguiu-se superiorizar com a recepção ao Lyon, o que resultou na subida de duas posições na pauta classificativa, afastando-se assim dos lugares de despromoção.

AS Monaco ocupa o 2º lugar com 39 pontos, fruto de 10 vitórias, 9 empates e 4 derrotas, com parciais de 33 golos marcados e 28 golos sofridos. Os Vermelhos e Brancos sofreram então uma pesada derrota na última jornada, por 3-0 em terreno do Angers, o que lhes encurtou a vantagem que têm sobre esse 3º classificado para apenas 2 pontos, aumentando assim a pressão em voltar rapidamente às vitórias de forma a assegurarem o 2º lugar de acesso directo à fase de Grupos da Liga dos Campeões. Este conjunto aos comandos de Leonardo Jardim conta com um calendário um pouco desimpedido, em que já fora da Taça da Liga, ao serem eliminados nos oitavos de final pelo Bordéus, encontram-se apenas em prova na Taça de França, onde acabaram por carimbar o acesso aos oitavos de final da prova, ao eliminarem o Évian TG nos dezasseis-avos de final, tendo agora que enfrentar o Sochaux.

Os Vermelhos e Brancos fizeram também parte da Liga Europa, no entanto, acabaram por se mostrar incapazes de seguirem até aos dezasseis-avos de final da prova, não tendo conseguido melhor que um 3º lugar no Grupo J, constituído pelo Tottenham, Anderlecht e Karabakh. Para este embate, e dada a diferença pontual entre estes dois emblemas, espera-se que os homens de Leonardo Jardim continuem a privilegiar o sector defensivo, partindo para o ataque, como de habitual, de forma organizada e pelo flanco esquerdo, aproveitando a profundidade oferecida por Fábio Coentrão. Importa realçar que os Vermelhos e Brancos contam com uma enorme lista de lesionados, o que lhes tem vindo a dificultar a tarefa de conseguirem resultados positivos.

Nos seus últimos 5 jogos oficiais, o AS Monaco apresenta um histórico de 3 vitórias, 1 empate e 1 derrota. Esta sequência de resultados iniciou-se com um empate por 2-2 na recepção ao GFC Ajaccio. Seguiu-se uma vitória por 0-2 em terreno do Lorient, uma vitória por 1-4 em terreno do Évian TG, em jogo a contar para a Taça de França, uma vitória por 4-0 na recepção ao Toulouse, e na última jornada, uma derrota, pro 3-0 em terreno do Angers. Thomas Lemar, Adama Traoré, Almamy Touré, Elderson Echiéjilé, Ivan Cavaleiro, Jérémy Toulalan, Lacina Traoré, Fares Bahlouli são baixas confirmadas, todos por lesão, ficando ainda em dúvida a presença Nabil Dirar.

Onze Provável: Subasic – Raggi, Wallace, Carvalho e Coentrão – Fabinho e Bakayoko – Bernardo Silva, Moutinho e Costa – Carrillo.

Ligue 1Bastia, por sua vez, conseguiu subir 2 posições na tabela de classificação geral, ocupando agora o 13º lugar com 28 pontos, fruto de 8 vitórias, 4 empates e 11 derrotas, com parciais de 22 golos marcados e 27 golos sofridos. A vitória da última jornada, na recepção ao Lyon, aumentou a vantagem pontual do Bastia da zona de relegação, ficando agora 5 pontos acima dos lugares de despromoção, no entanto, não devem baixar os braços e sim procurarem continuar no trilho das vitórias, procurando assim a manutenção. Sem estar ingressado em nenhuma competição europeia, e já fora da Taça de França, ao ser eliminado nos dezasseis-avos de final pelo Sochaux, e fora da Taça da Liga, ao ser posto fora pelo Rennes, os homens de Ghislain Printant podem então focar-se a 100% na Ligue 1 e na conquista de resultados positivos, que por consequência, lhes proporcionaria a subida na tabela de classificação geral. Tendo consciência das suas dificuldades, Les Bleus optam várias vezes por baixar as linhas de forma a conseguirem evitar que o oponente crie situações de perigo, partindo apenas para o ataque de forma directa. De realçar que este emblema conta com o 2º sector ofensivo mais ineficaz do campeonato.

Nos seus últimos 5 jogos oficiais, o Bastia apresenta 2 vitórias e 3 derrotas. Esta sequência de resultados iniciou-se com uma derrota por 2-0 em terreno do PSG. Seguiu-se uma vitória por 1-0 na recepção ao Montpellier, uma derrota por 1-2 na recepção ao Sochaux, em jogo a contar para a Taça de França, uma derrota por 1-0 em terreno do Guingamp, e na última jornada, uma vitória por 1-0 na recepção ao Lyon. Alexander Djiku e Florian Marange são baixas confirmadas, ambos lesionados, ficando ainda de fora Cioni, Yannick Cahuzac e Floyd Ayité, todos castigados.

Onze Provável: Leca – Jebbour, Squillaci, Peybernes e Palmieri – Coulibaly e Mostefa – Kamano, Ngando e Danic – Brandão.

Nos seus últimos 8 confrontos directos, o AS Monaco venceu 5 embates, tendo o Bastia vencido apenas 1. Os restantes 2 terminaram em empate.

Bastia 1-2 Monaco
Ligue 1 15/16
Monaco 3-0 Bastia
Ligue 1 14/15
Monaco 0-0(6-7 g.p.) Bastia
Coupe Ligue 14/15
Bastia 1-3 Monaco
Ligue 1 14/15
Bastia 0-2 Monaco
Ligue 1 13/14
Monaco 3-0 Bastia
Ligue 1 13/14
Monaco 0-1 Bastia
Ligue 2 2011/12
Bastia 1-1 Monaco
Ligue 2 2011/12

Este é um jogo onde poderemos ver um AS Monaco a correr atrás do prejuízo, uma vez que cederam 3 pontos ao 3º classificado Angers, pelo que agora se sentem na obrigação de somarem um resultado positivo de forma a assegurarem o 2º lugar. Dado o recente registo caseiro dos homens de Leonardo Jardim, em que marcaram 16 golos nos últimos 3 jogos oficiais, estes deverão procurar tirar proveito das fragilidades do seu oponente e brindar os seus adeptos com uma vitória caseira. É ainda de esperar que o 2º pior sector ofensivo do campeonato se mostre incapaz de marcar no Stade Louis II.

Prognóstico Odd Casa Sucesso
Ambas as Equipas Marcam: Não 1.51 Betrally
as monaco
AS Monaco
  • País: França
  • Estádio: Louis II
  • Cidade: Mónaco
  • Fundação: 1924

Ver ficha completa

bastia
SC Bastia
  • País: França
  • Estádio: Armand Cesari
  • Cidade: Bastia
  • Fundação: 1905

Ver ficha completa

Fabio Mota
Fabio Mota
  • Próg. realizados 1908
  • Média Odds usadas 1.82
  • Próg. certos 993
  • Próg. errados 815
comments powered by Disqus

Últimos jogos