Menu
Ligue 1 20ª Jornada

AS Mónaco – Ajaccio (Ligue 1)

A Ligue 1 retoma atividade no novo ano civil com a realização da 20ª jornada. O Mónaco de Leonardo Jardim entrou em 2016 a todo o gás ao alcançar uma goleada “à antiga” diante do modesto St Jean/Beaulieu (10-2), em jogo da primeira eliminatória da Taça de França. Agora, os homens do Principado preparam-se para a receção ao GFC Ajaccio, emblema que ocupa a 12ª posição na pauta classificativa do principal escalão francês.

O ano de 2016 poderá muito bem assinalar o “divórcio” entre Leonardo Jardim e o Mónaco. É expectável que, quando a época terminar, o treinador português abrace um novo desafio. O proprietário do clube não deu continuidade ao investimento inicial e o projeto do clube falhou. Por esta altura, ainda que conquistar o campeonato seja uma utopia por força dos 19 pontos de vantagem que o PSG já leva, o Mónaco mantém o objetivo de marcar presença na Liga dos Campeões bem intacto. Para tal, precisa de ficar no pódio da Ligue 1, objetivo que não se afigura tão fácil quanto isso dada a proximidade da concorrência.

O Mónaco precisa de melhorar a consistência exibicional, aspecto no qual tem falhado consideravelmente. Ao olharmos para o percurso recente da equipa, verificamos demasiados altos e baixos. Há que ser mais constante em termos de rendimento nesta corrida pelo acesso à Liga dos Campeões da próxima temporada. Não perder pontos com adversário de menor expressão também é essencial. Na última jornada, o Mónaco deixou dois pontos no terreno do Troyes, que é último classificado. Pior que isso: A equipa do Troyes ficou reduzido a 10 unidades logo aos três minutos de encontro. Ainda assim, o marcador não mexeu. Curiosamente, os comandados de Leonardo Jardim têm mais pontos conquistados a jogar na condição de visitante (19) que em casa (13).  Só Rennes e Lille (9) têm mais empates que o Mónaco (8) na atual campanha da Ligue 1, sendo que quatro se registaram no Stade Louis II.

No jogo da Taça de França, Lacina Traoré marcou quatro golos na primeira parte e… Acabou expulso. Guido Carrillo deverá ocupar a vaga no centro do ataque.

Onze Provável: Subasic, Fabinho, Wallace, Ricardo Carvalho, Raggi, Toulalan, Moutinho, Lemar, Dirar, Hélder Costa, Carrillo

Ligue 1O Ajaccio é uma equipa em clara ascensão a nível de produção. Viaja até ao Principado com o intuito de causar dificuldades ao Mónaco e, se possível, pontuar tal como nos últimos oito jogos que disputou para o campeonato. Sem qualquer derrota nas primeiras dez rondas da Ligue 1, (3E e 7D) o Ajaccio conseguiu reerguer-se do ponto de vista anímico e não sofreu qualquer desaire nos últimos oito jogos para o campeonato. Não perdeu nas últimas quatro deslocações que realizou e venceu três jogos nessa série. Também chega a este encontro na sequência de um triunfo para a taça gaulesa, diante do Saint-Marienne (2-0).

John Tshibumbu, regressado de lesão, volta a ser opção no conjunto do Ajaccio. Alassane Touré, Jules Goda e Grégory Pujol permanecem em duvida.

Onze Provável: Maury, Sylla, Mangane, Bréchet, Martinez, Moigne, Ducourtioux, Djokovic, Larbi, Zoua, Tshibumbu

O Mónaco joga em casa, está melhor posicionado e é favorito à conquista dos três pontos nesta partida. Não obstante, o Ajaccio atravessa um bom momento de forma e poderá colocar dificuldades ao conjunto orientado por Leonardo Jardim, que tem cedido vários pontos mesmo quando joga no Stade Louis II. É essencial que os monegascos consigam lograr a conquista dos três pontos para que não se atrasem mais na corrida por um lugar na Liga dos Campeões da próxima temporada.

Prognóstico Odd Casa Erro
Menos de 2.5 golos 1.68 Betrally
as monaco
AS Monaco
  • País: França
  • Estádio: Louis II
  • Cidade: Mónaco
  • Fundação: 1924

Ver ficha completa

GFC Ajaccio logo
GFC Ajaccio
  • País: França
  • Estádio: Ange Casanova
  • Cidade: Ajaccio
  • Fundação: 1960

Ver ficha completa

Afonso Canavilhas
  • Próg. realizados 1569
  • Média Odds usadas 1.79
  • Próg. certos 814
  • Próg. errados 679
comments powered by Disqus

Últimos jogos