A Selecção Nacional depois da grande vitória no Euro 2016 volta a jogar amanhã, um jogo amigável, antes de começar a qualificação para o Mundial de 2018. Passado cerca de mês e meio os campeões da Europa voltam a entrar no relvado todos juntos mostrando a sua força e garra portuguesa frente à Selecção de Gibraltar. O jogo particular vai acontecer pelas 19h45 no estádio do Bessa, no Porto. O primeiro duelo para o Mundial de 2018 acontecerá dia 6 de Setembro frente à Suíça também as 19h45.

Hoje, os jogadores vão ter a cerimónia de imposição das insígnias da Ordem de Mérito, com a presença do Presidente da República, do Presidente da Federação Portuguesa de Futebol, Fernando Gomes e Presidente da Câmara do Porto. Todos os jogadores até mesmo os que não foram convocados, Cristiano Ronaldo e Ricardo Carvalho, estarão presentes na cerimónia.

No passado dia 26 que Fernando Santos divulgou a primeira lista de convocados depois da grande vitória no Euro 2016. Os convocados para este primeiros jogos foram:

Guarda-redes: Rui Patrício, Anthony Lopes e Eduardo;
Defesas: João Cancelo, Cédric, Pepe, Bruno Alves, José Fonte, Luís Neto, Raphael Guerreiro e Eliseu;
Médios: William; Danilo, João Moutinho, Adrien, André Gomes, João Mário e Renato Sanches;
Avançados: Rafa, Bernardo Silva, Nani, Quaresma, Éder e André Silva.

Ficaram então de fora nomes como Cristiano Ronaldo, Renato Sanches, Ricardo Carvalho e Vieirinha. Todos eles não foram chamados à selecção devido a lesões ou por não estarem completamente a 100%. Fernando Santos explicou à imprensa que, estando só agora a começar os campeonatos, o critério para escolher os jogadores se baseou em eles se encontrarem a treinar nos respectivos clubes. No entanto, será muito provável que estas escolhas se alterem. Depois de os jogadores recuperarem e terem mais jogos com a competições a decorrer, o selecionador não escondeu que o critério de escolha será outro.

ng7278932Uma das maiores surpresas desta convocatória é mesmo André Silva, avançando do FC Porto, que não esteve presente no Euro 2016 mas que tem mostrado grande potencial. No dragão, André Silva, tem marcado posição como sendo um grandes grandes figuras, o que despertou a atenção de Fernando Santos. Assim sendo, pela primeira vez, André Santos é convocado à Selecção Nacional e vai dividir o ataque com Éder. A vinda do jovem portista para a selecção é importante não só para o grupo mas também para o próprio crescimento do jogador.

No lugar de Cristiano Ronaldo, foi chamado Bernardo Silva que só não esteve presente no Euro 2016 devido a uma lesão de última hora. João Cancelo veio substituir Vieirinha depois de uma grande temporada no Valência e sendo considerado um dos principais jogadores do clube espanhol. Ricardo Carvalho deixou o seu lugar para o central Neto que neste momento ainda não tem clube para a temporada 2016/17.

Fernando Santos frisou que o seu grande objectivo neste momento é ganhar o Grupo B, constituído pelas Selecções da Suíça, Andorra, Ilhas Faroé, Letónia e Hungria, já que na qualificação para o Mundial só o primeiro lugar passa directamente para a próxima fase. O selecionador mostrou grande vontade de vencer e de lutar por um apuramento limpo, sem play-off e sem termos de estar a fazer as contas de matemática, como sempre acontece. Sendo nós a Selecção Campeã da Europa é normal que os nossos adversários tenham mais motivação, fazendo de tudo para nos vencer. No entanto, também depois do Euro 2016 os nossos jogadores estão muito confiantes e com certeza que vão dar-nos mais e mais alegrias.

Boas Apostas!