Hora de sorteio da Liga dos Campeões.

Portugal vai a jogo com 3 equipas: SL Benfica, FC Porto e Sporting CP. O único país que leva 3 equipas à Liga dos Campeões. Com mais equipas que Portugal, estão 3 países, todos com 4 equipas: Espanha, com Real Madrid, FC Barcelona, Atlético Madrid e Athletic Bilbao; Alemanha, com Bayern Munique, Schalke 04, Borussia Dortmund e Bayer Leverkusen; Inglaterra, com Chelsea, Arsenal, Manchester City e Liverpool.

Com menos equipas que Portugal estão Itália, França e Rússia, todos com 2 equipas e, depois, todos os outros países levam 1 única equipa: Ucrânia, Suíça, Grécia, Holanda, Turquia, Bélgica, Chipre, Bielorrússia, Bulgária, Eslovénia e Suécia.

Estes eram os Potes:

Pote 1: Real Madrid (Espanha); FC Barcelona (Espanha); Bayern Munique (Alemanha); Chelsea (Inglaterra); SL Benfica (Portugal); Atlético Madrid (Espanha); Arsenal (Inglaterra); FC Porto (Portugal).

Pote 2: Schalke 04 (Alemanha); Borussia Dortmund (Alemanha); Juventus (Itália); PSG (França); Shakhtar Donetsk (Ucrânia); Basileia (Suíça); Zenit (Rússia); Manchester City (Inglaterra).

Pote 3: Bayer Leverkusen (Alemanha); Olympiakos (Grécia); CSKA Moscovo (Rússia); Ajax (Holanda); Liverpool (Inglaterra); Sporting CP (Portugal); Galatasaray (Turquia); Athletic Bilbao (Espanha).

Pote 4: Anderlecht (Bélgica); AS Roma (Itália); APOEL Nicosia (Chipre); Bate Borisov (Bielorrússia); Ludogorets (Bulgária); Maribor (Eslovénia); AS Monaco (França); Malmö (Suécia).

Foi feito o sorteio e este ditou sortes diferentes para as equipas portuguesas, criando, também, uns grupos mais fortes que outros. Mas os dados foram lançados e agora é jogar com eles.

Estes foram os Grupos:

Grupo A: Atlético Madrid; Juventus; Olympiakos; Malmö.

Neste Grupo A há claramente 3 equipas para 2 lugares, partindo o Atlético Madrid e a Juventus à frente do Olympiakos. O Malmö é uma surpresa nesta Liga dos Campeões, mas não deve ambicionar mais que tentar chegar à Liga Europa.

Grupo B: Real Madrid; Basileia; Liverpool; Ludogorets.

Neste Grupo B há 2 equipas que são, à priori, as favoritas. Real Madrid e LIverpool são as equipas que se pensa que vão seguir em frente na prova, lutando o Basileia e o Ludogorets por um lugar na Liga Europa, levando, os suíços, clara vantagem sobre os búlgaros.

Grupo C: SL Benfica; Zenit; Bayer Leverkusen; AS Monaco.

Este Grupo C é um dos mais equilibrados, senão mesmo o mais equilibrado, desta edição da Liga dos Campeões. Qualquer uma das 4 equipas tem legitimas ambições de querer, e poder, continuar em prova. Supomos ser tão equilibrado que não é possível destacar uma das equipas. Só se pode falar do desinvestimento financeiro e desportivo do AS Monaco, do facto do Bayer Leverkusen ser uma equipa alemã, os actuais campeões do Mundo, do Zenit ser comandado pelo português André Villas-Boas, que já tinha dito preferir o Benfica ao Porto, e vir recheado de jogadores que já passaram pela Liga Portuguesa, e do SL Benfica, finalista da Liga Europa, ter renovado a equipa quase por completo. De destacar o facto de 3 destas equipas serem comandadas por treinadores portugueses.

Grupo D: Arsenal; Borussia Dortmund; Galatasaray; Anderlecht.

Neste Grupo D também há claramente 2 equipas que se posicionam à frente para continuar em prova, que são o Arsenal e o Borussia Dortmund, mas não é de esquecer a incógnita que é sempre o Galatasaray, capaz do melhor e do pior. Por último, o Anderlecht aparece um pouco à margem, mas é equipa para surpreender e desde ser eliminada, ir à Liga Europa ou continuar na Liga dos Campeões, tudo é possível.

Grupo E: Bayern Munique; Manchester City; CSKA Moscovo; AS Roma.

Neste Grupo E também há 3 equipas a querer lutar por 2 lugares, mas Bayern Munique e Manchester City terão clara vantagem sobre a AS Roma. Quanto ao CSKA Moscovo não deve poder ir além de disputar a Liga Europa com, muito provavelmente, a AS Roma.

Grupo F: FC Barcelona; PSG; Ajax; APOEL Nicosia.

Neste Grupo F há 2 equipas que irão disputar o primeiro lugar: o FC Barcelona e o PSG. Depois, ao Ajax e ao APOEL Nicosia não lhes restará outra coisa que lutar pelo lugar da Liga Europa. Mas atenção ao APOEL Nicosia que tem acumulado bastantes surpresas.

Grupo G: Chelsea; Schalke 04; Sporting CP; Maribor.

Neste Grupo G, as coisas também estarão mais ou menos definidas, com os 2 primeiros lugares para Chelsea e Schalke 04 e a Liga Europa para o Sporting CP. Mas a verdade é que a equipa portuguesa pode ter a ambição de lutar por 1 dos 2 primeiros lugares. Mas não pode, nem deve, descurar a importância do Maribor.

Grupo H: FC Porto; Shakhtar Donetsk; Athletic Bilbao; Bate Borisov.

Neste Grupo H, a sorte parecia sorrir ao FC Porto mas, vendo as outras equipas com mais atenção, o equilíbrio também é a nota dominante, porque tanto o Shakhtar Donetsk, como o Athletic Bilbao e o Bate Borisov têm legítimas aspirações a continuarem na Liga dos Campeões e o FC Porto não pode ficar descansado. Afinal, são 4 equipas a lutarem por 2 lugares, mesmo que haja uma ligeira vantagem da equipa portuguesa.

Este sorteio da Liga dos Campeões acabou por distribuir bastante bem as diferentes equipas pelos diferentes grupos onde, em cada um deles já são mais ou menos previsíveis quais as equipas a seguir em frente. Nos grupos de SL Benfica, em especial, e do FC Porto é que o equilíbrio entre as 4 equipas é maior, e onde é difícil fazer previsões.

Pode, assim, dizer-se que a sorte foi um pouco madrasta com SL Benfica e FC Porto, mas se no caso do Porto este terá alguma vantagem sobre as outras equipas, no caso do SL Benfica, estão, pelo menos, reunidas as condições para ver grandes jogos de futebol.

No caso do Sporting CP, tenha, ou não, ambições de continuar em prova, será muito difícil superar o Chelsea de José Mourinho e os alemães do Schalke 04, por isso é de esperar que Marco Silva tente fazer uma boa prova e apostar tudo na Liga Europa.

Mas na Liga dos Campeões tudo, e o seu contrário, pode acontecer e as surpresas não são assim tão raras.

Que venham, então, os jogos.

Boas Apostas!