Menu

Arsenal – Sunderland (Taça de Inglaterra)

Os Gunners começam a defesa do troféu este sábado, recebendo os Black Cats no Emirates. O Arsenal está isolado na liderança da Liga Inglesa e finalmente a equipa de Wenger parece ter todas as condições para atacar o título que escapa há tantos anos. O Sunderland navega águas profundas na tabela e será um adversário acessível, em condições habituais. Mas o Arsenal habituou-nos a apagões comprometedores quando tudo está de feição. Veremos se o clube do norte de Londres consegue contrariar a sua natureza.

Não abundam os troféus na história recente do Arsenal mas na Taça de Inglaterra a equipa orientada por Arsène Wenger é ganhadora. Venceu a competição em 2014 e 2015 e agora tentará o terceiro título consecutivo na prova. Não será fácil – o último a concretizar tal proeza foi o Blackburn Rovers, a meio dos anos oitenta do século passado – porque a grande prioridade do Arsenal para esta época é, indubitavelmente, o campeonato inglês. Os Gunners acabam de se isolar no topo da classificação, com quarenta e dois pontos, dois acima do Leicester e a três do Manchester City. Todos sabemos as vezes que o treinador francês foi confrontado com o facto de não vencer a Liga Inglesa há uma catrefada de anos – doze, para ser exata – e desta vez não há desculpa nenhuma que o safe. Os principais concorrentes seguem atrás e estão, na melhor das hipóteses – inconsistentes. O clube fez um investimento considerável em tempos recentes para dotar a equipa não só de talento jovem mas também de nomes consolidados como Ozil, Alexis Sánchez ou Petr Cech.

O guarda-redes é uma das figuras em destaque nesta antecipação do encontro da Taça. Ao serviço do Chelsea Cech venceu por quatro vezes esta prova e manifesta grade apreço por jogar a Taça de Inglaterra, onde o ambiente é sempre especial e se tem o privilégio de jogar a final em Wembley. O realce não se prende apenas com a experiência demostrada mas na discussão quanto à sua utilização nesta terceira ronda. A verdade é que Wenger tem vindo a aliviar a carga de treinos dos titulares mais utilizados e até deu dois dias de folga à equipa, depois do jogo de sábado. Física e mentalmente o acumular dos jogos em dezembro e neste início de ano pode ser altamente desgastante. Assim, é natural que o técnico opte por descansar alguns desses elementos com mais minutos nas pernas e o guarda-redes faria parte dessa lista. Mas a sua motivação especial, aliada às fracas prestações que Ospina teve esta época, podem fazer dele uma exceção.

Alexis está perto de regressar em pleno mas o mais expetável é que seja poupado para o jogo a meio da semana, que leva os Gunners a Anfield, podendo entrar alguns minutos neste compromisso da Taça para ganhar andamento.

Onze Provável: Cech – Bellerín, Mertesacker, Gabriel Paulista, Gibbs – Kamara, Flamini – Campbell, Giroud, Iwobi, Walcott.

taça de inglaterraEm polos opostos da classificação, Sunderland e Arsenal partilham uma coisa essencial. A Liga Inglesa é a grande prioridade de ambas as equipas. Os Black Cats, agora sob a orientação do experiente Sam Allardyce, estão no penúltimo lugar, com apenas quinze pontos, e têm que fazer de tudo para sobreviver na primeira divisão inglesa. A Taça de Inglaterra pode ser uma distração bem-vinda, do ponto de vista anímico, mas também pode ser uma daquelas situações em que se dispersam recursos e energia que pode vir a faltar naquilo que é vital.

No fim de semana o Sunderland bateu o Aston Villa por 3 a 1. Não sei se a série de cinco derrotas consecutivas ficou definitivamente para trás, como pior fase da equipa, mas pelo menos foi interrompida, o que já é um excelente sinal. É verdade que o calendário não ajudou, já que alinhou adversários que, à partida, tornavam complicado amealhar pontos. Arsenal, Watford, Chelsea, City e Liverpool não cederam pontos.

Onze Provável: Mannone – Jones, Yedlin, Brown, Van Aanholt – M’Vila – Johnson, Cattermole, Rodwell, Borini – Defoe.

Arsenal 3-1 Sunderland Premier League 2015/16
Arsenal 0-0 Sunderland Premier League 2014/15
Arsenal 4-1 Sunderland Premier League 2013/14
Arsenal 0-0 Sunderland Premier League 2012/2013
Arsenal 2-1 Sunderland Premier League 2011/2012

As insuficiências defensivas dos Black Cats têm-se evidenciado sobretudo nas deslocações, tendo concedido dezasseis golos nos últimos cinco jogos fora. Os resultados também refletem essas dificuldades acrescidas quando o clube visita terrenos alheios: oito derrotas nas dez viagens mais recentes. Por seu lado, os Gunners são reis no Emirates. Nos confrontos entre as duas equipas os londrinos saem claramente a ganhar, tendo ganho cinco dos últimos seis. O Sunderland não vence em casa do Arsenal desde 2002, nessa altura também num jogo da Taça, mas da Liga.

Prognóstico Odd Casa Erro
1ª Parte: Menos de 1.5 golos 2.15 Betrally
arsenal
Arsenal
  • País: Inglaterra
  • Estádio: Emirates
  • Cidade: Londres
  • Fundação: 1886

Ver ficha completa

sunderland
Sunderland
  • País: Inglaterra
  • Estádio: Stadium of Light
  • Cidade: Sunderland
  • Fundação: 1879

Ver ficha completa

Justa Barbosa
Justa Barbosa
  • Próg. realizados 1899
  • Média Odds usadas 2.21
  • Próg. certos 797
  • Próg. errados 1075
comments powered by Disqus

Últimos jogos