Menu

Arouca – Nacional da Madeira (Liga NOS)

O Arouca e o Nacional da Madeira medem forças este Domingo no Estádio Municipal do Arouca, num embate a contar para a 32ª jornada da Liga NOS. Com apenas 1 derrota nos últimos 12 jogos consecutivos, a equipa da casa está perto de fazer história, para isso, precisa de assegurar o 5º lugar na tabela de classificação geral, algo que seria a sua melhor classificação de sempre no campeonato português. Já o Nacional da Madeira pouco tem a fazer nesta recta final da competição, tendo a manutenção mais que assegurada, mas demasiado longe para ainda lutar por um lugar de acesso à Europa.

Arouca ocupa o 5º lugar na tabela de classificação geral com 49 pontos, fruto de 12 vitórias, 13 empates e 6 derrotas, com parciais de 41 golos marcados e 35 golos sofridos. Esta tem vindo a ser uma excelente temporada realizada pelos pupilos de Lito Vidigal, chegando aqui com apenas 1 derrota nos últimos 12 jogos oficiais e ocupando um lugar de acesso à Liga Europa com 3 pontos acima do 6º classificado Rio Ave. Contudo, ainda com 3 jogos por disputar, os Arouquenses não podem escorregar em nenhum dos encontros que se seguem, tendo no entanto uma deslocação complicada ao território do Estoril Praia, na próxima jornada. Fora da Taça da Liga logo desde a fase de Grupos, e fora da Taça de Portugal, eliminado nos quartos de final pelo SC Braga, este conjunto aos comandos de Lito Vidigal pode concentrar-se com todas as suas forças nesta recta final do campeonato português, apresentando argumentos interessantes tanto ofensivamente, como defensivamente. Os Arouquenses mostram um bom registo caseiro, não perdendo à 6 embates consecutivos dentro de portas, em todos os 15 jogos aqui disputados no campeonato português, estes venceram em 7 ocasiões, empataram 5 vezes e perderam os 3 restantes jogos, tendo marcado 23 golos e sofrido 16 no processo, em média, praticamente 1 golo sofrido por jogo.

Nos seus últimos 5 jogos oficiais, o Arouca apresenta um histórico de 2 vitórias, 2 empates e 1 derrota. Esta sequência de resultados iniciou-se com uma derrota por 5-1 em terreno do Sporting. Seguiu-se uma vitória por 3-2 na recepção à Académica, um empate por 0-0 em terreno do Boavista, um empate por 0-0 na recepção ao Rio Ave, e na última jornada, uma vitória por 1-2 em terreno do Marítimo. Ao que tudo indica, Lito Vidigal pode contar com 100% do seu plantel.

Onze Provável: Bracalli – Lima, Basto, Jubal, Albin – Coelho, Adilson, Simão – Rodrigues, Gonzáles, Mateus.

Liga NOSNacional da Madeira, por sua vez, ocupa o 9º lugar com os mesmos 37 pontos que o 10º classificado Belenenses, fruto de 10 vitórias, 7 empates e 14 derrotas, com parciais de 37 golos marcados e 47 golos sofridos. Os Insulares chegam aqui com 2 derrotas consecutivas e com apenas 1 vitória no espaço de 4 jogos, tendo já a sua situação praticamente definida, sendo que deve ficar a meio da tabela de classificação geral, mais ou menos perto deste 9º lugar que ocupa, visto que conta já com 9 pontos de distância dos lugares de acesso às competições europeias, e tem a manutenção já mais que garantida, o que os faz entrar nesta recta final do campeonato apenas para cumprir calendário.

Tal como o seu oponente em jogo, este conjunto aos comandos de Manuel Machado foi eliminado da Taça da Liga na fase de grupos, e posto fora da Taça de Portugal nos quartos de final, às mãos do Gil Vicente da 2ª Liga, e foi mesmo após 2 jornadas de ter sido eliminado da Taça de Portugal que este conjunto começou a somar bons resultados e a afastar-se da zona de relegação. Tendo em conta as suas dificuldades defensivas, os pupilos de Manuel Machado optam por um estilo de jogo mais cauteloso, apostando forte nos contra-ataques, movimentação onde se destaca Salvador Agra. O melhor marcador do conjunto é Tiquinho Soares, com 9 golos apontados no campeonato português. Importa frisar que a jogar fora de portas, os Insulares são um conjunto com graves dificuldades em somar pontos, visto que nos 15 embates disputados no campeonato português na condição de visitante, estes conseguiram apenas vencer 2 encontros, empatando 4 e perdendo os restantes 9, tendo apenas marcado 10 golos e sofrido 25.

Nos seus últimos 5 jogos oficiais, o Nacional da Madeira apresenta um histórico de 2 vitórias e 3 derrotas. Esta sequência de resultados iniciou-se com uma vitória por 3-2 na recepção ao Vitória de Guimarães. Seguiu-se uma derrota por 2-0 em terreno do Marítimo, uma vitória por 4-1 na recepção ao Estoril Praia, uma derrota por 4-0 em terreno do FC Porto, e na última jornada, uma derrota por 0-1 na recepção ao Moreirense. André Moreira e Ricardo Campos são baixas confirmadas, ambos lesionados, ficando ainda em dúvida a presença de Nilson e Kisley, condicionados.

Onze Provável: Silva – Aurélio, Belkaroui, Rui Correia e Sequeira – Ghazal, Bonilha e Washington – Agra, Tiquinho Soares e Witi.

Em toda a história existiram apenas 6 confrontos directos, tendo o Arouca vencido 2 partidas e empatado em 3 ocasiões. O Nacional da Madeira venceu apenas 1 jogo.

Nacional 2-2 Arouca
Liga NOS 2015/16
Arouca 3-3 Nacional
Liga NOS 2014/15
Arouca
1-0
Nacional
Taça da Liga 2014/15
Nacional 2-0 Arouca
Liga NOS 2014/15
Arouca 1-1 Nacional
Liga 2013/14
Nacional 0-1 Arouca
Liga 2013/14

O Arouca encontra-se então em grande forma e recebe um Nacional sem objectivos no campeonato português e ainda com um fraco registo forasteiro, sendo de esperar que a equipa da casa não perca. Os Arouquenses estão motivados em assegurar o 5º lugar e têm condições para isso, e embora não seja de esperar um jogo fácil, os 3 pontos estão nas mãos dos homens de Lito Vidigal.

Prognóstico Odd Casa Sucesso
Vitória do Arouca 1.90 Betrally
arouca
Arouca
  • País: Portugal
  • Estádio: Municipal de Arouca
  • Cidade: Arouca
  • Fundação: 1951

Ver ficha completa

nacionaldamadeira
Nacional da Madeira
  • País: Portugal
  • Estádio: Estádio da Choupana
  • Cidade: Funchal
  • Fundação: 1910

Ver ficha completa

Fabio Mota
Fabio Mota
  • Próg. realizados 1852
  • Média Odds usadas 1.83
  • Próg. certos 966
  • Próg. errados 787
comments powered by Disqus

Últimos jogos