Na quinta-feira à noite, e na madrugada desta sexta-feira, disputaram-se os jogos de qualificação ao Mundial 2018 da América do Sul, com os habituais Uruguai e Brasil a venceram, enquanto que uma Argentina sem Leo Messi volta a ficar a pelo caminho.

Goleada Canarinha

Brasil bem organizado goleia Bolívia.

Philippe Coutinho e Neymar a celebrarem um dos golos da partida.

O Brasil goleou na madrugada de sexta-feira a selecção da Bolívia num jogo de sentido único, onde a selecção visitante não conseguiu acertar uma única vez na baliza de Alisson. Os pupilos de Tite apontaram então uma pesada goleada por 5-0, com Neymar a inaugurar o marcador aos 11 minutos, assistindo ainda Luis Filipe e Gabriel Jesus, aos 39 e 44 minutos. Philippe Coutinho e Roberto Firmino foram os autores dos restantes golos. Este triunfo deixou a selecção Canarinha em 2º lugar com apenas 1 ponto a menos que o líder Uruguai, e com 2 pontos de vantagem sobre o 3º Equador.

Cavani em grande na vitória do Uruguai

Cavani bisa na partida, e lidera a lista de melhores marcadores com 7 golos.

Cavani bisa na partida, e lidera a lista de melhores marcadores com 7 golos.

O Uruguai mantém-se na liderança da tabela desta fase de qualificação Sul Americana, liderando agora com 19 pontos, 1 a mais que o 2º classificado Brasil. Também durante a madrugada de sexta-feira, o Uruguai recebeu a última classificada Venezuela num jogo de sentido único, com os venezuelanos a fazerem Muslera mexer-se apenas uma vez durante toda a partida. Nicolás Lodeiro inaugurou o marcador aos 29 minutos, com assistência de Luis Suárez. Logo no início da 2ª parte, Cavani começou o show, apontando o 2-0 e, já em vantagem numérica com a expulsão de Oswaldo Vizcarrondo aos 65 minutos, apontou o 3-0 também com assistência de Luis Suárez. Edison Cavani é o melhor marcador desta fase de qualificação, com 7 tentos assinalados, e Luis Suárez o jogador com mais assistências feitas (5).

Argentina sem Messi cai no Peru

Christian Cueva a marcar o pénalti que garantiu o empate ao Peru.

Christian Cueva a marcar o pénalti que garantiu o empate ao Peru.

Depois de empatar por 2-2 com a última classificada Venezuela, a Argentina teve de voltar a desiludir ao empatar agora com 8º classificado Peru, também por 2-2. Foi um jogo com várias oportunidades de golo para os dois lados, com o Peru a ser quem usufruiu de mais ocasiões de golo durante toda a partida. Ainda assim, os argentinos estiveram em vantagem por duas vezes na partida, marcando o 1-0 através de Funes Mori, e depois de Paolo Guerrero empatar para a equipa da casa, Higuaín faz o 2-1 para a Albiceleste. Contudo, Christian Cueva faz o 2-2 para o Peru aos 84 minutos de grande penalidade. Nos únicos 3 jogos em que Messi jogou pela selecção, a Argentina venceu sempre. Sem ele, venceu apenas 1.

Outras curtas da jornada

  • O Bicampeão em título da Copa América perdeu novamente nesta fase de qualificação, desta vez em casa do Equador, com os equatorianos a subirem para 3º lugar, e o Chile a ficar já muito longe dos lugares de qualificação.
  • A Colômbia conseguiu vencer no Paraguai por 0-1, com golo de Edwin Cardona mesmo em cima do apito final, aos 90+1 minutos de jogo. A Colômbia subiu para o 5º lugar, agora com 16 pontos.

Boas Apostas!