Menu

Andy Murray – Stanislas Wawrinka (World Tour Finals)

Encontro do tudo ou nada para Andy Murray e Stan Wawrinka. Não há outra opção: o vencedor segue para a semifinal, no segundo lugar do grupo Ilie Nastase, e o derrotado termina por aqui a sua passagem na O2 Arena. O escocês levou um inesperado banho de bola frente a Nadal, na ronda anterior, e acusou fortemente falta de frescura física. O suíço começou mal a partida com Ferrer mas foi capaz de reentrar no jogo e reverter um desvantagem de 5-2 para vencer o primeiro set e quebrar a confiança do espanhol. Há uma vaga para a fase seguinte das World Tour Finals disponível para o vencedor.

Para os outros tenistas presentes em Londres este é o esforço final e no máximo a partir de domingo entram de férias. Andy Murray ainda tem muito que tratar antes do merecido descanso. Na próxima semana o Reino Unido disputa com a Bélgica a final da Taça Davis e ele é a peça fundamental da engrenagem britânica. Mas antes disso tem que vencer Wawrinka para marcar presença nas meias-finais das World Tour Finals. Não há alternativa. Depois da derrota com Rafa Nadal na quarta-feira (6-4, 6-1), o escocês só se mantém em prova se bater o suíço.

No primeiro jogo Murray esforçou-se para bater David Ferrer. É consensual que o espanhol dá muita luta mas apesar de um momentâneo período de menor concentração o escocês conseguiu traduzir a sua superioridade no marcador e venceu a partida em sets diretos (6-4, 6-4). Com Rafael Nadal o encontro começou da mesma forma, com muita vontade dos dois lados – nem sempre a mesma eficácia – mas à medida que a partida avançava Murray ia baixando a intensidade e o espanhol descobrindo a sua consistência. O ex-número parece estar de volta. Pode nunca mais voltar a ser o Nadal dominador de outros tempos mas também já não é aquela sombra que questiona tudo o que sabe em court. Andy acusou muito a falta de frescura física. O britânico fez oitenta e sete encontros competitivos esta temporada (74-13), uma enormidade, e tem estado a treinar intensivamente, inclusive em terra batida, com vista à final da Davis. Em alguma altura, mesmo alguém obcecado com a preparação física, teria que apresentar quebras. Quando as coisas começam a não correr de feição tudo pode piorar rapidamente. Murray serviu muito mal: apenas trinte e sete por cento de pontos no primeiro serviço, quatro duplas faltas. Nada disto ajuda.

ATP FinalsStanislas Wawrinka não estava nos seus melhores dias quando defrontou Nadal na primeira ronda e o adversário aproveitou para fechar o encontro a seu favor rapidamente, sem necessidade de um terceiro set (6-3, 6-2). Contra David Ferrer o suíço também não entrou da melhor forma e o aguerrido veterano não perdeu tempo a encosta-lo às cordas. Wawrinka esteve a perder por 5-2 no primeiro parcial mas encontrou uma saída. O problema de Ferrer esta temporada tem sido o serviço. Quando corre mal corre mesmo muito mal. O primeiro ponto de set foi anulado com uma dupla falta do espanhol e com ele também se foi a confiança do tenista espanhol. Ao ceder a vantagem e o set com esses erros ficou abalado e o segundo set foi uma oportunidade para Wawrinka exibir o seu domínio (7-5, 6-2). Ao fim de uma hora e meia a sorte de Ferrer na prova estava determinada e o suíço mantinha em aberto a possibilidade de chegar à semifinal. Basta – é modo de dizer – que vença o número dois do mundo.

2014 Abu Dhabi Murray 2   6 6
Wawrinka 0 3 4
2013 US Open Wawrinka 3   6 6 6 QF
Murray 0 4 3 2
2013 Monte Carlo Wawrinka 2   6 6 R16
Murray 0 1 2
2012 Tokyo (Open do Japão) Murray 2   6 3 6 QF
Wawrinka 1 2 6 2
2012 Jogos Olímpicos Londres Murray 2   6 6 1R
Wawrinka 0 3 3

Murray e Wawrinka defrontaram-se por quinze vezes e o escocês leva vantagem com nove vitórias contra cinco do suíço. Mas nos últimos anos o equilíbrio tem sido a nota dominante. Stan, nos dias bons, pode roubar os holofotes até a Djokovic; Andy, em forma e concentrado, tem todas as condições para seguir em frente. Duvido que isto se resolva apenas em dois sets.

Prognóstico Odd Casa Retorno
Mais de 23 jogos 1.90 Betrally
Andy Murray
Andy Murray
  • País: Inglaterra
  • Estádio:
  • Cidade:
  • Fundação:

Ver ficha completa

Stanislas Wawrinka
Stanislas Wawrinka
  • País: Suíça
  • Estádio:
  • Cidade:
  • Fundação:

Ver ficha completa

Justa Barbosa
Justa Barbosa
  • Próg. realizados 1788
  • Média Odds usadas 2.22
  • Próg. certos 749
  • Próg. errados 1010
comments powered by Disqus

Últimos jogos