Apesar de ser o representante asiático com o maior número de participações (9), a Coreia do Sul nunca tinha vencido um jogo até organizar o Mundial em 2002, em parceria com o Japão. O triunfo veio logo na estreia, contra a Polónia, e foi seguido de um empate com os EUA e uma vitória sobre Portugal, o que garantiu ao país a sua primeira classificação para a segunda fase do torneio. Em seguida, os sul-coreanos bateram a Itália e Espanha e chegaram às meias-finais, que perderam para a Alemanha. Já em 2010, a seleção fez história ao passar da fase de grupos pela primeira vez em solo estrangeiro, mas acabou eliminado pelo Uruguai já nos oitavos-de-final. Nas restantes participações (1954, 1986, 1990, 1994, 1998 e 2006) não passaram da fase de grupos.

coreia1

O selecionador, Hong Myung-Bo de 45 anos, realizou uma grande aposta na renovação da Coreia do Sul e apostou em jovens como Son Heung-Min e Koo Ja-Cheol, que atuam a grande nível na Alemanha. A braçadeira de capitão mudou de dono, com Lee Chung-Yong (Bolton) a liderar a equipa e Kim Shin-Wook e Lee Keun-Ho, têm a função de marcar golos. Atualmente ocupa a 55ª posição do Ranking FIFA, segunda pior posição das seleções classificadas para o Mundial, depois da Austrália (59ª).

Factos importantes

Melhor Resultado Campeonato do Mundo – Quarto (2002)
Melhor Resultado Campeonato Asiático – Vencedor (1956, 1960)
Melhor Marcador – Cha Bum-Kun (55 golos – 1972 a 1986)
Mais Internacionalizações – Hong Myung-Bo (136 internacionalizações – 1990 a 2002)
Estrelas do Passado – Cha Bum-Kun, Hong Myung-Bo e Park Ji-Sung
Selecionador – Hong Myung-Bo
Capitão – Lee Chung-Yong

Convocatória

Estes são os 23 eleitos pelo selecionador, Hong Myung-Bo, para representar as cores da Coreia do Sul, no Mundial 2014:

Guarda-Redes

Jung Sung-Ryeong (Suwon Bluewings)

Kim Seung-Gyu (Ulsan Horang-i)

Lee Bom-Young (Busan I’Park) 

Defesas

Kim Jin-Soo (Albirex Niigata)

Yun Suk-Young (QPR)

Kim Young-Kwon (Guangzhou)

Hwang Seok-Ho (Sanfrecce Hiroshima)

Hong Jeong-Ho (Augsburgo)

Kwak Tae-Hwi (Al Hilal)

Lee Yong (Ulsan Horang-i)

Kim Chang-Soo (Kashiwa Reysol)

Médios

Ki Seung-Yeung (Sunderland)

Ha Dae-Sung (Beijing Guoan)

Han Kook-Young (Kashiwa Reysol)

Park Jung-Woo (Guangzhou R&F)

Kim Bo-Kyoung (Cardiff City)

Lee Chung-Yong (Bolton Wanderers)

Ji Dong-Won (Augusburg)

Avançados

Koo Ja-Cheol (Mainz)

Lee Keun-Ho (Sangju Sangmu)

Park Chu-Young (Arsenal)

Kim Shin-Wook (Ulsan Horang-i)

Son Heung-Min (Bayer Leverkusen)

A grande ausência dos convocados da Coreia do Sul é o seu melhor jogador dos últimos anos, Park Ji-Sung, que aos 33 anos já não tem o fulgor e a velocidade de outros tempos.

Equipa-tipo

coreia2

“Jogador Chave”

Son Heung-Min – 21 anos – Bayer Leverkusen

Coreia2 SonHeung-MinO jovem avançado, formado no FC Seoul e Hamburgo, realizou uma excelente temporada ao serviço do Bayer Leverkusen. Marcou 10 golos na Bundesliga e mais 2 na Taça da Alemanha. Em 2013, foi considerado o 3º melhor jogador asiático a jogar no estrangeiro, atrás dos consagrados japoneses Yuto Nagatomo (Inter Milão) e Keisuke Honda (CSKA Moskva). As suas maiores virtudes são a capacidade de drible, a sua velocidade e uma grande veia goleadora. Para além de marcar muitos golos, também as suas assistências têm feito a delícia dos adeptos alemães. Na seleção pode jogador a ponta-de-lança ou médio-ofensivo (2º avançado) e todos esperam que espalhe ´magia’ pelos relvados brasileiros. Já representou a sua seleção em 23 jogos e marcou 6 golos.

Jogos da Primeira Fase

DATA

LOCAL

JOGO

17/06/2014

Arena Pantanal

  Rússia

X

  Coreia do Sul 

22/06/2014

Estádio Beira-Rio

  Coreia do Sul 

X

  Argélia

26/06/2014

Arena São Paulo

  Coreia do Sul 

X

  Bélgica

A Coreia do Sul inicia o Mundial com uma ‘prova de fogo’, frente à forte equipa russa. Terá que ser uma equipa pressionante, não permitindo que os criativos da Rússia controlem o meio-campo, e partir rapidamente para o contra-ataque em busca do golo.
Embora sejam duas equipas do mesmo nível, a equipa asiática apresenta melhores jogadores, com boa capacidade técnica e grande cultura tática. Como é hábito nas equipas asiáticas, existe um grande espirito de união e todos trabalham para alcançar os objetivos coletivos.
No último jogo, os guerreiros de Taegeuk poderão beneficiar dos resultados positivos da Bélgica. Para isso terão que jogar de ‘igual para igual’ com a equipa europeia, com o intuito de garantir a presença nos oitavos-de-final. Veremos se a inexperiência da Coreia do Sul, fruto da muita juventude, consegue vencer a maior qualidade dos jogadores belgas (que atuam nas melhores equipas europeias).

Qualificação para o Mundial

2ª Fase – Grupo B

DATA

JOGO 

CLASSIF.

02 Setembro 2011

Coreia Sul

6 – 0

Líbano

Coreia Sul

Líbano 

Kuwait

EmiratosAU

13

10

8

3

06 Setembro 2011

Kuwait

1 – 1

Coreia Sul

11 Outubro 2011

Coreia Sul

2 – 1

Emiratos AU

11 Novembro 2011

Emiratos AU

0 – 2

Coreia Sul

15 Novembro 2011

Líbano

2 – 1 

Coreia Sul

29 Fevereiro 2012

Coreia Sul

2 – 0

Kuwait

Antes de confirmar a sua oitava participação consecutiva no Campeonato do Mundo da FIFA, a Coreia do Sul chegou a ter a qualificação seriamente ameaçada em duas ocasiões. Os sul-coreanos sofreram muito ao longo da fase de qualificação pois apresentam uma equipa muito jovem e em plena renovação. Na segunda fase, os jogos fora de casa iam complicando as contas dos sul-coreano e, após a derrota com o Líbano (2-1), o técnico Cho Kwang-Rae foi substituído por Choi Kang-Hee.

3ª Fase – Grupo A

DATA

JOGO 

CLASSIF.

08 Junho 2012

Qatar

1 – 4

Coreia Sul

Irão

Coreia Sul

Uzbequistão

Qatar 

Líbano 

16

14

14

7

5

12 Junho 2012

Coreia Sul

3 – 0

Líbano

11 Setembro 2012

Uzbequistão

2 – 2

Coreia Sul

16 Outubro 2012

Irão

1 – 0

Coreia Sul

26 Março 2013

Coreia Sul

2 – 1

Qatar

04 Junho 2013

Líbano

1 – 1

Coreia Sul

11 Junho 2013

Coreia Sul

1 – 0

Uzbequistão

18 Junho 2013

Coreia Sul

0 – 1

Irão

A terceira fase foi muito semelhante à anterior, com a Coreia do Sul a preocupar os seus adeptos após empatar com Uzbequistão e Líbano e perder com o Irão.
Com a vitória em casa sobre os uzbeques por 1-0 no penúltimo jogo, a seleção deu uma ‘guinada’ na competição, mas, após a derrota pelo mesmo resultado frente ao Irão, os sul-coreanos tiveram que esperar o fim da goleada do Uzbequistão sobre o Qatar por 5-1 para confirmarem a qualificação direta, graças a um melhor saldo de golos.
Conseguiram marcar 27 golos e sofreram 11, onde se destacou Park Chu-Young com 6 golos.

Odd de valor

A Coreia do Sul apresenta boas possibilidades de se apurar para os oitavos-de-final, logo a odd Para qualificação está com muito valor.

coreia4

Boas apostas!