Menu

Altach – Vitória de Guimarães (Liga Europa)

O Vitória Sport Clube inicia a temporada oficial em contexto europeu, com a disputa da terceira pré-eliminatória de acesso à fase de grupos da Liga Europa. Em Innsbruck, na Áustria, os vitorianos enfrentam o Altach, equipa que surpreendeu ao terminar a última edição da Austrian Bundesliga no terceiro lugar.

O Altach chega a esta terceira pré-eliminatória da Liga Europa na sequência de um marco histórico. Ascendeu ao principal escalão em 2014/15 e foi a primeira equipa vinda da Erste League a conseguir ficar no terceiro lugar da pauta classificativa no primeiro ano de Bundesliga. Em estreia absoluta nestas lides, o objetivo do Altach para a atual temporada passa por rubricar um campeonato tranquilo, sendo que repetir o feito da última temporada não será tarefa fácil.

A estreia na Austrian Bundesliga 2015/16 não foi a pretendida, uma vez que o Altach foi derrotado por 2-1 na deslocação ao estádio do SV Grodig. Nos jogos de pré-temporada, duas derrotas e outras tantas vitórias. Venceu o Alberschwende por 0-5 e o Lafnitz por 2-1, perdendo para os dois adversários suíços: 3-0 frente ao Grasshopers; 3-1 diante do St. Gallen. O treinador Damir Canadi mantém-se à frente da equipa que tem no experiente avançado de 34 anos Hannes Aigner uma das suas referências – marcou na 1ª jornada da Bundesliga austríaca.

De entre as saídas, importa destacar a ida de Ismael Tajouri para o Áustria de Viena, extremo-esquerdo de 21 anos que exerceu grande influência no esquema do Altach na última temporada. É, por isso, uma saída a ter em conta ao analisar esta equipa. Riverola, Gercaliu, Kovacec, Precirep, Bodul e Brandner também abandonaram a equipa. Para compor o plantel 2015/16 e atacar a fase preliminar da Liga Europa, o clube esteve no mercado e garantiu cinco reforços: Schilling, Barrera, Hofbauer, Harrer e Muller.

Onze provável: Lukse – Lienhart, Zwischenbrugger, Ortiz, Zech – Roth, Netzer, Salomon, Hofbauer – Harrer, Aigner.

liga europaO Castelo volta a engalanar-se para receber a Liga Europa. Para o comando técnico do Vitória de Guimarães – agora sem Vitória, que assumiu o cargo no Benfica – a solução foi encontrada a nível interno. Armando Evangelista, que orientava a equipa B, tomou as rédeas de uma formação que viu pelo menos duas das principais figuras partirem mas tem recrutado alguns jogadores interessantes. Bernard Mensah (Atlético de Madrid) e André André (FC Porto) já não militam no emblema da “Cidade Berço”. Sami e Ivo Rodrigues terminaram o período de empréstimo e não permaneceram no clube, bem como Nii Plange.

Para encarar a nova época, os “conquistadores” garantiram pelo menos três reforços de maior nomeada: Tozé, que esteve emprestado pelo Porto ao Estoril, Licá, que na última temporada atuou no Rayo, e ainda Henrique Dourado, avançado brasileiro que tem gerado grande expectativa. Este último terá concorrência do também brasileiro Bruno Mendes, que chegou do Maldonado uruguaio. Santiago Montoya, médio de caraterísticas ofensivas, chega emprestado pelo Vasco da Gama. O lateral ex-Benfica Bruno Gaspar permanece no Castelo e, para a ala contrária, chegou Tyler Boyd do Wellington Phoenix. O central Pedro Henrique é reforço para o setor recuado. A aposta na “prata da casa” mantém-se, com a ascensão de vários atletas da equipa B ao plantel principal. João Vigário é um dos rostos dessa aposta, ele que esteve em bom plano nos amigáveis disputados.

Na pré-época, o Vitória de Guimarães participou no Troféu Cidade da Mealhada, competição na qual venceu o Pampilhosa por 2-0 e empatou frente ao Académico de Viseu a zero. Na apresentação do Fenerbahçe, em solo turco, os vimaranenses saíram derrotados por 3-1. Já diante do Arouca e do União, os comandados de Armando Evangelista venceram, respetivamente, por 1-0 e 2-1.

Para o encontro frente ao Altach, destaque para a ausência do central Josué Sá dos convocados. Ao que tudo indica, o jovem jogador poderá estar perto de rumar a outras paragens.

Onze provável: Douglas – Pedro Correia, João Afonso, Moreno, Luís Rocha – Cafú, Montoya, Tozé – Alex, Valente, Tomané.

Numa fase ainda prematura da temporada, o Altach procura almejar a solidez que lhe foi característica na temporada anterior e o Vitória de Guimarães quer voltar a apresentar um futebol atraente, à semelhança daquilo que fez na primeira metade da época. Embora jogue em casa, o Altach provavelmente terá dificuldades em assumir o jogo. Numa primeira fase, é expectável que as equipas comecem por se estudar mutuamente sem que se prestem a grandes riscos. A determinada altura, caso o nulo se mantenha, é provável que seja os donos da casa assumam o risco e adoptem outra postura.

Prognóstico Odd Casa Erro
Menos de 2.5 golos 1.67 Dhoze
SC Altach
SCR Altach
  • País: Áustria
  • Estádio:
  • Cidade: Altach
  • Fundação: 1929

Ver ficha completa

guimaraes
Vitória de Guimarães
  • País: Portugal
  • Estádio: D. Afonso Henriques
  • Cidade: Guimarães
  • Fundação: 1922

Ver ficha completa

Afonso Canavilhas
  • Próg. realizados 1571
  • Média Odds usadas 1.79
  • Próg. certos 815
  • Próg. errados 679
comments powered by Disqus

Últimos jogos