Menu
  • 07 setembro
  • 19:45
  • Dhoze

Albânia – Portugal (Euro 2016)

Continuar a falar de jogos decisivos no Grupo I pode soar a exagero, mas a verdade é que, com Portugal, Dinamarca e Albânia tão próximos na tabela classificativa, o mais provável parece ser que as decisões apenas fiquem clarificadas nas duas últimas jornadas. Para a Albânia, como o seu técnico reconheceu, um empate é um bom resultado. Colocaria a equipa à frente da Dinamarca que será o adversário que os albaneses terão em mira para conseguir garantir o apuramento direto. Para Portugal, uma vitória deixaria as contas bem mais claras, com quatro pontos de vantagem sobre os albaneses, mas aquilo que Fernando Santos quererá, acima de tudo, garantir, é que a sua equipa não regressa a casa sem estar no primeiro lugar. Ou seja, o pontuar como mínimo.

A Albânia não conta com derrotas nesta fase de grupos, mas depois de empatar a zero com a Dinamarca, sabe agora que em igualdade pontual, são os dinamarqueses a ter vantagem. Daí que procurarão já nesta segunda-feira somar o ponto que lhes poderá oferecer o segundo lugar na tabela do Grupo I. Para De Biasi, estar nesta luta é uma evolução fantástica para aquilo que era o habitual trajeto dos albaneses nas provas europeias, registando-se que tudo começou com uma excelente vitória em Portugal, beneficiando posteriormente da fragilidade da Sérvia e dos incidentes no jogo realizado nesse país para manter muito alta a sua carreira nesta prova. Agora, bem próxima de conseguir o feito de terminar em posição de apuramento para um Europeu de futebol, a Albânia crê possível escapar ao mata-mata do playoff, onde um mau sorteio poderia acabar por condenar as esperanças da equipa. Mantendo o seu jogo de controlo de bola e passes em busca de espaço nas costas da defensivas adversária, o grande teste de De Biasi será, mesmo, conseguir parar Cristiano Ronaldo.

Onze Provável: Berisha – Djimsiti, Cana, Arlind Ajeti, Agolli – Kukeli – Gashi, Xhaqa, Abrashi, Lenjani – Cikalleshi.

Euro 2016Com Fernando Santos, Portugal conseguiu voltar a cumprir os mínimos para ter uma qualificação sossegada, mas tem ainda que conseguir somar mais duas vitórias para fechar, definitivamente, as contas do seu apuramento. A aposta do Engenheiro passou por recuperar para a equipa das Quinas uma série de jogadores com enorme experiência e que conseguem cumprir um plano que já era notório nos últimos anos de Paulo Bento, apostando tudo na capacidade de decisão de Cristiano Ronaldo, tentando não sofrer golos que comprometam as ambições da equipa. Com um plano de jogo pobre, Portugal posiciona-se como uma equipa organizada e que tenta, então, jogar no erro do adversário. O seu esquema até poderá dar-lhe algumas esperanças contra equipas mais fortes, mas frente a adversários como a Albânia, que estará, também ela, na expetativa, poderá ocasionar um jogo sem grande história. Se ao técnico albanês agrada o empate e o português tem como objetivo mínimo pontuar, há aqui uma indicação daquilo que nos pode esperar. A grande questão vai mesmo ser perceber qual o meio-campo de Portugal. Com William Carvalho e João Moutinho lesionados e a opção por Danilo Pereira, Adrien Silva e João Mário não ter dado os resultados esperados em termos de construção de jogo, haverá que esperar para ver o que fará Fernando Santos. Sendo que, tentar aproveitar a dinâmica dos dois médios do Sporting para testar um 4-4-2 ainda não está no caderno de projetos do treinador português…

Onze Provável: Rui Patrício – Vieirinha, Ricardo Carvalho, Pepe, Eliseu – Danilo Pereira, Adrien Silva, João Mário – Nani, Éder, Cristiano Ronaldo.

Sempre que os confrontos entre as duas seleções se disputaram em solo albanês, Portugal venceu. Uma tradição que a equipa lusa tentará manter.

Portugal 0-1 Albânia Euro 2016 (Q)
Albânia 1-2 Portugal WC2010 UEFA
Portugal 0-0 Albânia WC2010 UEFA
Portugal 5-3 Albânia Jogos Amigáveis 2003

Jogo difícil e muito equilibrado, entre duas equipas que não vêem mal maior em terminar com um empate. Cristiano Ronaldo terá a capacidade de fazer pender o jogo para o lado português, mas será, provavelmente, o único a remar contra a maré do ponto útil.

Prognóstico Odd Casa Sucesso
Menos de 1.5 Golos 2.70 Dhoze
albania
Albânia
  • País: Albânia
  • Estádio: Elbasan Arena
  • Cidade: Tirana
  • Fundação: 1930

Ver ficha completa

portugal
Portugal
  • País: Portugal
  • Estádio:
  • Cidade: Lisboa
  • Fundação: 1914

Ver ficha completa

Luís Cristóvão
Luís Cristóvão
  • Próg. realizados 2788
  • Média Odds usadas 2.16
  • Próg. certos 1314
  • Próg. errados 1433
comments powered by Disqus

Últimos jogos