Menu
Eredivisie 2ª Jornada

Ajax – Willem II (Eredivisie)

Após quatro temporadas de domínio, o Ajax viu a sua hegemonia interrompida pelo PSV Eindhoven, que conquistou o título holandês na última temporada. Agora, os homens de Frank de Boer ambicionam voltar a ocupar o trono do futebol daquele país. A participação na presente edição da Eredivisie começou bem, com uma vitória esclarecedora por 0-3 e logo no terreno do AZ Alkmaar. Segue-se a receção ao Willem II, equipa que na primeira jornada travou o Vitesse.

O PSV Eindhoven foi capaz de quebrar com a hegemonia que vigorava no futebol holandês ao descentralizar um título que há quatro épocas não abandonava Amesterdão. O Ajax, ao ver o poder ser-lhe retirado, procura reconquistá-lo na nova época. Crónico candidato ao título, o histórico holandês tentará evitar que o título lhe fuja novamente. Para o efeito, mantém a base da última temporada e  chegaram alguns reforços com selo de qualidade. Frank de Boer, com a sua típica expressão de “poucos amigos”, é o homem que continua no comando técnico da equipa. Com 33 troféus de campeão nacional no seu recheado palmarés, o Ajax parte com grande favoritismo na corrida ao título.

No atual defeso, o Ajax viu três atletas partirem. Kishna rumou à Lazio, Sightórsson ao Nantes e Moisander saiu para os italianos da Sampdoria. Para o ataque, além de ter conseguido ficar com o bem cotado Arkadiusz Milik a título definitivo, garantiu o empréstimo de Yaya Sanogo, do Arsenal. Amin Younes constitui mais uma opção para as alas e Nemanja Gudelj, jogador mais caro do defeso para os “godenzonen”, chega para o meio-campo proveniente do AZ Alkmaar. Também a defesa foi devidamente reforçada com a chegada do central internacional holandês Heitinga.

eredivisieConhecido por formar bem, – e muitas vezes, inevitavelmente, exportar esses mesmos atletas – o Ajax dispõe de um conjunto jovem, repleto de bons valores nomeadamente do meio-campo para a frente. Davy Klaasen, elemento essencial na equipa do Ajax, Lucas Andersen, Sinkgraven, Fischer, El Ghazi ou Milic são apenas alguns dos talentos emergentes que despontam na Amsterdam Arena. Também no setor mais recuado poderá imperar a juventude, não sendo de descartar uma potencial aposta constante num eixo composto pelos jovens Veltman e Riedewald, algo que aconteceu na primeira jornada.

Na terceira pré-eliminatória de acesso à Liga dos Campeões, o Ajax foi surpreendido pelo Rapid de Viena. Após ter empatado a dois em Viena, uma derrota em casa permitiu que os austríacos avançassem, algo que causou naturalmente algum choque nos adeptos holandeses.

Onze provável: Cilessen – Dijks, Riedewald, Veltman, Tete – Bazoer, Gudelj, Klaasen – Sinkgraven, Ghazi, Milik.

O Willem II, 10º classificado no último exercício da Eredivisie, entrou na nova época a travar o Vitesse. Na receção à equipa de Arnhem, registou-se um empate a uma bola. Orientado desde 2011 pelo holandês Jurgen Streppel, o Willem conta curiosamente com três emprestados pelo Ajax: Ruben Ligeon, Richairo Zivkovic e Lesly de Sa. Equipa muito jovem, – característico na realidade holandesa – concorre por um lugar a meio da tabela, ambicionando realizar uma prova o mais estável possível. Na última temporada, sofreu 50 golos – número razoável na Eredivisie- e marcou em 46 ocasiões. Em termos de defeso, verificaram-se de facto várias saídas. O Willem foi obrigado a ir ao mercado e apostou exclusivamente a nível interno. Além do trio emprestado pelo Ajax, garantiu os préstimos dos guarda-redes Bertrams e Lamprou, dos laterais Joppen e Koppers e dos médios Ojo e Falkenburg. Salientar que boa partes destes reforços entrou diretamente no onze inicial, pelo menos a julgar pela formação apresentada na primeira jornada. Ondaan e Heerkens falham este encontro por lesão.

Onze provável: Lamprou – Struijk, Dries Wuytens, Peters, Koppers – Stijn Wuytens, Ojo, Falkenburg – Lesly Sa, Bruno Andrade, Zivkovic.

Na sequência de uma vitória esclarecedora em Alkmaar, tempo agora para o Ajax receber o Willem II, equipa teoricamente inferior ao AZ. De orgulho ferido pela eliminação na fase preliminar da Liga dos Campeões, o Ajax de Frank de Boer quer manter o ritmo a nível interno e embalar para o “play-off” de acesso à fase de grupos da Liga Europa onde enfrentará o FK Jablonec.

Willem II 1-1 Ajax Eredivisie 2014/15
Ajax 5-0 Willem II Eredivisie 2014/2015
Ajax 5-0 Willem II Eredivisie 2012/13
Willem II 2-4 Ajax Eredivisie 2012/13
Prognóstico Odd Casa Sucesso
Ajax: Mais de 2.5 golos 1.93 Dhoze
ajax
Ajax
  • País: Holanda
  • Estádio: Amsterdam Arena
  • Cidade: Amsterdão
  • Fundação: 1900

Ver ficha completa

Willem II logo
Willem II
  • País: Holanda
  • Estádio: Koning Willem II
  • Cidade: Tilburg
  • Fundação: 1896

Ver ficha completa

Afonso Canavilhas
  • Próg. realizados 1576
  • Média Odds usadas 1.79
  • Próg. certos 820
  • Próg. errados 680
comments powered by Disqus

Últimos jogos