Menu

Ajax – FK Jablonec (Liga Europa)

Depois do surpreendente afastamento da eliminatória das Liga dos Campeões o Ajax vai lutar por um lugar na fase de grupos da segunda divisão europeia. Não é a mesma coisa mas os homens de Frank de Boer têm que deixar para trás a desilusão e motivar-se para um embate duro. Se para os holandeses isto é um prémio de consolação para o FK Jablonec é a oportunidade de uma vida. E se foram capazes de eliminar o Copenhaga tudo passa a ser possível.

O Ajax manteve presença na fase de grupos da Liga dos Campeões de forma consecutiva nas cinco temporadas anteriores. É natural, portanto, que a eliminação na terceira pré-eliminatória da liga milionária, com a subsequente descida ao play-off da Liga Europa, tenha sido um rude golpe nas aspirações do clube holandês. Mas agora Frank de Boer tem que arranjar forma de motivar os seus pupilos, fazendo-os perceber as oportunidades que a participação nesta prova pode trazer. Afinal, cinco anos consecutivos a participar na fase regular da Liga dos Campeões nunca se traduziu em algo mais. Sim eu sei da importância financeira de lá estar mas desportivamente o Ajax nunca teve condições para passar às etapas seguintes da competição, durante este período. Talvez esta possibilidade de competir na Liga Europa se possa transformar também numa oportunidade para brilhar, competindo com outros clubes que estão mais próximos do valor e recursos do histórico emblema holandês. “Vendido” assim, e não como um prémio de consolação, a reação em campo dos jogadores pode ser muito mais positiva e eficaz.

O Ajax teve a terceira pré-eliminatória praticamente nas mãos. Uma igualdade em Viena (2-2) e dois golos marcados fora eram um excelente ponto de partida para a segunda mão, no Arena de Amesterdão. Mas o Rapid de Viena tinha outros planos e foi lesto a pô-los em prática. Ao intervalo os austríacos venciam por duas bolas a zero. A reação não se fez esperar e os holandeses lá conseguiram equilibrar o marcador. Mas mal tiveram tempo para festejar e já o Rapid marcava o terceiro, sentenciando o desfecho.

liga europaA equipa do Ajax está a passar por uma transformação, muitas caras novas – entre os dezoito e os dezanove anos – estão a ocupar vagas deixadas por jogadores com mais traquejo. É essa a filosofia do clube, e é essa a sua sustentabilidade. Que de tempos a tempos tem custos, com épocas menos conseguidas em que se efetua a transição. Por isso também a Liga Europa pode ser uma bênção disfarçada. Proporciona experiência e rotatividade a esses jovens que na próxima oportunidade já terão outros argumentos para lutar com a elite europeia.

Onze Provável: Cillessen – Tete, Veltman, Riedewald, Dijks – Gudelj, Bazoer – El-Gahzi, Klaassen, Sinkgraven – Milik.

O FK Jablonec já fez uma grande coisa ao eliminar o FC Copenhaga na eliminatória anterior. Afinal de contas a equipa dinamarquesa tem outro tipo de pergaminhos nas competições europeias e até tinha ganho o jogo da primeira mão, na República Checa (0-1). Mas na deslocação à Dinamarca os checos surpreenderam a equipa da casa. Ao chegar ao quarto de hora Tomás Wágner abriu a contagem e no início da segunda parte Ján Gregus fez o segundo. Os dinamarqueses levaram quase vinte minutos a reagir – reduziram aos setenta e dois minutos – mas o Jablonec nunca perdeu o foco. Martin Pospisil fez o terceiro a sete minutos do termo do tempo regulamentar e todos os esforços da equipa da casa caíram por terra (2-3).

O clube checo nunca chegou à fase de grupos das competições europeias e por isso este será um encontro de vital importância. O Jablonec pode fazer história. O problema é que a equipa de Jaroslav Silhavy é muito irregular, nunca se sabe o que vai a jogo num determinado dia.

Onze Provável: Hruby – Karavaev, Pernica, Benes, Novák – Hubschman – Masopust, Pospisil, Gregus, Crnkic – Wágner.

Ajax e Jablonec nunca se defrontaram antes. O histórico emblema holandês é favorito frente a um clube checo inexperiente na alta-roda europeia, que na temporada passada ficou em terceiro lugar na Liga Checa. Mas tendo batido o Copenhaga, da forma surpreendente como o fez, encheu os checos de confiança. Não há razão para se sentirem intimidados, e a recompensa seria um momento único na vida do clube e destes jogadores. Arrisco a dizer que este não será um jogo tático, de expetativa. Ambas as equipas vão tentar marcar e os golos vão aparecer.

Prognóstico Odd Casa Erro
Mais de 2.5 golos 1.77 Dhoze
ajax
Ajax
  • País: Holanda
  • Estádio: Amsterdam Arena
  • Cidade: Amsterdão
  • Fundação: 1900

Ver ficha completa

FK Jablonec
FK Jablonec
  • País: República Checa
  • Estádio:
  • Cidade: Jablonec nad Nisou
  • Fundação: 1945

Ver ficha completa

Justa Barbosa
Justa Barbosa
  • Próg. realizados 1902
  • Média Odds usadas 2.21
  • Próg. certos 801
  • Próg. errados 1075
comments powered by Disqus

Últimos jogos