Menu
Liga Europa 1ª Jornada

Ajax – Celtic (Liga Europa)

O Ajax e o Celtic medem forças na Amesterdam Arena, em Amesterdão, num jogo a valer para a 1ª jornada do Grupo A, da Liga Europa. O conjunto da casa mostrou um arranque de temporada positivo, onde não só conseguiu carimbar acesso a esta fase de grupos, como também já se encontra na liderança da tabela de classificação geral, da Eredivisie, sem ter ainda provado o sabor da derrota. Já o Celtic também se mostra bastante firme neste início de época, ocupando o 2º lugar na competição caseira, apenas 1 derrota em 7 jogos disputados.

Ajax terminou a época transacta em 2º lugar na pauta classificativa, o que lhe garantiu o acesso à 3ª Pré-Eliminatória da Liga dos Campeões, onde acabou por ser derrotado por 5-4, no agregado das duas mãos, pelo Rapid Wien. Este desaire resultou na despromoção para a Liga Europa, onde se viu obrigado a disputar o play-off de acesso à fase de grupos, tendo conseguido levar a melhor por 1-0 sobre o FK Jablonec, resultado das duas mãos. Agora, agrupado no Grupo A, juntamente com o Molde, Fenerbahce e este seu oponente em jogo, esta turma orientada por Frank de Boer tentará entrar nesta Liga Europa com o pé direito, procurando a vitória já neste primeiro e, se possível, ir mais longe que os oitavos de final da época transacta, onde acabaram por ser eliminados pelo Dnipro. De realçar que o Ajax, no seu palmarés, conta com 1 título de campeão da Liga Europa, e 4 títulos de campeão na Liga dos Campeões. Quanto à Eredivisie, competição caseira, os Filhos dos Deuses encontram-se em 1º lugar com 13 pontos, fruto de 4 vitórias e 1 empate, com parciais de 14 golos marcados e 2 golos sofridos. A confiança do Ajax encontra-se em altas com estes bons resultados, o que os deixa a moral dos jogadores alta, tendo todos os factores necessários do seu lado, para proporcionar um bom jogo.

Nos seus últimos 5 jogos oficiais, os Filhos dos Deuses apresentam um histórico de 3 vitórias e 2 empates. Esta sequência de resultados iniciou-se com uma vitória por 1-0 na recepção ao FK Jablonec, em jogo a contar para a Liga Europa. Seguiu-se uma vitória por 0-2 em terreno do NEC, um empate por 0-0 em terreno do FK Jablonec, uma vitória por 4-0 na recepção ao ADO Den Haag, e na última jornada, um empate por 2-2 em terreno do Twente. Para este jogo, Riechedly Bazoer é a única baixa, por se encontrar castigado, enquanto que Mitchell Dijks, que falhou o último encontro, já se encontra novamente recuperado.

Onze Provável: Cillessen – Tete, Veltman, Riedewald e Dijks – Klaassen e Gudelj – Ghazi, Schone e Sinkgraven – Milik.

liga europaCeltic, por sua vez, sagrou-se tetracampeão na última temporada, o que lhe garantiu acesso à 2ª Pré-Eliminatória da Liga dos Campeões, onde começou por tirar o Stjarnan ao vencer por 6-1, resultado das duas mãos, seguindo então para a 3ª Pré-Eliminatória, onde empatou por 2-2 contra o Kilmarnock, no agregado das duas mãos, conseguindo acesso ao play-off, tendo marcado os dois golos fora. Já neste play-off, The Hoops enfrentaram o Malmo, onde acabaram por ser derrotados por 4-3, o que os fez cair na fase de grupos da Liga Europa. Sob os comandos de Ronny Deila, este conjunto espera conseguir melhores resultados que na temporada transacta, onde não conseguiram ir além dos dezasseis-avos de final, tendo sido derrotados pelo Inter de Milão. Quanto ao principal escalão de futebol escocês, The Hoops somaram, na última jornada, a sua primeira derrota esta temporada, perdendo assim a liderança da tabela de classificação geral, onde se encontram em 2º lugar com 16 pontos, fruto de 5 vitórias, 1 empate e 1 derrota, com parciais de 17 golos marcados e 8 golos sofridos. Este conjunto aos comandos de Ronny Deila parte com menos confiança para este encontro, no entanto, têm mostrado um bom desempenho nas competições que faz parte, mostrando já ser um conjunto organizado e com muita garra.

Nos seus últimos 5 jogos oficiais, The Hoops apresentam um histórico de 3 vitórias e 2 derrotas. Esta sequência de resultados iniciou-se com uma vitória por 3-2 na recepção ao Malmo, em jogo a contar para a Liga dos Campeões. Seguiu-se uma vitória por 1-3 em terreno do Dundee United, uma derrota por 2-0 em terreno do Malmo, em jogo a contar para a Liga dos Campeões, e na última jornada, uma vitória por 2-1 na recepção ao Aberdeen. Apesar da derrota da última jornada, o técnico Ronny Deila não deverá fazer nenhuma alteração no XI inicial, podendo também contar com 100% do seu plantel disponível.

Onze Provável: Gordon – Izaguirre, Blackett, Boyata e Janko – Brown e Bitton – Mackay-Steven, Johansen e Rogic – Griffiths.

Em toda a história, estes emblemas encontraram-se 8 vezes, destacando-se o Celtic, que levou a melhor em 4 embates, enquanto que o Ajax venceu 3. O restante jogo, terminou em empate.

Ajax
1-0
Celtic
LC 2013/2014
Celtic
2-1
Ajax
LC 2013/2014
Celtic
0-1
Ajax
L. dos Campeões [Qual] 2001/02
Ajax
1-3
Celtic
L. dos Campeões [Qual] 2001/02
Ajax
1-2
Celtic
TC 1982/83
Celtic
2-2
Ajax
TC 1982/83
Celtic
1-0
Ajax
TC 1970/71
Ajax
3-0
Celtic
TC 1970/71

O Ajax é favorito a sair vencedor deste encontro, onde para além de jogar em casa, apresenta um bom momento interno e tem conseguido desempenhar bons jogos, mostrando-se organizado e com um sector defensivo muito forte. Apesar de o Celtic também se encontrar em boa forma, estes deverão enfrentar algumas dificuldades tanto em transpor a barreira defensiva, como em aguentar o grande poder ofensivo dos Filhos dos Deuses.

Prognóstico Odd Casa Erro
Vitória do Ajax 1.80 Dhoze
ajax
Ajax
  • País: Holanda
  • Estádio: Amsterdam Arena
  • Cidade: Amsterdão
  • Fundação: 1900

Ver ficha completa

celtic
Celtic
  • País: Escócia
  • Estádio: Celtic Park
  • Cidade: Glasgow
  • Fundação: 1888

Ver ficha completa

Fabio Mota
Fabio Mota
  • Próg. realizados 1985
  • Média Odds usadas 1.82
  • Próg. certos 1029
  • Próg. errados 850
comments powered by Disqus

Últimos jogos