Menu
  • 27 julho
  • 18:00
  • Betclic

A Betclic oferece-te um bónus de25€ grátis para este jogo!

AIK – SC Braga (Liga Europa)

O SC Braga entra nas pré-eliminatórias europeias com uma deslocação a Estocolmo, para enfrentar o AIK. António Salvador fez questão de lembrar que sempre que os Arsenalistas foram à Suécia acabaram derrotados. Toda a estrutura bracarense diz estar ciente das responsabilidades e disposta a lutar duro pelo objetivo de chegar à fase de grupos. Abel Ferreira convocou vinte jogadores para esta primeira mão.

O campeonato sueco está a meio e o AIK segue no segundo lugar da tabela classificativa, a nove pontos do líder Malmo, ainda que com um jogo em atraso. Do ponto de vista das competições internas, a formação de Estocolmo tem sentido dificuldades em acompanhar a pedalada do rival e desde 2009 que não se sagra campeã. Apesar de não ser propriamente um participante regular, de vez em quanto o clube consegue furar e ter sucesso relativo nas competições europeias. Há cinco temporadas participou na fase de grupos da Liga Europa pela primeira e última vez. Ficou no último lugar mas conquistou quatro pontos, todos à custa do PSV. Houve ainda presenças nas fase regulares da Liga dos Campeões e Taça das Taças, no final da década de 90.

Nesta campanha os suecos já superaram duas eliminatórias. Venceram o Ki Klaksvik (0-0, 5-0) das Ilhas Faroé e depois o Zeljeznicar (0-0, 2-0), da Bósnia Herzegovina. Sublinhe-se que nestas quatro mãos a formação orientada por Rikard Norling não concedeu qualquer golo aos adversários. Também não conseguiu abrir o marcador nas deslocações. Coisa bem diferente foi a prestação dentro de portas. Diante do seu público marcaram sete golos em duas partidas, pormenor eu não há de ter passado ao lado nos palestras de Abel Ferreira aos Guerreiros do Minho.

Onze Provável: Linner – Nyholm, Karlsson, Johansson – Sundgren, Blomberg, Olsson, Ishizaki, Thern – Goitom, Markkanen.

Liga EuropaO SC Braga parte para a Suécia para dar início à campanha europeia com o objetivo claro de superar esta eliminatória e depois o play-off, para ocupar vaga na fase de grupos. É a expetativa natural de um clube que nos últimos onze anos só por três vezes ficou de fora. E depois de estar lá dentro teve resultados muito positivos. Na última época em que o AIK chegou aos grupos da Liga Europa, 2012/23, estavam os Arsenalistas a disputar a fase regular da Liga Milionária, também pela última vez. Nas duas temporadas passadas foram aos quartos de final e à fase de grupos da segunda prova europeia. A experiência ajuda muito nestas coisas e esse património ninguém tira aos Bracarenses.

Mas o presidente António Salvador fez questão de relembrar à partida, em jeito de aviso, que o SC Braga nunca venceu nas deslocações à Suécia.

As ambições dos Arsenalistas terão que ser confirmadas no relvado. Neste momento, a maior preocupação é com o ritmo competitivo dos suecos, que estão meio da respetiva temporada e não perdem há nove jogos. O SC Braga ainda só fez uma mão-cheia de jogos de preparação, o mais recente dos quais, frente aos franceses do Angers (0-2) redundou em derrota. Os golos que ditaram o desfecham aconteceram nos últimos dez minutos do encontro, o que pode indicar alguma quebra física na parte final do jogo, compreensível nesta altura da temporada, mas uma fragilidade que pode custar caro.

Abel convocou apenas vinte jogadores para a visita a Estocolmo. Marafona, Tiago Pereira e Maura ainda recuperam de lesões. Ricardo Ferreira sentiu dores musculares e ficou em Braga, por precaução. Assis, Bakic, Sequeira e Paulinho não foram inscritos nas listas da UEFA.

Onze Provável: Mateus – Esgaio, Rosic, Raúl Silva, Jefferson – Ricardo Horta, Fransérgio, Danilo, Pedro Santos – Rui Fonte, Stojiljkovic.

O SC Braga nunca defrontou o AIK. Mas as experiências com adversários suecos – Hammarby em 2007 e Elfsborg em 2009 – não foram animadores. Perdeu três dos quatro jogos, conseguindo-se impor em Braga frente ao Hammarby por 4-0 e seguir em frente na Taça UEFA.

Prognóstico Odd Casa Sucesso
Ambas Equipas Marcam 1.85 Betclic
AIK logo
AIK
  • País: Suécia
  • Estádio:
  • Cidade: Solna
  • Fundação: 1891

Ver ficha completa

braga logo
SC Braga
  • País: Portugal
  • Estádio: Estádio Municipal de Braga
  • Cidade: Braga
  • Fundação: 1921

Ver ficha completa

Justa Barbosa
Justa Barbosa
  • Próg. realizados 1788
  • Média Odds usadas 2.22
  • Próg. certos 749
  • Próg. errados 1010
comments powered by Disqus

Últimos jogos