Menu

Académica – Vitória de Guimarães (Liga NOS)

A Académica e o Vitória de Guimarães enfrentam-se este Domingo no Estádio Cidade de Coimbra, num embate a contar para a 25ª jornada da Liga NOS. Sem conseguirem vencer à 7 jogos consecutivos, e chegando aqui com 2 derrotas nos últimos 2 jogos, o conjunto da casa encontra-se numa fase bastante negra da temporada, onde vê a relegação cada vez mais próxima. Já o Vitória de Guimarães chega aqui motivado com um empate caseiro, sem golos, na recepção ao líder do campeonato português, Sporting CP, somando assim o 4º empate consecutivo.

Académica, ocupa o 17º lugar na tabela de classificação geral com 19 pontos, furto de 4 vitórias, 7 empates e 13 derrotas, com parciais de 22 golos marcados e 42 golos sofridos. Sem conseguir vencer à 7 jogos consecutivos, e a 3 pontos de poderem voltar a respirar de tranquilidade, os Estudantes começam a ver a relegação a aproximar-se visto que faltam apenas 10 jornadas para o fim do campeonato. A última vitória foi consumada na recepção ao último classificado Tondela, neste mesmo estádio, no entanto, a motivação da conquista desses 3 pontos não foi suficiente para se manterem no bom caminho, chegando aqui com grandes dificuldades no sector ofensivo, apresentando o 4º ataque mais ineficaz do campeonato português, onde o melhor marcador do conjunto é o defesa central João Real com 3 golos apontados, espelhando assim claramente a dificuldade da Briosa em marcar golos. Mesmo contando com um calendário desimpedido, visto que foi eliminado da Taça da Liga e da Taça de Portugal logo nas primeiras eliminatórias, este conjunto aos comandos de Filipe Gouveia não tem mostrado grandes melhorias, e agora com um Vitória de Guimarães motivado pela frente, ao negar os 3 pontos ao líder do campeonato, adivinha-se uma partida complicada para este conjunto da casa, que deverá actuar de forma defensiva de forma a fazer os possíveis para não sofrer nenhum golo, apostando nos contra-ataques como forma de criar perigo.

Nos seus últimos 5 jogos oficiais, a Académica apresenta um histórico de 2 empates e 3 derrotas. Esta sequência de resultados iniciou-se com uma derrota por 3-2 em terreno do Sporting. Seguiu-se um empate por 2-2 na recepção ao Nacional da Madeira, um empate por 0-0 em terreno do Boavista, uma derrota por 0-2 na recepção ao Rio Ave, e na última jornada, uma derrota por 1-0 em terreno do Marítimo. Ricardo Nascimento está em dúvida para este encontro, ainda condicionado. Inters Gui está impedido de jogar neste encontro, visto que está emprestado pelo Vitória de Guimarães.

Onze Provável: Trigueira – Aderlan, João Real, Iago Santos e Rafa Soares – Fernando Alexandre e Leandro Silva – Hugo Seco, Plange e Ivanildo – Paciência.

Liga NOSVitória de Guimarães, por sua vez, ocupa o 7º lugar com 34 pontos, fruto de 8 vitórias, 10 empates e 6 derrotas, com parciais de 35 golos marcados e 36 golos sofridos. Sem provar o sabor da derrota à 9 jogos consecutivos, os Conquistadores parecem ter finalmente encontrado a sua melhor fora após um início de temporada bastante atribulado, chegando agora aqui com a motivação em altas ao negarem os 3 pontos ao líder do campeonato, Sporting CP. Tendo sido posto fora da Taça da Liga e da Taça de Portugal logo nas primeiras eliminatórias, este conjunto aos comandos de Sérgio Conceição foca toda a sua atenção na conquista dos lugares de acesso à Europa, estando apenas a 2 pontos do 5º lugar ocupado pelo Rio Ave, no entanto, o 6º classificado Arouca também se encontra nesta corrida pelo top-5.

Apesar de não provarem o sabor da derrota à 9 jogos consecutivos, os Conquistadores somaram apenas 3 vitórias no processo, chegando aqui com 4 empates consecutivos. Contudo, ciente das fragilidades do seu oponente, o técnico Sérgio Conceição deve privilegiar o bloco médio-alto, de forma a conseguir recuperar a bola em zonas adiantadas no terreno, e os passes curtos, trocando a bola à frente da defensiva da Académica na esperança que se crie uma brecha que lhes permita criar perigo. O melhor marcador do conjunto Vimaranense é o ponta de lança Henrique, com 9 tentos assinalados.

Nos seus últimos 5 jogos consecutivos, o Vitória de Guimarães apresenta um histórico de 1 vitória e 4 empates. Esta sequência de resultados iniciou-se com uma vitória por 3-1 na recepção à União da Madeira. Seguiu-se um empate por 1-1 em terreno do Tondela, um empate por 2-2 na recepção ao Vitória de Setúbal, um empate por 3-3 em terreno do SC Braga, e na última jornada, um empate por 0-0 na recepção ao Sporting. Alex e Pedro Correia estão de fora, ambos lesionados, ficando em Josué Sá de fora, castigado.

Onze Provável: Miguel Silva – Gaspar, João Afonso, Pedrão e Dalbert – Cafú, Bouba e Otávio – Ricardo Valente, Henrique e Licá.

Nos seus últimos 5 jogos oficiais, o Vitória de Guimarães venceu 5 embates, tendo a Académica vencido apenas 1. As restantes 2 partidas terminaram em empate.

V. Guimarães 1-1 Académica
Liga NOS 15/16
Académica 2-4 V. Guimarães
Liga NOS 14/15
V. Guimarães 4-0 Académica
Liga NOS 14/15
Académica 0-0 V. Guimarães
Liga 13/14
V. Guimarães 3-0 Académica
Liga 13/14
V. Guimarães 2-0 Académica
Liga ZON Sagres 12/13
Académica 1-2 V. Guimarães
Liga ZON Sagres 12/13
V. Guimarães 1-2 Académica
Liga ZON Sagres 11/12

É de esperar um jogo onde o Vitória de Guimarães não saia derrotado. Atendendo à sua boa forma e à qualidade colectiva dos Conquistadores, e às grandes falhas defensivas da Académica, adivinha-se que estes usufruam das melhores ocasiões de golo, podendo mesmo chegar a levar os 3 pontos até Guimarães, não perdendo terreno na corrida pelo 5º lugar.

Prognóstico Odd Casa Erro
Empate Anula: Vitória de Guimarães 1.60 Betrally
academica
Académica
  • País: Portugal
  • Estádio: Cidade de Coimbra
  • Cidade: Coimbra
  • Fundação: 1887

Ver ficha completa

guimaraes
Vitória de Guimarães
  • País: Portugal
  • Estádio: D. Afonso Henriques
  • Cidade: Guimarães
  • Fundação: 1922

Ver ficha completa

Fabio Mota
Fabio Mota
  • Próg. realizados 1985
  • Média Odds usadas 1.82
  • Próg. certos 1029
  • Próg. errados 850
comments powered by Disqus

Últimos jogos