Menu
Primeira Liga 33ª Jornada

Académica – SC Braga (Liga NOS)

A Académica parte para a penúltima jornada com a corda na garganta mas ainda há quem espere por um milagre. Mesmo que vença o Braga este sábado está dependente dos resultados de Viória de Setúbal e União. Para os Arsenalistas também há toque a reunir: a equipa tem que reagir à quebra de rendimento e resultados para assegurar o quarto lugar.

Para a Académica só há plano A: vencer os Guerreiros do Minho. A equipa de Coimbra está na penúltima posição da tabela classificativa da Liga NOS, em igualdade pontual com o Tondela, que é o lanterna-vermelha. União da Madeira e Vitória de Setúbal estão a cinco pontos de distância e a única hipótese de salvação é que um destes se dane nas duas últimas jornadas. Na prática, os Estudantes estão com a corda na garganta e só um milagre os pode livrar de caírem à II Liga. A Briosa terá que vencer as partidas que lhe restam – este sábado, em Coimbra, face ao SC Braga e no próximo fim de semana na deslocação ao terreno do Tondela – mas a verdade é que mesmo isso pode não chegar se Sadinos e madeirenses somarem pontos.

O ambiente não está fácil para os lados do Cidade de Coimbra. Nestas alturas é natural que a tristeza e o desânimo dominem, entre o grupo de trabalho e mesmo nos adeptos. Infelizmente, a suspensão de Filipe Gouveia também não vai ajudar. O treinador da Académica foi expulso na última jornada, na Madeira, por agressão a Amilton, o jogador da União. Por essa brincadeira foi-lhe instaurado um processo disciplinar que pode culminar com uma sanção que pode ir até dois meses. A ausência do banco tem efeitos imediatos o que significa que a Briosa vai a jogo nas duas próximas partidas sem o treinador na linha lateral.

Desde a receção ao Vitória de Guimarães (2-0), há praticamente dois meses, que os Estudantes estão arredados dos triunfos (2E/ 5D). Ivanildo e Hugo Seco, lesionados, assim como Rafael Lopes e Ricardo Nascimento, castigados, não entram nas contas deste jogo decisivo.

Onze Provável: Trigueira – Aderlan Santos, João Real, Iago Santos, Rafa Soares – Fernando Alexandre, Leandro Silva – Nii Plange, Pedro Nuno, Rabiola – Paciência.

Liga NOSQuem diria que o SC Braga ia chegar a esta altura do campeonato pressionado para não perder o quarto lugar? Durante boa parte da temporada esse objetivo mínimo parecia garantido, houve até alturas em que alcançar o terceiro lugar esteve em cima da mesa. A verdade é que não fosse a margem muito confortável assegurada até aos oitavos de final da Liga Europa e os Arsenalistas podiam já ter sido destronados. À entrada para a penúltima jornada os Guerreiros do Minho têm cinco pontos de vantagem para o Arouca e portanto não podem facilitar. Para encarem o derradeiro fim de semana descansados precisam de vencer em Coimbra e aguardar que os homens de Lito Vidigal cedam pontos frente ao Estoril, na segunda-feira. O último compromisso do campeonato é uma receção aos Leões de Jorge Jesus. O quarto lugar, além do estatuto de quarto grande do futebol português, encerra passagem direta à fase de grupos da Liga Europa, sem passagem pelos play-offs.

Na segunda-feira o Braga perdeu a oportunidade de se apurar para a segunda final de taça da temporada, aos ser eliminado pelos Encarnados na Luz (2-1). Resta assim a Taça de Portugal, onde defrontará o FC Porto, a 22 do presente mês.

Paulo Fonseca não pode contar com Rui Fonte, Pedro Santos, Baiano e Filipe Augusto.

Onze Provável: Marafona – Goiano, Ricardo Ferreira, Boly, Djavan – Josué, Luiz Carlos, Mauro, Rafa – Hassan, Stojiljkovic.

Braga 3-0 Académica
Liga NOS 15/16
Braga 0-0 Académica
Liga NOS 14/15
Braga 1-0
PortugalAcadémica
Taça da Liga 2014/15
Académica 1-1 Braga
Liga NOS 14/15

O Braga venceu o jogo da primeira volta, na Pedreira, com golos de Hassan e Stojiljkovic. O último triunfo da Académica nestes confrontos foi em 2013, curiosamente numa deslocação ao Minho.

Prognóstico Odd Casa Erro
Braga: mais 1.5 golos 2.00 Betrally
academica
Académica
  • País: Portugal
  • Estádio: Cidade de Coimbra
  • Cidade: Coimbra
  • Fundação: 1887

Ver ficha completa

braga logo
SC Braga
  • País: Portugal
  • Estádio: Estádio Municipal de Braga
  • Cidade: Braga
  • Fundação: 1921

Ver ficha completa

Justa Barbosa
Justa Barbosa
  • Próg. realizados 1831
  • Média Odds usadas 2.21
  • Próg. certos 767
  • Próg. errados 1035
comments powered by Disqus

Últimos jogos