Menu
Primeira Liga 23ª Jornada

Académica – Rio Ave (Liga NOS)

Os homens de Pedro Martins vão a Coimbra, este sábado, na tentativa de recuperar terreno para os lugares de acesso às competições europeias. Na jornada passado o Rio Ave cedeu um empate em casa, frente ao Paços de Ferreira, e assim falhou o objetivo de se colar ao Guimarães, no quinto posto. Mas a Académica, sob a orientação de Filipe Gouveia, não perde em casa há quatro meses e bem precisa de pontuar para escapar à despromoção.

A Académica empatou com o Boavista (0-0), na jornada passada, e Nuno Piloto diz que o resultado redobrou os níveis de confiança e moral da equipa. Pode parecer exagero para uma igualdade mas os Axadrezados são um concorrente direto nesta luta pela sobrevivência na primeira divisão. Ir roubar pontos a casa de um rival é coisa para pesar na componente psicológica do grupo. Os Estudantes estão na penúltima posição da Liga NOS, com dezanove pontos, a dois do referido Boavista, que está fora da zona de descida.

Toda a estrutura tem consciência de que o Rio Ave é um adversário complicado, uma equipa que se tem afirmado nas últimas temporadas como um valor sólido da liga portuguesa, particularmente perigosa nas descidas rápidas pelas laterais. Mas nesta fase do campeonato não há jogos nem oposição fácil. Nas próximas jornadas a Briosa vai à Madeira, medir forças como Marítimo, e recebe o Vitória de Guimarães. Cada um constituiu um desafio difícil.

Piloto, na antevisão do encontro, falou da importância de manter a cabeça fria e cumprir com o plano de jogo. Defender bem quando não têm a posse de bola e pensar bem o que fazer com ela, quando a recuperam. Uma estatística ajuda bastante à motivação dos Estudantes para este jogo: sob o comando de Filipe Gouveia a equipa não perde em casa há quatro meses. Não será obra do acaso. O treinador recebeu a boa nova de que Emídio Rafael, Rui Pedro e Hugo Seco voltam a estar às suas ordens. Ivanildo pode falhar o jogo, com uma contusão na anca. Obiora é, de momento, a baixa confirmada.

Onze Provável: Trigueira – Aderlan, João Real, Ricardo Nascimento, Rafa Soares – Fernado Alexandre, Nuno Piloto – Ivanildo, Leandro Silva, Nii Plange – Gonçalo Paciência.

Liga NOSO empate no Estádio dos Arcos, frente ao Paços de Ferreira, deixou um amargo de boca na estrutura Vila-condenses, dos jogadores aos dirigentes. O Rio Ave tinha um objetivo muito concreto para esse encontro. Vencer significava ficar colado ao Guimarães no quinto lugar da tabela. Com este resultado o clube de Vila do Conde fica no oitavo, com menos um ponto em relação a Arouca e Paços, que estão nos lugares imediatamente acima. Os lugares europeus são a meta a alcançar e ainda que continuem perfeitamente alcançáveis custa senti-los tão perto e não agarrar.

Foi um jogo desgastante, do ponto de vista emocional. A primeira parte do Rio Ave deixou a desejar e o penálti de Pedrinho deu aos visitantes a vantagem ainda antes do intervalo. No segundo tempo a exibição subiu de nível. O empate deve-se à inteligência de Tarantini, não é à toa que é um dos médios mais respeitados pelos adversários. Foi a sua leitura de jogo que descortinou a desmarcação de Kuka (1-1).

Na agenda dos Vila-condenses está uma ida ao Bessa, na próxima jornada do campeonato, e a receção ao Braga, para a segunda mão das meias-finais da Taça de Portugal. O Rio Ave precisa de reverter a desvantagem do 1-0 na Pedreira.

Onze Provável: Cássio – Lionn, Marcelo, Roderick, Edimar – Alhassan, Tarantini – Kayembe, Bresan, Ukra – Yazalde.

Rio Ave 1-0 Académica Liga NOS 15/16
Académica 0-0 Rio Ave Liga NOS 14/15
Académica 1-0 Rio Ave Taça da Liga 2014/15
Rio Ave 3-0 Académica Liga NOS 14/15

O Rio Ave venceu o encontro da primeira volta, em Vila do Conde, com um golo isolado de Bressan. Mas em Coimbra não ganha há três temporadas, mesmo com jogos da taça pelo meio.

Prognóstico Odd Casa Sucesso
Ambas as Equipas Marcam: Não 1.80 Betrally
academica
Académica
  • País: Portugal
  • Estádio: Cidade de Coimbra
  • Cidade: Coimbra
  • Fundação: 1887

Ver ficha completa

rioave
Rio Ave
  • País: Portugal
  • Estádio: Estádio dos Arcos
  • Cidade: Vila do Conde
  • Fundação: 1939

Ver ficha completa

Justa Barbosa
Justa Barbosa
  • Próg. realizados 1929
  • Média Odds usadas 2.21
  • Próg. certos 809
  • Próg. errados 1095
comments powered by Disqus

Últimos jogos