Menu
Primeira Liga 31ª Jornada

Académica – FC Porto (Liga NOS)

A Académica e o FC Porto colocam-se frente a frente este sábado no Estádio Cidade de Coimbra, num embate a contar para a 31ª jornada da Liga NOS. A equipa da casa chega aqui à procura de pontos de forma a evitar a relegação, tendo conseguido dois bons desempenhos nas duas últimas jornadas, contra o Benfica, tendo empatado na última jornada em casa do Belenenses. Já o FC Porto chega aqui sem qualquer pressão, contando com 10 pontos de vantagem sobre o 4º classificado, e estando 10 pontos atrás do 2º Sporting CP, sendo já bastante improvável que deixe fugir o 3º lugar.

Académica ocupa então o 17º lugar com 24 pontos, fruto de 5 vitórias, 9 empates e 16 derrotas, com parciais de 30 golos marcados e 53 golos sofridos. Os Estudantes precisam de conseguir melhor do que apenas 1 vitória em 13 jogos consecutivos se pretendem conseguir a manutenção neste campeonato português, sendo que apesar de ter conseguido duas boas prestações nas suas duas últimas partidas, contra o Benfica e contra o Belenenses, apenas pontoou na última jornada em casa dos Azuis do Restelo, somando 1 ponto. Com apenas 2 pontos de desvantagem em relação ao 15º e 16º classificados, União da Madeira e Boavista, é mais que tempo que este conjunto aos comandos de Filipe Gouveia comece a somar pontos e a colmatar as dificuldades defensivas, apresentando a 2ª defesa mais batida do campeonato, algo onde se notam já algumas melhorias. É de esperar que os Estudantes privilegiem a organização defensiva de forma a fechar diminuir ao máximo a hipótese de quebra defensiva frente aos Dragões, e aproveitando os contra-ataques como forma de criar perigo, e se possível, fazer golo.

Nos seus últimos 5 jogos oficiais, a Académica apresenta um histórico de 2 empates e 3 derrotas. Esta sequência de resultados iniciou-se com um empate por 2-2 em terreno do Moreirense. Seguiu-se uma derrota por 0-3 na recepção ao Estoril Praia, uma derrota por 3-2 em terreno do Arouca, uma derrota por 1-2 na recepção ao Benfica, e na última jornada, um empate por 1-1 em terreno do Belenenses. Rafa Soares, Leandro Silva e Gonçalo Paciência não podem dar o seu contributo à Académica neste encontro.

Onze Provável: Trigueira – Plange, João Real, Ricardo Nascimento e Emídio Rafael – Piloto e Hugo Seco – Marinho, Pedro Nuno e Lopes – Rabiola.

Liga NOSFC Porto, por sua vez, ocupa o 3º lugar com 64 pontos, fruto de 20 vitórias, 4 empates e 6 derrotas, com parciais de 57 golos marcados e 25 golos sofridos. Desde o início de 2016 que os Dragões têm sido irregulares nos resultados que têm vindo a somar, não conseguindo manter uma serie de mais de 3 vitórias consecutivas no campeonato português, o que os fez perder vários pontos ao longo da temporada, chegando assim aqui sem a mínima hipótese de alcançar a liderança, sendo a corrida pelo título uma corrida a dois, entre o Benfica e o Sporting. Com 10 pontos de superioridade do 4º classificado SC Braga, e com 10 pontos a menos que o 2º Sporting CP, os pupilos de José Peseiro têm então apenas mais 4 jornadas por disputar até final da temporada, sendo já muitíssimo improvável a perda desta 3ª posição, podendo então disputar o resto do campeonato sem grande pressão.

Apesar de ter sido posto fora da Liga Europa nos dezasseis-avos de final, pelo Borussia Dortmund, e não conseguindo passar a fase de grupos da Taça da Liga, os Azuis e Brancos têm ainda um título ao seu alcance esta temporada, uma vez que se encontram na final da Taça de Portugal, tendo de enfrentar o SC Braga no dia 22 de Maio. Depois de ter goleado o Nacional da Madeira por 4-0 na última jornada, os pupilos de José Peseiro chegam aqui com o intuito de brindarem os adeptos com mais uma boa exibição, sendo notável que estes têm praticado um futebol mais ofensivo desde a chegada deste técnico português, no entanto, estes sofrem também mais golos, tendo sofrido pelo menos 1 golo em 11 dos seus últimos 13 jogos.

Nos seus últimos 5 jogos oficiais, o FC Porto apresenta um histórico de 3 vitórias e 2 derrotas. Esta sequência de resultados iniciou-se com uma vitória por 3-2 na recepção à União da Madeira. Seguiu-se uma vitória por 0-1 em terreno do Vitória de Setúbal, uma derrota por 0-1 na recepção ao Tondela, uma derrota por 1-0 em terreno do Paços de Ferreira, e na última jornada, uma vitória por 4-0 na recepção ao Nacional da Madeira. Layún, Evandro, Marcano, e Bueno são baixas confirmadas, todos lesionados. André André está novamente de volta aos convocados.

Onze Provável: Casillas – Pereira, Danilo Pereira, Martins Indi e Ángel – Rúben Neves, Sérgio Oliveira e Herrera – Corona, Aboubakar e Brahimi.

Nos seus últimos 8 confrontos directos, o FC Porto venceu 7 embates, tendo a Académica vencido o restante.

FC Porto 3-1 Académica
Liga NOS 15/16
FC Porto 1-0 Académica
Liga NOS 14/15
FC Porto
4-1
Académica
Taça da Liga 14/15
Académica 0-3 FC Porto
Liga NOS 14/15
FC Porto 3-1 Académica
Liga 13/14
Académica 1-0 FC Porto
Liga 13/14
Académica 0-3 FC Porto
Liga ZON Sagres 12/13
FC Porto 2-1 Académica
Liga ZON Sagres 12/13

Este é um jogo onde o FC Porto chega sem pressão e a Académica precisa desesperadamente de pontuar, sendo de prever um encontro muito aberto e com várias ocasiões de golo para os dois lados.  Os Dragões têm sofrido muitos golos graças à pratica de futebol ofensivo que tem adoptado, no entanto, graças a isso consegue criar várias ocasiões de golo. Antevê-se um jogo intenso e com transições rápidas, com uma equipa a jogar para agradar aos adeptos, e a outra a jogar para tentar salvar-se.

Prognóstico Odd Casa Sucesso
FC Porto: Mais de 1.5 Golos 1.54 Betrally
academica
Académica
  • País: Portugal
  • Estádio: Cidade de Coimbra
  • Cidade: Coimbra
  • Fundação: 1887

Ver ficha completa

FC Porto
FC Porto
  • País: Portugal
  • Estádio: Estádio do Dragão
  • Cidade: Porto
  • Fundação: 1893

Ver ficha completa

Fabio Mota
Fabio Mota
  • Próg. realizados 1842
  • Média Odds usadas 1.83
  • Próg. certos 963
  • Próg. errados 782
comments powered by Disqus

Últimos jogos