Menu
Primeira Liga 29ª Jornada

Académica – Benfica (Liga NOS)

Os Benfiquistas visitam este sábado o terreno do penúltimo classificado da Liga NOS. Rui Vitória vai ter que encontrar o ponto de equilíbrio entre poupar alguns jogadores para a segunda mão com o Bayern, que ainda está em aberto, e não enfraquecer em demasia o onze, para não ser surpreendido pela Académica. A Briosa precisa com urgência de pontos para tentar escapar à descida e os jogos em casa são os mais propícios a isso. Exceto quando se enfrenta o Benfica, talvez.

A Académica está no penúltimo lugar da tabela classificativa, com vinte e três pontos. Está a dois do Boavista e a três do União da Madeira, ao que tudo indica os concorrentes diretos a uma das vagas que encaminha para a segunda liga. O momento é difícil e todos na estrutura estão bem conscientes disso. À partida, os jogos no Cidade de Coimbra deviam ser os mais propícios para a equipa de Filipe Gouveia somar pontos que permitam escapar à zona de despromoção. Mas chegados a esta fase do campeonato o calendário não ajuda, nesse departamento. Este fim de semana recebe o líder da classificação e na próxima jornada caseira recebe o FC Porto. As probabilidades a favor dos Estudantes reduzem logo drasticamente.

A Académica vem de duas derrotas consecutivas, primeiro em casa com o Estoril Praia (0-3) e na última jornada na deslocação a Arouca (3-2). Até foram os visitantes a adiantar-se primeiro no marcador, com um golo de Pedro Nuno aos onze minutos, mas ao sair para o intervalo já o terreno de jogo estava claramente inclinado a favor dos homens de Lito Vidigal (3-1). Gonçalo Paciência, mais ou menos a meia-hora do fim reduziu a distância mas foi o máximo que os Estudantes conseguiram na partida. É importante sublinhar que a Briosa sofreu seis golos nestes dois jogos, o que é significativo.

Filipe Gouveia diz que a sua equipa não tem alternativa senão jogar o jogo pelo jogo, mesmo que o adversário seja o Benfica que ainda há uma semana goleou o Braga, um conjunto que está nos quartos de final da Liga Europa. Fora dos planos do treinador estão Emídio Rafael, Ofori, Obiora e Fernando Alexandre, por lesão, assim como Leandro Silva e Gonçalo Paciência, estes por castigo.

Onze Provável: Trigueira – Aderlan, Iago Santos, João Real, Rafa Soares – Nuno Piloto, Leandro Silva – Marinho, Rui Pedro, Ni Plange – Rafael Lopes.

Liga NOSO Benfica foi à Allianz Arena, na terça-feira, conseguir o resultado mais inesperado da ronda dos quartos de final da Liga dos Campeões. Quando quase todos esperavam que o Bayern de Munique, a jogar o primeiro encontro em casa, ganhasse um adianto na eliminatória ou que pudesse mesmo quase fechar o desfecho da mesma, foram os Encarnados a sair da Alemanha com tudo em aberto. E isto apesar do Benfica ter sofrido um tremendo balde de água fria logo ao segundo minuto da partida. O golo de Artur Vidal, na sequência de um canto, podia ter abalado a confiança das Águias e também libertar a equipa da casa para um resultado mais alargado, que era o grande receio. Mas nenhum das coisas aconteceu. O Benfica manteve-se muito compenetrado, a defender de forma sólida, e a anular todas as investidas dos homens de Guardiola. Teve que sofrer, particularmente na fase final em que os bávaros intensificaram, frustrados, as tentativas para alargar o marcador. Mas a exibição de grande entrega e caráter acabou por compensar o conjunto de Rui Vitória.

Agora o técnico encarnado tem um exercício de equilíbrio para fazer. Poupar alguns jogadores, que sinta mais desgastados e cujo contributo seja essencial para a segunda mão, na próxima quarta-feira, mas sem que isso fragilize em demasia a estrutura da equipa que for a jogo em Coimbra. É que a eliminatória da Liga dos Campeões está em aberto e o Bayern virá com tudo jogar à Luz. Mas a vantagem para o rival da Segunda Circular é de apenas dois pontos e arriscar perder a liderança é um passo que pode não ter retorno.

Onze Provável: Ederson Moraes – Nélson Semedo, Lindelof, Jardel, Eliseu – Carcela, Fejsa, Renato Sanches, Salvio – Jonas, Jiménez.

Benfica 3-0 Académica
Liga NOS 15/16
Benfica 5-1 Académica
Liga NOS 14/15
Académica 0-2 Benfica
Liga NOS 14/15

O Benfica venceu os últimos oito confrontos com a Académica, em todas as competições.

Prognóstico Odd Casa Sucesso
Mais de 2.5 golos 1.80 Betrally
academica
Académica
  • País: Portugal
  • Estádio: Cidade de Coimbra
  • Cidade: Coimbra
  • Fundação: 1887

Ver ficha completa

benfica
Benfica
  • País: Portugal
  • Estádio: Estádio da Luz
  • Cidade: Lisboa
  • Fundação: 1904

Ver ficha completa

Justa Barbosa
Justa Barbosa
  • Próg. realizados 1783
  • Média Odds usadas 2.22
  • Próg. certos 748
  • Próg. errados 1009
comments powered by Disqus

Últimos jogos