Menu

Académica – Belenenses (Taça de Portugal)

Em ano de queda na Segunda Liga, a Académica tem demorado a encontrar o melhor caminho de regresso à divisão principal, ainda que esteja, agora, num bom 5º lugar. É um longuíssimo campeonato, aquilo que espera à equipa de Costinha, que nas últimas semanas perdeu Maniche, seu companheiro inseparável e treinador-adjunto da Briosa que acabou por optar por seguir outros projetos. Ainda assim, Coimbra tem sempre aquele encanto e o sorteio da Taça coloca-lhe o Belenenses no caminho. Os azuis do Restelo mudaram há pouco de treinador, mas Quim Machado já conseguiu uma vitória na Taça da Liga, no terreno do Boavista. Repetir o feito será o seu objetivo.

Se nos colocarmos a medir prioridades, não haverá um adepto da Académica a dizer que o regresso à Liga NOS não é o maior das ambições da sua equipa. Mas, como é característico dos adeptos da Briosa, a Taça de Portugal terá sempre um lugar especial nos corações das pessoas de Coimbra e defrontar o Belenenses é um daqueles jogos em que a magia faz exaltar quem vive a Académica com paixão. Já não são estes os tempos do velho Calhabé a rebentar pelas costuras, nem o facto de o jogo ter sido atirado para a noite de domingo permitirá uma bancada muito preenchida. Mas Costinha terá que saber lidar com o facto de, quem estiver presente, esperar ver uma Académica de primeira, a dar luta ao adversário e a conseguir avançar para a próxima eliminatória. A Briosa está há cinco jogos de campeonato sem perder, tendo pelo meio viajado até Gouveia para somar vitória na 2ª Eliminatória da Taça de Portugal.

 

Onze Provável: Ricardo Ribeiro – Nii Plange, João Real, Diogo Coelho, Nuno Santos – Fernando Alexandre, Kaká – Traquina, Pedro Nuno, Ernest – Tozé Marreco.

Taça de PortugalA saída de Júlio Velazquez do Belenenses ficará enevoada pela diferença de razões apresentadas de parte a parte. O técnico espanhol queixou-se de decisões tomadas pela administração sem o consultar, mas o caso que parece ter estado na origem da sua saída, com Fábio Sturgeon, acabou por não dar em nada, visto que o jogador já esteve disponível para Quim Machado no jogo da Taça da Liga. A verdade é que Velazquez já está a trabalhar em Alcorcón, na segunda divisão espanhola, e que Quim Machado já confirmou a presença do clube na fase de grupos da Taça da Liga, ao vencer no Bessa. Convém ao técnico português ter este tempo de adaptação e conhecimento dos seus jogadores, tendo dois jogos de Taça antes da estreia oficial no campeonato, mas reconhece-se que a equipa também quer fazer figura numa das provas. O sorteio leva-o até a um terreno complicado, de uma equipa que, em muitos aspetos, pouco difere de um conjunto da Liga NOS, pelo que não haverá nada o que estranhar para os azuis. Yebda, Miguel Rosa e Vítor Gomes, lesionados, são ausências certas nas escolhas para o encontro.

Onze Provável: Ventura – João Diogo, Dinis Almeida, Gonçalo Brandão, Florent Hanin – João Palhinha, André Sousa – Fábio Sturgeon, Luís Silva, Gerso – Andric.

O ano passado, em jogo da Liga NOS, houve muitos golos em Coimbra, entre Académica e Belenenses, com o conjunto da casa a vencer por 4-3. Em dia de festa da Taça de Portugal, seria bom juntar-lhe tal espetáculo.

O Belenenses entra como favorito a vencer, num jogo que não terá muitas diferenças em relação a um jogo de campeonato, a não ser que, neste caso, é a eliminar.

Prognóstico Odd Casa Erro
Ambas Equipas Marcam 1.95 Betrally
academica
Académica
  • País: Portugal
  • Estádio: Cidade de Coimbra
  • Cidade: Coimbra
  • Fundação: 1887

Ver ficha completa

belenenses
Belenenses
  • País: Portugal
  • Estádio: Estádio do Restelo
  • Cidade: Lisboa
  • Fundação: 1919

Ver ficha completa

Luís Cristóvão
Luís Cristóvão
  • Próg. realizados 3057
  • Média Odds usadas 2.13
  • Próg. certos 1438
  • Próg. errados 1582
comments powered by Disqus

Últimos jogos

O jogo a dinheiro real só é permitido a pessoas com mais de 18 anos de idade. Seja responsável e jogue com moderação. Neste site promovemos o jogo como uma actividade de entretenimento. É extremamente importante que jogue de uma forma responsável. Saiba mais na página jogo responsável.