Menu
Primeira Liga 13ª Jornada

Académica – Belenenses (Liga NOS)

Seis pontos separam Académica e Belenenses na pauta classificativa, equipas que se defrontam no encerramento da 13ª jornada da Liga NOS. Filipe Gouveia, treinador que sucedeu a José Viterbo no comando da “Briosa”, não tem conseguido fazer com que os “estudantes” se afastem dos últimos postos da pauta classificativa. A formação conimbricense está na penúltima posição do campeonato com apenas sete pontos ao cabo de 12 jornadas. Soma mais dois que o “lanterna vermelha” Tondela e está com três de desvantagem para União da Madeira e Boavista, emblemas que no entanto já foram a jogo na presente jornada. O Belenenses, cuja aventura europeia terminou na última quinta-feira, é 13º classificado.

Embora não vença há cinco jogos para o campeonato, a Académica só perdeu por uma vez no ciclo descrito. Aconteceu na última jornada, aquando da deslocação ao Estádio da Luz (3-0). Até final, esta formação com grande peso histórico no futebol português terá que sofrer bastante para assegurar a manutenção. Veremos até que ponto é que o mercado de Inverno poderá trazer algum auxílio para a “Briosa”.

Na atual campanha da Liga NOS, a Académica só venceu por uma vez. Aconteceu à 7ª jornada, na receção ao Marítimo (1-0). Na Taça de Portugal, já galgou duas eliminatórias. Além de ter eliminado primeiramente a Sanjoanense (1-5), foi ao terreno do Trofense vencer nas grandes penalidades. Como tal, tem compromisso com o Boavista agendado para a próxima quinta-feira, no Estádio do Bessa. Não se perspetivam alterações na equipa tendo em vista esse encontro da “prova rainha”.

Filipe Gouveia poderá contar com os serviços dos médios Nuno Piloto e Fernando Alexandre, que debelaram lesões recentemente. Marinho, que cumpriu castigo na receção ao Benfica, também está de volta. Obiora é a principal ausência da convocatória.

Onze Provável: Pedro Trigueira, Aderlan, Iago, Ricardo Nascimento, Ofori, Fernando Alexandre, Nuno Piloto, Leandro, Plange, Ivanildo, Gonçalo Paciência

Liga NOSA derrota consentida na última quinta-feira, no Artemio Francchi, pôs termo à aventura europeia do Belenenses. Embora tenham terminado a participação na Liga Europa no último posto do respetivo grupo, nada apaga o bom percurso rubricado pelos comandados de Ricardo Sá Pinto, que apresentaram argumentos suficientes para ombrear com adversários teoricamente superiores.

Agora, todas as atenções se centram nas competições domésticas. Sá Pinto terá mais facilidade em gerir o esforço da equipa, que precisa urgentemente de melhorar o rendimento a nível interno. Para a deslocação a Florença, o técnico optou por deixar Dálcio, Betinho, Tonel e Traquina fora da convocatória.

Apesar de já ter medido forças com os “três grandes” nestes primeiros 12 jogos, os 13 pontos que o Belenenses soma não estão de acordo com as ambições que a equipa acarreta. Considerando jogos de todas as competições, o Belenenses não vence há cinco partidas, tendência que procura inverter nesta deslocação a Coimbra. Para a Liga NOS, os “azuis do Restelo” ainda não conseguiram triunfar fora de portas. Nas últimas duas viagens realizadas, nem sequer chegaram ao golo: 4-0 em Braga; 1-0 na curta deslocação até Alvalade.

Três meses depois, Miguel Rosa poderá voltar a integrar o lote de convocados para esta partida. A falta de ritmo competitivo deverá afastar o atleta do onze inicial.

Onze Provável: Ventura, Geraldes, Tonel, Gonçalo Brandão, Fernando Ferreira, Rúben Pinto, Ricardo Dias, Carlos Martins, Sturgeon, Kuca, Luís Leal

Duelo equilibrado em perspetiva. Na luta pela manutenção, a Académica não tem margem para perder a jogar no seu próprio reduto. O Belenenses, apesar da atual situação na pauta classificativa, luta com outro tipo de aspirações e vai a Coimbra com o intuito de vencer. Na ressaca do afastamento da Liga Europa, veremos que resposta darão os homens que carregam a cruz de Cristo em noite de regresso às provas internas.

Prognóstico Odd Casa Erro
Empate 3.00 Betrally
academica
Académica
  • País: Portugal
  • Estádio: Cidade de Coimbra
  • Cidade: Coimbra
  • Fundação: 1887

Ver ficha completa

belenenses
Belenenses
  • País: Portugal
  • Estádio: Estádio do Restelo
  • Cidade: Lisboa
  • Fundação: 1919

Ver ficha completa

Afonso Canavilhas
  • Próg. realizados 1539
  • Média Odds usadas 1.79
  • Próg. certos 794
  • Próg. errados 666
comments powered by Disqus

Últimos jogos