Nas voltas que o Mundo dá, está toda a magia do futebol.

No início da época, o campeão em título, o Futebol Clube do Porto, com um novo treinador, Paulo Fonseca, entrou a ganhar. O Sport Lisboa e Benfica, que manteve o mesmo treinador, Jorge Jesus, depois do final de época horrível em que perdeu todas as finais, entrou a perder com o Marítimo, na Madeira. O Sporting Clube de Portugal, também com um novo treinador, Leonardo Jardim, e uma equipa muito nova, entrou a ganhar e, mais que isso, entrou a golear.

E como estão agora as equipas? Bom, contra todas as expectativas, o Benfica terminou a primeira volta em primeiro lugar com mais 2 pontos que o Sporting que, contra todas as expectativas, está 1 ponto à frente do Porto que, também contra todas as expectativas, está em terceiro lugar com menos 3 pontos que o Benfica. Tudo contra as expectativas? Vejamos:

Sport Lisboa e Benfica:

  • Terminou a primeira volta em 1º lugar depois de um início de época em que entrou a perder.
  • Depois do terrível final da época passada, em que podendo ganhar tudo, perdeu tudo, o Benfica entrou com o pé esquerdo no campeonato, perdendo o primeiro jogo, na Madeira, contra o Marítimo, por 2 a 1.
  • Depois da derrota na Madeira, o Benfica não voltou a perder.
  • Cedeu 3 empates, 1 a 1 com o Sporting em Alvalade e 1 a 1 com o Belenenses e 2 a 2 com o Arouca, ambos na Luz.
  • Teve menos 1 vitória que na época passada.
  • Esteve 5 pontos atrás do Porto.
  • Terminou a primeira volta com 3 pontos de vantagem sobre o Porto.
  • Terminou a primeira volta com 2 pontos de vantagem sobre o Sporting.
  • Embora em 1º lugar isolado no final da primeira volta, com 36 pontos, o Benfica tem menos pontos que tinha na época passada, 39 pontos.
  • O Benfica terminou a primeira volta com o 2º Melhor Ataque, a par do Porto, com 29 golos marcados, menos 4 que o Sporting e com menos 10 golos em comparação à época transacta, onde tinha 39 golos marcados.
  • Terminou a primeira volta com mais 1 golo sofrido que na época passada.

Sporting Clube de Portugal:

  • Terminou a primeira volta em 2º lugar, depois de ter entrado, no início de época, a golear.
  • Depois de ter terminada a época passada em 7º lugar a 36 pontos do campeão Porto, o Sporting iniciou esta época com novo treinador e a fazer 2 goleadas, por 5 a 1 ao Arouca em casa e 4 a 0 à Académica, fora.
  • À terceira jornada empatou 1 a 1 com o Benfica em Alvalade. Empatou ainda em Alvalade 1 a 1 com o Rio Ave e 0 a 0 com o Nacional e ainda foi empatar 0 a 0 ao Estoril.
  • Só perdeu por uma vez, no Dragão, com o Porto, por 3 a 1.
  • Terminou a primeira volta em 2º lugar com 34 pontos, mais 16 pontos que na época passada, onde ficou em 8º lugar com 18 pontos.
  • Terminou a primeira volta a 2 pontos do Benfica.
  • Terminou a primeira volta com mais 1 ponto que o Porto.
  • O Sporting terminou a primeira volta com o Melhor Ataque da Liga, com 33 golos marcados, quando na época passada só tinha marcado 14 golos.
  • O Sporting também terminou a primeira volta com a Melhor Defesa da Liga, com 9 golos sofridos, quando na época passada tinha 16 golos sofridos.

Futebol Clube do Porto:

  • Terminou a primeira volta em 3º lugar depois de ter sido campeão na época passada.
  • Depois de ter ganho o Campeonato na época passada, o Porto mudou de treinador, e chegou a estar em 1º lugar no Campeonato com 5 pontos de vantagem sobre o Benfica.
  • Nesta primeira volta, o Porto já teve 2 derrotas, por 1 a 0 com a Académica e por 2 a 0 com o Benfica, ambas fora, mais do que nas 3 últimas épocas completas.
  • Cedeu 3 empates, por 2 a 2 com o Estoril e 1 a 1 com o Belenenses, ambos fora e com o Nacional, por 1 a 1, em casa.
  • Teve 2 jogos sem marcar golos, o mesmo número que em toda a época passada.
  • Terminou a primeira volta com 33 pontos, menos 6 que na época passada, em que ia em 1º lugar com o Benfica.
  • O Porto terminou a primeira volta com 29 golos marcados, o segundo Melhor Ataque do Campeonato, a par do Benfica, mas com menos 6 golos que na época passada.
  • O Porto sofreu ainda, 11, mais 3 que na época passada, e era a segunda Melhor Defesa atrás do Sporting.
  • Na época passada, o Porto sofreu, em todo o Campeonato, 14 golos.

Análise

O Benfica terminou a primeira parte do Campeonato em 1º lugar, o que lhe confere o título de campeão de Inverno. Mas a grande sensação da prova é o Sporting, 2º classificado que, comparativamente com a época passada, está, francamente, melhor. E, a grande desilusão desta primeira volta é o campeão em título, o Porto, que está em 3º lugar.

Benfica's Spanish forward Rodrigo Machado (R) celebrates after scoring the opening goal during the Portuguese football match SL Benfica vs FC Porto at Luz stadium in Lisbon on January 12, 2014. AFP PHOTO / FRANCISCO LEONG

Benfica’s Spanish forward Rodrigo Machado (R) celebrates after scoring the opening goal during the Portuguese football match SL Benfica vs FC Porto at Luz stadium in Lisbon on January 12, 2014. AFP PHOTO / FRANCISCO LEONG

O Sport Lisboa e Benfica veio de um final de época bastante mau. Com tudo o que tinha para ganhar, ganhou nada. Mais grave ainda, foi a forma como acabou por perder tudo o que podia ter conquistado. Antes do início desta época, muito se falou na substituição do treinador, Jorge Jesus, que acabou por ficar. Mas o início de campeonato não foi nada feliz para a equipa da Luz, ao começar a Primeira Liga com uma derrota na Madeira, em casa do Marítimo. E quando muitos já achavam que esta época seria a continuação da época transacta, até porque o Benfica chegou a estar a 5 pontos de distância do Porto, que estava em 1º lugar, eis que as coisas se invertem, e o Benfica aproveita os consecutivos desaires da equipa nortenha para subir ao 1º lugar e distanciar-se do Porto que terminou a primeira volta em 3º lugar, com menos 3 pontos que o Benfica. A acrescentar a isto o facto de o Benfica perder para a segunda volta do campeonato o jogador mais influente do seu meio-campo, o sérvio Nemanja Matić. Por outro lado, é de salientar uma das grandes esperanças deste campeonato que se tem tornado uma peça fundamental nos resultados que o Benfica tem vindo a conquistar, o também sérvio Lazar Marcović.

SportingO Sporting Clube de Portugal é a grande surpresa desta primeira volta. Depois de uma horrível época passada, onde terminou em 7º lugar, o Sporting mudou de Presidente, de treinador, e alterou por completo a estrutura da equipa, apostando na construção de uma equipa muito jovem para dar frutos a médio prazo. Mas a verdade é que esta equipa já começou a dar frutos, logo desde o início com 2 goleadas a abrir o campeonato. Claro que depois, houve um refrear dos ânimos com o empate cedido em casa perante o Benfica, mas que não foi desmotivador, levando a que o Sporting conseguisse chegar ao final da primeira volta em 2º lugar, somente com 2 pontos de desvantagem do líder Benfica. Para isso muito contribuiu o colombiano Fredy Montero, o goleador de serviço, e outra das grandes surpresas desta liga, William Carvalho, mais outro diamante das escolas do Sporting. Neste momento a grande questão que se coloca a este Sporting é saber se vai conseguir manter este ritmo, até porque o treinador, Leonardo Jardim, avisou logo que o objectivo para esta época não era o Campeonato.

PortoO Futebol Clube do Porto é a grande desilusão desta primeira volta do Campeonato. Depois de 2 Campeonatos ganhos com o técnico Vítor Pereira, o último dos quais de forma bastante dramática, esperava-se que a mudança de treinador não viesse fazer mossa, até porque o Porto é conhecido por ser uma máquina bem oleada que funciona da mesma forma, independentemente do treinador, e a época feita por Paulo Fonseca no Paços de Ferreira tinha deixado boas indicações. E assim foi de início. O Porto começou por se destacar na tabela, chegando a deixar o Benfica a 5 pontos de distância. Mas a verdade é que o futebol portista nunca entusiasmou. E Paulo Fonseca tem demorado a acertar com um onze. E o problema foi quando começou a descobrir-se que o plantel era curto e não correspondia às necessidades. Muitos foram os erros de casting e, mesmo os que na época passada faziam a diferença, nesta primeira volta parecem ter desaprendido tudo o que sabiam. Um desses casos é o Jackson Martinez. O caso agravou-se tanto que Paulo Fonseca mostra o seu nervosismo e, de repente, percebe-se que não estava preparado para comandar uma equipa com as obrigações do Porto.

E agora o que se segue? Para já, o Benfica vai bem encaminhado, na liderança do Campeonato. O Sporting também vai em boa velocidade, faltando saber se uma equipa tão jovem aguenta o ritmo de uma época inteira. O Porto precisa de acalmar e perceber que ainda há uma volta inteira para poder dar a volta aos resultados.

No fim cá estaremos para ver como é que tudo terminou.