Nesta quinta-feira à noite, dois colossos do futebol internacional irão colocar-se frente a frente em Marselha, no Stade Vélodrome, onde se discutirá quem carimba o passe até à final deste Campeonato da Europa. Para este jogo, foram escolhidas 3 batalhas individuais que poderão ser decisivas para o desfecho desta meia-final.

Oliver Giroud v Manuel Neuer

Conseguirá o francês voltar a bater a muralha Manuel Neuer?

Conseguirá o francês voltar a bater a muralha Manuel Neuer?

Conhecendo a personalidade de Manuel Neuer, ele não se deverá importar que Giroud já lhe tenha apontado 3 golos durante a temporada 2015/16, 2 ao serviço do Arsenal na Liga dos Campeões, e 1 num encontro amigável das respectivas selecções. O guarda-redes do Bayern de Munique foi apenas batida numa ocasião desde o início do Campeonato da Europa, e foi através da marcação de uma grande penalidade, contra a Itália, o que lhe deve dar ainda mais confiança – não que ele precise. Considerando o recente sucesso do avançado francês frente ao guarda-redes alemão, o avançado não se deverá intimidar quanto à sua estrutura ou reputação caso se apresente uma oportunidade de golo.

Giroud tornou-se o primeiro jogador a marcar contra Neuer em 3 jogos consecutivos, quando marcou o 2-0 para a França num embate amigável contra os actuais campeões do mundo, em Novembro. O avançado francês chegou mesmo a pronunciar-se quanto a este facto pouco antes desta meia-final, dizendo que já lhe marcou golos no passado e espera que os seus companheiros de equipa também o consigam na quinta-feira, que ele não é uma muralha intransponível.

Paul Pogba v Bastian Schweinsteiger

Sem Schweinsteiger, quem será o escolhido para acompanhar Paul Pogba?

Sem Schweinsteiger, quem será o escolhido para acompanhar Paul Pogba?

Pogba é considerado um dos melhores médios do mundo, portanto, quem quer se coloque no seu caminho terá uma tarefa muito complicada. Bastian Schweinsteiger é a escolha número 1 de Joachim Low, caso esteja apto, contudo, o jogador do Manchester United não se encontra a 100%. Emre Can e Julian Weigl ainda não demonstraram o seu valor a este nível, e um dos dois irá ter um jogo muito difícil contra um jogador da classe de Pogba.

“Não é um número 10” foi o que disse Didier Deschamps sobre Pogba antes do Campeonato da Europa começar. O médio da Juventus tem se destacado mais desde que foi reposicionado para um lugar mais recuado no intervalo contra a República da Irlanda. Embora este seja encorajado a praticar um futebol simples, Pogba pode desequilibrar com os seus passes longos e contribuiu com o seu primeiro golo ao serviço da selecção de França contra a Islândia. Este jovem jogador da Juventus deverá estar em vantagem sobre quem quer que se ponha no seu caminho no meio campo, contudo, deverá ter sempre Ozil debaixo de olho de modo a prevenir os passes do médio alemão.

Laurent Koscielny v Thomas Muller

Thomas Muller ainda está por apontar o seu 1º golo neste Euro 2016.

Thomas Muller ainda está por apontar o seu 1º golo neste Euro 2016.

Com Mario Gomez de fora, lesionado, Thomas Muller é o único jogador que resta no plantel alemão que gosta de correr atrás da defesa adversária. Por esse motivo, e não só, Joachim Low não hesitará em lança-lo na linha da frente. Com Koscielny às vezes a ter dificuldades em lidar pressão alta, virando-se algumas vezes para a sua própria baliza à procura de soluções, esta pode resultar na oportunidade de Muller abrir a sua conta de golos neste Campeonato da Europa.

Koscielny e o resto da defesa francesa talvez preferissem que Mario Gomez estivesse apto para este jogo. O defesa central do Arsenal tem sido dominante nos duelos aéreos nestas eliminatórias e está confortável com a responsabilidade de lidar com o homem alvo. Contudo, Muller é um jogador diferente, podendo descair do centro do terreno para o corredor direito, como também procurando a bola mais no centro do terreno. O atacante do Bayern de Munique certamente que irá conseguir causar impacto em algum momento do jogo contra a França, e a capacidade posicional e de organização de Koscielny estará a ser examinada bem de perto, basta Ozil ter um pouco de espaço que aproveitará qualquer erro do defesa central.

Boas Apostas!